sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Avaliação Inicial Diagnóstica na Educação Infantil Crianças bem pequenas BNCC



Avaliação inicial diagnóstica é um momento muito importante do planejamento do professor. Ela define os próximos pontos do planejamento a serem construídos. Também é o ponto de partida para como ensinar e o que será ensinado?

O que avaliar nos campos de experiências da BNCC?

Na creche e na pré-escola as crianças vão desenvolver aprendizagens de forma progressiva, ou seja, os conhecimentos vão sendo construídos gradativamente a medida que as crianças vão avançando no processo de aprendizagem.

Alguns conhecimentos que precisamos observar de acordo com a faixa etária da criança. A criança bem pequena (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)  deve já ter construído alguns conhecimentos nas faixas etárias anteriores de acordo com a síntese de aprendizagem apresentada na BNCC. "Essa síntese deve ser compreendida como elemento balizador e indicativo de objetivos a serem explorados em todo o segmento da Educação Infantil" (BNCC) 

Podemos observar nas fichas de avaliação alguns conhecimentos que a criança 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses deveria ter desenvolvido na faixa etária anterior (Bebês (zero a 1 ano e 6 meses).

De acordo com as DCNEI, em seu Artigo 9º, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização. Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. (BNCC)


COMO DEVE SER FEITO O DIAGNÓSTICO INICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Para avaliar as habilidades e competências na educação infantil, o professor deve observar no seu planejamento as diversas formas de avaliar e fazer o diagnóstico nesta modalidade. As atividades lúdicas é uma forma natural de saber quais as habilidades foram construídas e quais ainda faltam construir pelos alunos da turma. As brincadeiras, os jogos educativos, atividades com brinquedos, dança, música e exercícios físico são excelentes ferramentas para isso.

👉IMPORTANTE
Disponibilizamos um modelo de ficha de avaliação diagnóstica envolvendo cada campo de experiências. A criança 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses devem ter desenvolvido alguns conceitos das séries anteriores para dar prosseguimento ao aprendizado de sua série atual. Essas fichas apresentam conceitos básicos para o diagnóstico da turma de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses anos. Para cada campo de experiências indicamos sugestões de atividades práticas para esse diagnóstico. As fichas apresentam o SIM ou NÃO, mas nas observações você pode colocar se o aluno alcançou parcialmente aquele objetivo e que ainda faltam algumas aprendizagens a se desenvolver.

MODELOS DE FICHAS DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA





ATIVIDADES PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 






22 comentários:

  1. Amei seu blog, muito esclarecedor. Aproveitei várias idéias para minha turma do G 3.
    Obrigada. Deus continue
    te abençoando. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!

      Excluir
  2. Como fazemos para adquirir esse material?
    É muito interessante e ajudará bastante na prática em sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. Tem um formulário desse para ed.infantil de 5 anos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho! Só pesquisar no blog! https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/2022/01/avaliacao-inicial-diagnostica-na.html

      Excluir
  4. Excelente material! Amei! Obrigada👏❤

    ResponderExcluir
  5. Tem essa ficha de avaliacao pra os alunos de 5 anos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada professora, excelente material, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada estava nervosa aqui, pois preciso apresentar amanhã um diagnóstico e não sabia nem por onde começar. Nunca havia feito um diagnóstico na educação infantil. Gratidão é a palavra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para o nosso blog! Valeu!

      Excluir
  8. Obrigada, professora! Amei seu material.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu retorno é muito importante para o nosso blog! Valeu!

      Excluir
  9. Eu achei excelente a ficha.Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Um grande abraço!!!

      Excluir
  10. ótima ferramenta para avaliar

    ResponderExcluir