sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Avaliação Inicial Diagnóstica na Educação Infantil Crianças bem pequenas BNCC



Avaliação inicial diagnóstica é um momento muito importante do planejamento do professor. Ela define os próximos pontos do planejamento a serem construídos. Também é o ponto de partida para como ensinar e o que será ensinado?

O que avaliar nos campos de experiências da BNCC?

Na creche e na pré-escola as crianças vão desenvolver aprendizagens de forma progressiva, ou seja, os conhecimentos vão sendo construídos gradativamente a medida que as crianças vão avançando no processo de aprendizagem.

Alguns conhecimentos que precisamos observar de acordo com a faixa etária da criança. A criança bem pequena (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)  deve já ter construído alguns conhecimentos nas faixas etárias anteriores de acordo com a síntese de aprendizagem apresentada na BNCC. "Essa síntese deve ser compreendida como elemento balizador e indicativo de objetivos a serem explorados em todo o segmento da Educação Infantil" (BNCC) 

Podemos observar nas fichas de avaliação alguns conhecimentos que a criança 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses deveria ter desenvolvido na faixa etária anterior (Bebês (zero a 1 ano e 6 meses).

De acordo com as DCNEI, em seu Artigo 9º, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização. Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. (BNCC)


COMO DEVE SER FEITO O DIAGNÓSTICO INICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Para avaliar as habilidades e competências na educação infantil, o professor deve observar no seu planejamento as diversas formas de avaliar e fazer o diagnóstico nesta modalidade. As atividades lúdicas é uma forma natural de saber quais as habilidades foram construídas e quais ainda faltam construir pelos alunos da turma. As brincadeiras, os jogos educativos, atividades com brinquedos, dança, música e exercícios físico são excelentes ferramentas para isso.

👉IMPORTANTE
Disponibilizamos um modelo de ficha de avaliação diagnóstica envolvendo cada campo de experiências. A criança 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses devem ter desenvolvido alguns conceitos das séries anteriores para dar prosseguimento ao aprendizado de sua série atual. Essas fichas apresentam conceitos básicos para o diagnóstico da turma de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses anos. Para cada campo de experiências indicamos sugestões de atividades práticas para esse diagnóstico. As fichas apresentam o SIM ou NÃO, mas nas observações você pode colocar se o aluno alcançou parcialmente aquele objetivo e que ainda faltam algumas aprendizagens a se desenvolver.

MODELOS DE FICHAS DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA





ATIVIDADES PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 






27 comentários:

  1. Amei seu blog, muito esclarecedor. Aproveitei várias idéias para minha turma do G 3.
    Obrigada. Deus continue
    te abençoando. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!

      Excluir
  2. Como fazemos para adquirir esse material?
    É muito interessante e ajudará bastante na prática em sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. Tem um formulário desse para ed.infantil de 5 anos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho! Só pesquisar no blog! https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/2022/01/avaliacao-inicial-diagnostica-na.html

      Excluir
  4. Excelente material! Amei! Obrigada👏❤

    ResponderExcluir
  5. Tem essa ficha de avaliacao pra os alunos de 5 anos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada professora, excelente material, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada estava nervosa aqui, pois preciso apresentar amanhã um diagnóstico e não sabia nem por onde começar. Nunca havia feito um diagnóstico na educação infantil. Gratidão é a palavra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para o nosso blog! Valeu!

      Excluir
  8. Obrigada, professora! Amei seu material.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu retorno é muito importante para o nosso blog! Valeu!

      Excluir
  9. Eu achei excelente a ficha.Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Um grande abraço!!!

      Excluir
  10. ótima ferramenta para avaliar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu feedback!!!! Me sentido motivada!!!

      Excluir
  11. Ótimo. Tem para crianças pequenas?

    ResponderExcluir
  12. Tem! Link na parte superior da postagem!

    ResponderExcluir
  13. Grata pela grande ajuda! Deus a abençoe!

    ResponderExcluir