quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Modelo de relatório individual para alfabetização tendo como referencial a BNCC


Como fazer um relatório individual passo a passo de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

1 Passo - Proposta de aprendizagem e desenvolvimento: o que foi avaliado, como foi avaliado. 

 

2 Passo - Apresentação do aluno: Apresentar o aluno de forma positiva (isso mostra que o professor vê o potencial do aluno, mesmo que ele, ainda, não tenha desenvolvido todas as habilidades e competências para aquele período).

 

3 Passo - Desenvolvimento do relatório: nesta parte o professor irá relatar as aprendizagens alcançadas (habilidades desenvolvidas no período e aquelas aprendizagens que ainda não foram alcançadas dentro daquele período) o professor descreverá essas habilidades relacionando-as a cada componente curricular.     

 

4 Passo – Para fechar o relatório indicará o desenvolvimento global do aluno, indicando a possibilidade de adquirir novos aprendizados ou conceitos que não foram assimilados pelo aluno no período atual.

 

Observação 

Os conceitos e habilidades apontadas neste parecer descritivo são, apenas, exemplos. O professor irá elaborar seu relatório de acordo com o desenvolvimento e as habilidades adquiridas pelo seu aluno durante o período escolar.  Sempre tendo o cuidado de seguir as preferências e normas da instituição escolar.   


📗Conheça um manual completo, passo a passo 👣para elaborar relatórios escolares em várias modalidades de ensino. Elaborado pela professora Cláudia Corrêa, possui modelos alinhados à BNCC. Adquira o seu, clicando no link 👉 Guia do Relatório Escolar


3- Desenvolvimento do relatório em relação ao desenvolvimento e aprendizagem 

Modelo de relatório na Alfabetização  

O presente parecer descritivo, visa relatar o desenvolvimento das habilidades dentro dos estudos realizados em cada componente curricular tendo como referência a BNCC. Relatando assim as experiências e desempenho do aluno ______________________________ baseado nas observações e registros das aprendizagens construídas pelo aluno durante o (bimestre, trimestre, semestre). 

 

É uma criança carismática e bastante sociável. Manteve um ótimo relacionamento com os colegas e professores. Mostrou-se falante e curioso. Gosta de participar das atividades e brincadeiras. Demonstrou empatia e gosta de auxiliar os colegas. Desenvolveu as atividades com autonomia. Assimilou os conceitos apresentados dentro dos componentes curriculares estudados no período. 

Em Língua Portuguesa, o aluno identificou e reconheceu as letras trabalhadas. Foi capaz de segmentar as palavras em sílabas oralmente. Identificou fonemas e sua representação por letras. Distinguiu as letras do alfabeto de outros sinais gráficos Foi capaz de identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social. Demonstrou ser capaz de escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando. Foi capaz e recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor. O aluno se encontra no nível silábico alfabético começando a compreender que as sílabas podem ter mais que uma letra. 

 Em Matemática, o aluno utilizou números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas . Utilizou diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos para contar de maneira exata ou aproximada. Usou estratégias para estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos . 

Em Arte explorou e reconheceu os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.). 

 Em Ciências Localizou, nomeou e representou graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicou suas funções. Demonstrou interesse em discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. 

Em Geografia descreveu as características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificou as semelhanças e diferenças entre esses lugares. Identificou semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares. 

Em História Identificou os aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade. Identificou a relação entre a sua história e as histórias de sua família e de sua comunidade. 

Em Ensino Religioso Identificou e acolheu as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós  Reconheceu que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam. 

Em Educação Física demonstrou interesse por experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

Podemos concluir que para esse período o aluno demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo período. 

Modelo de relatório para imprimir 

Fonte

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário