Estas atividades são divertidas e educativas, ajudando as crianças a compreenderem a importância da água em nossas vidas e como podemos conservá-la.
Organização das atividades
Poderá organizar a turma em grupos e apresentar as atividades em forma de estações. Em que os grupos se dirijam para diferentes experimentos, um após o outro. Ou poderá fazer um por dia durante a semana encaixando no seu planejamento sobre o dia da água! Bom trabalho!
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕESObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC:
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Massinha caseira: Faça uma massa com farinha de trigo e
água, e deixe as crianças brincarem. Elas podem experimentar como a massa fica
mais mole ao adicionar mais água.
Materiais que se desfazem com a água: Experimente junto com as crianças objetos que se desmancham em contato com água como: papeis, açúcar, sal etc.
Gelo com sal: Coloque um cubo de gelo em um prato e polvilhe sal em cima. As crianças podem observar como o gelo começa a derreter e se desfazer rapidamente.
Atividade 2.Materiais para o faz de conta sobre lavar roupa:
Lavando roupas: monte uma área de
lavanderia de brinquedo com bacias, água e roupas “suja” com corantes
alimentícios. As crianças podem imitar o processo de lavagem de roupas. Deixe
as crianças experimentarem como a mancha das roupas se diluem ao contato com a
água.
Caixa sensorial: Encha uma caixa grande com "roupas sujas" (tecidos sujos ou manchados) e água com sabão. Atenção: use sabonete próprios para crianças para não causar alergias! As crianças podem mexer e "lavar" as roupas na caixa. Faça o processo de lavagem: ensaboar, esfregar, enxaguar e secagem. Depois de lavar a roupa coloque para secar explicando a evaporação da água da roupa associando ao ciclo da água.
Atividade 3. Tingimento de água para exploração de cores:
Corante alimentar:
Adicione algumas gotas de corante alimentar em diferentes recipientes com água.
As crianças podem misturar as cores e observar as mudanças.
Pintura com água: Misture corantes em água e pincéis para "pintar" papel ou cartolina. As crianças verão as cores aparecerem quando a água molha o papel.
4. Materiais flutuantes:
Barcos de papel:
Ajude as crianças a fazerem barcos de papel e coloque-os em uma bacia com água
para ver se flutuam.
Experimento com
objetos: Forneça diferentes objetos que afundam e outros flutuam (pedra, plástico, etc.) e peça às
crianças que prevejam se irão flutuar ou afundar antes de testar.
Estas atividades proporcionarão muita diversão e aprendizado
sobre os estados da água, cores e propriedades dos materiais!
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante o desenvolvimento das aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário