Disciplina:
Conhecimentos Didáticos Pedagógicos do Ensino Fundamental (C.D.P.E.F.)
Objetivo: reconhecer o compromisso social e ético do professor na atualidade.
O compromisso social
e ético do professor
O trabalho docente
constitui o exercício profissional do professor e este é seu primeiro
compromisso com a sociedade. Sua responsabilidade é preparar os alunos para se
tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, nas associações
de classes, na vida cultural e política. É uma atividade fundamentalmente social,
porque contribui para a formação cultural e científica do povo, tarefa
indispensável para outras conquistas democráticas.
A característica
mais importante da atividade profissional do professor é a mediação entre o
aluno e a sociedade, entre as condições de origem do aluno e sua destinação
social na sociedade, papel que cumpre provendo as condições e os meios.
O sinal mais
indicativo da responsabilidade profissional do professor é seu permanente
empenho na instrução e educação dos seus alunos, dirigindo o ensino e as
atividades de modo que estes dominem os conhecimentos básicos e as habilidades,
capacidades físicas e intelectuais, tendo em vista prepará-los para enfrentar
os desafios da vida prática no trabalho e nas lutas sociais pela democratização
da sociedade. (Libâneo,J.C.)
Após leitura da "A história da grande Torre" de Augusto
Cury, em grupo faça um paralelo com texto acima norteado pelas seguintes
questões.
a) Como o
profissional da educação pode contribuir para a inserção do individuo na
sociedade como cidadão crítico?
b) Qual a
característica mais importante da atividade profissional do professor?
c) O que aconteceu
na história quando substituíram os professores pelos computadores?
d) Destaque da
história um ponto que mostra a responsabilidade social do professor de mediar o conhecimento entre o aluno e a sociedade, afim de contribuir para formação de cidadãos
conscientes e de que uma sociedade para ser justa deve exercer não só seus direitos mais também seus deveres.
e) Na história,
podemos notar que por muitas vezes foram citados fatos que mostram
desvalorização do magistério, a partir desses aspectos, descreva o que se pode
fazer em termos de políticas públicas para valorizar o profissional da
educação:
Fonte: CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante,11°edição, 2003, pp. 159-167.
A história da grande torre em slideshare
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