sábado, 28 de fevereiro de 2015

Atividade: O compromisso social e ético do professor (C.D.P.E.F.)

Disciplina: Conhecimentos Didáticos Pedagógicos do Ensino Fundamental (C.D.P.E.F.)

Objetivo: reconhecer o compromisso social e ético do professor na atualidade. 

O compromisso social e ético do professor

O trabalho docente constitui o exercício profissional do professor e este é seu primeiro compromisso com a sociedade. Sua responsabilidade é preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, nas associações de classes, na vida cultural e política. É uma atividade fundamentalmente social, porque contribui para a formação cultural e científica do povo, tarefa indispensável para outras conquistas democráticas.
A característica mais importante da atividade profissional do professor é a mediação entre o aluno e a sociedade, entre as condições de origem do aluno e sua destinação social na sociedade, papel que cumpre provendo as condições e os meios.
O sinal mais indicativo da responsabilidade profissional do professor é seu permanente empenho na instrução e educação dos seus alunos, dirigindo o ensino e as atividades de modo que estes dominem os conhecimentos básicos e as habilidades, capacidades físicas e intelectuais, tendo em vista prepará-los para enfrentar os desafios da vida prática no trabalho e nas lutas sociais pela democratização da sociedade. (Libâneo,J.C.)

Após leitura da "A história da grande Torre"  de Augusto Cury, em grupo faça um paralelo com texto acima norteado pelas seguintes questões.

a) Como o profissional da educação pode contribuir para a inserção do individuo na sociedade como cidadão crítico?

b) Qual a característica mais importante da atividade profissional do professor?

c) O que aconteceu na história quando substituíram os professores pelos computadores?

d) Destaque da história um ponto  que mostra a responsabilidade social do professor de mediar  o conhecimento entre o aluno e a sociedade, afim de contribuir para formação de cidadãos conscientes e de que uma sociedade para ser justa deve exercer não só seus direitos mais também seus deveres. 

e) Na história, podemos notar que por muitas vezes foram citados fatos que mostram desvalorização do magistério, a partir desses aspectos, descreva o que se pode fazer em termos de políticas públicas para valorizar o profissional da educação:

Fonte: CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante,11°edição, 2003, pp. 159-167. 

A história da grande torre em slideshare
http://pt.slideshare.net/MartaCaregnato/a-histria-da-grande-torre?related=1

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Atividade: Diversidade CDPEF

Disciplina: Conhecimento Didático Pedagógico em Ensino Fundamental

Atividade avaliativa aplicada no último bimestre  de 2014

Um mundo melhor (Jhenyffer Vieira Ghelen e Jhoo Lucas Germiniani)
Ouço vozes no meio da multidão.
Vozes de todas as cores
Desejo de todos os sabores
Pessoas, gente, humanos.
Coro de um único desejo
De serem ouvidos
Serem respeitados
De terem seus direitos atendidos
Direitos de cidadão
Poder de reflexão.
Eles querem
Nós queremos
Poder agir
Ter o direito de exigir
Igualdade, paz
Espaço, oportunidade.
Diversas etnias
Que se misturam
Interagem
Que se estranham
Amargam.
Nosso país é uma mistura
Nossa terra é colorida
Anularemos resquícios
De dor e sofrimento
Em busca desse desejo que não é uma cor

A partir da leitura do texto acima, responda as seguintes perguntas:

A) O que se entende por ser igual e ao mesmo tempo diferente?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) O que se entende por diversidade?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) Explique o trecho do poema “Diversas etnias Que se misturam Que interagem Que se estranham Amargam.”
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D) Descreva  uma sugestão de atividade para trabalhar esse poema nos primeiros anos do Ensino Fundamental:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ “Aqueles que são diferentes de mim não me prejudicam; pelo contrário, eles me enriquecem. Nossa unidade se fundamenta em algo mais elevado que nós mesmos - no ser humano...”

(Antoine de Saint – Exupéry)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Projeto contação de histórias com oficinas

Desenvolvimento do Projeto

Esse projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos do Curso Normal do Colégio Estadual Alcindo Guanabara a interação como os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil  das escolas Municipais de Guapimirim através das histórias e oficinas preparadas e aplicadas por eles (alunos do Curso Normal). A avaliação é baseada na construção de portfólios contendo todos momentos do projeto do planejamento a execução. O projeto foi orientado pelas professoras Rita Portela  que atua na disciplina de Educação Infantil e Cláudia Corrêa que leciona Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa e teve como parceria as escolas Municipais de Guapimirim.

Organização das equipes

Turma
Equipe
Estilo  teatro
Estilo oficina 


Teatro Personagens
Oficina dobradura


Teatro de sombras
Foto maluca


Teatro interativo
Cara pintada 


Teatro mímico
 Construção de livros


Fantoche
Oficina de Artes


Cinemão  com caixa de papelão 
Oficina de Artes

Para saber mais sobre o curso CLIQUE NA FOTO! 



Fotos do projeto




sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Oficina de matemática com sucata


Objetivos Gerais:
·  Conhecer a história do Ábaco e do material dourado relacionando-o ao ensino da matemática.
·        Aprender utilizar o ábaco e material dourado no ensino da matemática.

Objetivos específicos:
·        Construir ábaco e material dourado com materiais alternativos (materiais recicláveis).
·        Resolver situações problemas envolvendo o ábaco e o material dourado.


Conhecendo a História do Ábaco e suas funções no aprendizado

História
O ábaco é a antiga maquina  de calcular construída pelo ser humano, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, pinos, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. conhecido desde a antiguidade pelos povos egípcios, chineses o ábaco emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.


Ábaco Escolar


 1- Função:
Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados no âmbito escolar como auxílio ao ensino do sistema numérico e da aritmética. Os alunos podem aprender a usar o ábaco para contar e registrar quantidades. Baseado no nosso sistema de numeração com base 10, cada bola e cada fio têm exatamente o mesmo valor e, utilizado desta maneira, pode ser utilizado para representar números acima de 100. A vantagem educacional mais significante em utilizar um ábaco é poder  levar o aluno a refletir sobre o valor posicional e as regras de matemática com um ábaco irá preparar crianças pequenas para escrever números em etapas posteriores de sua educação. Um ábaco permite que as crianças conceituem fórmulas matemáticas ao trabalhar com objetos tangíveis. Eles também podem ser divertidos para que as crianças concluam cálculos para iniciantes antes de passar para fórmulas mais complicadas. Um ábaco é particularmente valioso para ensinar às crianças os conceitos de dezenas, centenas, milhares, dezenas de milhares, centenas de milhares e assim por diante.

Os objetivos que podem ser trabalhados com ábaco: 

identificar o valor posicional  dos números. 
Representar o número no ábaco.
Comparar números.
resolver operações de adição e subtração. 


COMO CONSTRUIR UM ÁBACO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS

Construção de Ábaco Escolar com o uso de material reciclável

Material:
  • Caixa de Leite
  • Palitos de churrasco
  • Tampinhas de garrafas
Utilize a tampinhas de garrafas para construir as peças do seu ábaco, furando-as no meio. Fixe os palitos de churrasco na caixa de leite, ou de outro material, de modo que eles fiquem de pé e possam posteriormente sustentar os pedaços das tampinhas. Feito isso o seu ábaco aberto está pronto.




FOTOS DA OFICINA 



































quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Modelo de relatório de estágio em turmas regulares com inclusão

Escola:___________________________________________________________________________
Disciplina: Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa
Professora supervisora de estágio: _____________________________________________________
Professorando (a):__________________________________________ __________   Turma:_______
Escola de estágio:______________________Professor colaborador:___________________________
Série/ano estagiado:____________        Período estagiado:____/____/ a_____/_____/de______

Relatório de estágio em turmas regulares com inclusão


1-Quantos alunos nesta turma apresentam Necessidades Educacionais Especiais? Escreva seus nomes (somente o primeiro nome) e seus respectivos diagnósticos:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Escolha um aluno com Necessidades Educacionais Especiais e faça a observação de seu comportamento durante as aulas, procurando notar seu relacionamento coma professora, com seus colegas e o ambiente.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-O aluno observado consegue acompanhar a turma nas tarefas desenvolvidas ou precisa de atenção individualizada da professora? Por quê? Especifique:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Em relação ao aluno observado existe diferenciação ou adequação de conteúdo aplicado que exija a:
(   )  modificação do conteúdo;
(   ) supressão dos conteúdos secundários;
(   ) introdução de conteúdos específicos (ex.: atividades de vida independente);
(   ) nenhuma modificação nos conteúdos propostos.

6-Nas atividades propostas apresentada ao aluno observado existem as necessidades de:
(    ) modificação na apresentação;
(    ) modificação no tempo de realização;
(    ) modificação na forma como o aluno realizará;
(   ) necessidade de apoio direto para a realização das atividades;
(   ) diferenciação no material para a realização das atividades.

7- Em relação ao aluno observado a avaliação aplicada pela professora será:
(   ) através de aferição de notas;
(   ) através de relatório descritivo;
(   ) através de provas escritas adaptadas ao conteúdo e objetivos propostos ao aluno, com suporte específicos;
(   ) através de provas orais;
(   ) através provas realizadas com o auxílio de escriba;
(   ) através de provas realizadas com tempo maior que o oferecido aos demais alunos.


Observação do professor supervisor se houver necessidade:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



_____________________________________

 Assinatura do aluno estagiário



 




Modelo de relatório de atividade de estágio no Ensino fundamental

Escola:_________________________________________________________________________
Disciplina: Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa
Professora Supervisora de Estágio:____________________________________________________ 
Estagiário___________________________________________________Turma:_______________
Instituição de estágio:_________________________________________    Fone:_______________
Data do estágio:_______/_______/__________  Ano e modalidade estagiada:__________________

Relatório de atividade de estágio
1-Tipo de participação no período estagiado:
(   ) Observação         (    ) Preparação de materiais didáticos.        (   ) Atendimento aos alunos com dificuldades.                 (   ) Regência              (    ) Correção de atividades.                            (   ) Participação em eventos pedagógicos.

2- Disciplinas e conteúdos aplicados pelo professor colaborador ou pelo estagiário:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Objetivos da aula aplicada pelo professor colaborador ou pelo estagiário:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Atividades diversificadas aplicadas pelo professor colaborador ou pelo estagiário:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Recursos utilizados pelo professor colaborador ou pelo estagiário:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6-Escreva suas observações e atividades que participou durante a prática de estágio, colocando suas expectativas, dificuldades encontradas, aprendizagens, situações e acontecimentos que chamaram sua atenção, apresentando uma síntese conclusiva.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Observações feitas pelo professor supervisor de estágio se necessário:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


____________________________                                       ______________________________
           
           Assinatura do estagiário                                               Assinatura do professor supervisor
                                                                                                                                                                                                      



terça-feira, 30 de setembro de 2014

PCNs de Matemática e Ciências Naturais: Atividade Curso Normal Médio

Atividade para formação de professores Ensino Médio 

Tarefa em grupo: fazer um plano de aula interdisciplinar usando os PCNs de  Matemáticas e Ciências Naturais. direcionados pela professora de Conhecimentos Didáticos Pedagógicos em Ensino Fundamental. Aplicar o conteúdo e atividades relacionadas ao tema para os colegas de classe. 

O plano de aula deverá apresentar todos os elementos do planejamento do objetivo à avaliação.

O objetivo  da aula é mostrar pra turma como trabalhar Matemática e Ciências Naturais nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Demonstrar que é possível usar o lúdico e exemplos do dia a dia para ensinar Matemática, e em Ciências naturais usar a pesquisa e as experiências práticas para estimular a curiosidade dos alunos.  

Será avaliado: o planejamento prévio, a parte escrita (plano de aula), a parte prática (aplicação do conteúdo e atividades), a integração do grupo, assim como a participação individual.

Participação do grupo no planejamento prévio.                                                               

Data
Tema da aula
Grupos
Sim
Não

Planejamento prévio




Planejamento prévio




Planejamento prévio




Planejamento prévio




Planejamento prévio




Organização dos grupos e datas:
Data
 Tema da aula
 Grupo
Nota

PCNs  de Matemática 1º apostila



PCNs  de Matemática 2º apostila



PCNs  de Matemática 3º apostila



PCNs  Ciências Naturais  1º apostila



PCNs  Ciências Naturais  2º apostila




 FOTOS