sábado, 18 de agosto de 2018

Plano de aula: Profissões para Educação Infantil alinhado a BNCC


Plano de aula para trabalhar o tema profissões com as crianças da educação infantil.  Bom trabalho!

Poderá gostar também de Atividades Profissões

Campo de Experiência da BNCC:
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Tema: As profissões 

Público alvo: Educação infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades de acordo com as idades) 

Objetivos específicos:

Identificar e valorizar os tipos de profissões e suas funções na sociedade. Escrever palavras utilizando o processo de escrita espontânea.
Expressar oralmente desenvolvendo a rapidez de reação e a atenção.
Expressar suas preferências através de desenho.

Incentivo Inicial 

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Para iniciar a aula, o professor poderá levar para sala algumas imagens de profissões e  conversar com a turma perguntando a respeito, fazendo associações as profissões à suas contribuições e importância para a sociedade. Poderá perguntar o que eles sabem sobre o tema e assim construir o conceito de profissões e suas relações com sociedade. 

Atividade 1:
O vídeo sobre as profissões é uma forma divertida para aprender as profissões. Um vídeo para que as crianças aprendam de uma forma divertida os nomes das profissões apresentadas e descubra os "superpoderes" de cada uma delas.
Vídeo Infantil sobre as profissões👇👇👇 



Produção de palavras utilizando o processo de escrita espontânea: 
Após assistir ao vídeo o professor pedirá aos alunos que escrevam os nomes das profissões que mais gostaram no vídeo. 


Atividade 2: 
Brincadeira: O desafio das profissões
Esta brincadeira estimula a Expressão oral, a imaginação, desenvolvendo a rapidez de reação e a atenção.

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Formação: Alunos sentados em circulo, tendo um aluno no centro.

Desenvolvendo a atividade:
Ao sinal do professor, o aluno que está no centro do círculo aponta um colega dizendo o nome de uma profissão. O colega indicado deverá rapidamente, responder como um objeto característico dessa profissão ou alguma atividade específica exercida pelo mesmo. Se o colega do centro disser por exemplo, "jardineiro"e o aluno apontando responder logo, por exemplo, "tesoura de cortar grama", "podar plantas", terá vencido o desafio. Trocam então de lugar e o colega que acertou fica no centro do circulo e da sequência a brincadeira. Se o aluno apontado pelo colega do centro do círculo errar ao responder o objeto ou atividade, deverá sair da brincadeira.

Atividade 3:

O jogo do adivinha sobre as profissões também é bem interessante e estimula a imaginação dos pequenos. O professor poderá usar outras profissões além destas que estão na folhinha. 


Atividade 4:
Nesta atividade o professor irá propor ao aluno para que desenhe a profissão que mais gostou! 


Materiais:
Vídeo das profissões, folhinhas com as atividades, figuras com as profissões.

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades.

Referências:
Maluf,Angela Cristina Munhoz - Brincadeira para sala de aula- Editora Vozes, 2004

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Plano de Aula Os cinco sentidos 1º Ano de acordo com BNCC

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/


Tema da aula 
Os cinco sentidos 

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Público alvo: 1º Ano do Ensino fundamental

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções

Objeto de conhecimento
Corpo humano 

Objetivos específicos 
Nomear os órgãos dos sentidos associando-os  as suas funções.
Ouvir atentamente a história de Chapelzinho vermelho. 
Expressar oralmente suas emoções sobre a história contada. 
Dramatizar a história contada.

Atividade 1
O professor nomeará os órgãos dos sentidos juntamente com os alunos associando-os as suas funções. As crianças apontarão nos seus colegas os órgãos dos sentidos, buscando fazer a associação de suas funcionalidades no corpo humano.    

Atividade 2 
O professor exibirá o vídeo abaixo para reforçar a identificação dos órgãos dos sentidos e suas funcionalidades.

Atividade 3
Reforçando o aprendido.


Atividade 4
O professor contará a história da Chapeuzinho Vermelho usando recursos lúdicos como máscara e roupas que caracterizam os personagens da história.O professor chamará atenção dos alunos para os órgãos dos sentidos que aparecem na história, utilizando como recursos orelhas, nariz, boca, olhos grandes, para enfatizar os órgãos dos sentidos. Em seguida o professor organizará os alunos para dramatizar a  parte da história que aparece os órgãos do sentidos.   


Chapeuzinho vermelho

Era uma vez uma linda menina, que morava com sua mãe, numa bela casinha. Ela sempre usava uma capa com um chapeuzinho bem vermelho.
Certo dia, sua mãe pediu que ela fosse levar uma cestinha de doces, para sua vovó:
– Chapeuzinho, evite o caminho da floresta que é perigoso, vá pelo bosque e não fale com estranhos.
Chapeuzinho adorava sua avó, e saiu em disparada, cantando de alegria. Queria fazer uma surpresa para vovó e começou a colher as flores que encontrava no caminho. A menina estava distraída com as flores, quando deu de cara com o lobo mau. Ela não sabia que ele era o lobo malvado, mas não se assustou e nem sentiu medo.

-Bom dia, Chapeuzinho Vermelho.
– Bom dia.
– Aonde você está indo assim tão cedinho?
– Vou visitar minha vovozinha, que está muito doente.
O lobo, como era muito esperto, disse a ela bem depressa:
– Por que não vai pela floresta, que é bem mais perto?
Ela ficou em dúvida, porque não gostava de desobedecer sua mãe, mas resolveu seguir o conselho do lobo. Enquanto Chapeuzinho seguia pelo caminho da floresta, o lobo rapidamente seguiu pelo bosque, cantando e correndo. O lobo chegou na casa da vovozinha e bateu na porta:
_Quem está aí? — Perguntou a velhinha.
O lobo respondeu, disfarçando a voz:
– Sou eu, Chapeuzinho Vermelho.
– Entre minha querida, aporta está aberta.
O lobo, que era muito rápido, foi entrando e de uma só vez engoliu a vovozinha. Depois vestiu as roupas dela, e ficou esperando Chapeuzinho Vermelho. Chegando na casa da vovó, ela encontrou o lobo e perguntou:
– Vovó! Por que suas orelhas estão tão grandes?
– É para te ouvir melhor.
– Vovó! Para que esses olhos tão grandes?
– É para te ver melhor.
– Credo vovó, por que a senhora está com essa boca tão grande?
– É para te comer! — respondeu o lobo.
Dizendo isso, o lobo começou a correr atras de Chapeuzinho. Depois de algum tempo ele tropeçou e caiu no chão. Enquanto isso a menina escondeu dentro de um velho armário. O lobo resolveu dar uma cochilada e começou a roncar. Um caçador que passava escutou:
– Que ronco esquisito?
Ele entrou, e encontrou o lobo:
– Ah! É você que está aí seu malvado!
Escutando isso, Chapeuzinho apareceu e contou toda a história para o caçador. Aproveitando que o lobo estava dormindo, cortaram a sua a barriga, e tiraram a vovózinha de dentro. As duas se abraçaram muito felizes.
– E agora o que faremos com esse malvado?
Os três resolveram encher a barriga do lobo de pedras. Quando o lobo acordou, tentou fugir, mas ele caiu e nunca mais levantou. Todos ficaram aliviados e felizes. O caçador foi embora, e as duas foram se sentar na varanda e saborear os doces. Chapeuzinho prometeu nunca mais desobedecer a sua mãezinha.

Materiais:
Vídeo dos cinco sentidos, objetos para caracterização dos personagens da história, folha com atividade sobre os cinco sentidos, a história de Chapeuzinho vermelho.

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Orientações para redigir relatórios de desenvolvimento infantil.





Orientações para redigir relatórios de desenvolvimento infantil. 
Como usar bem as palavras para escrever relatórios educacionais. 
Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios.

Termos que não devem ser usados
Termos apropriados para usar
O aluno não sabe
O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado, dominando apenas...
Não tem limites
Apresenta dificuldades de autocontrole pois...
Tem costume de furtar
Apresenta dificuldades de autocontrole pois quando...
É nervoso
Não desenvolveu habilidades para convivência escolar, pois...  
É agressivo
Demonstra agressividade em situações de conflitos; usa de meios físicos para alcançar o que deseja.
É bagunceiro, relaxado
Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.
É largado da família
Apresenta desassistido pela família, pois...
É desobediente
Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos. Tem dificuldades em cumprir regras.
Não sabe nada
Aprendeu algumas noções, mas precisa desenvolver...
É apático e distraído
Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas. Muitas vezes para se desligar da realidade
É mentiroso
Costuma usar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.
É fofoqueiro
Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes do colega.
É chiclete
É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho.
É sonso e dissimulado
Em situação de conflito se coloca como expectador, mesmo quando esta clara a sua participação.
É mimado
Aparenta atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas as suas vontades.
É preguiçoso
Não realiza as tarefas, apresentando desanimo e cansaço, porém, logo parte para brincadeiras e outras atividades.  
É deprimido, isolado, antissocial
Evita o diálogo e o contato com colegas e professores preferindo permanecer sozinho  
É tagarela
Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando o momento em que o grupo de silêncio.
Tem a boca suja
Utiliza-se de palavras improprias para o ambiente escolar.
Possui distúrbio de comportamento
Apresenta comportamento fora do comum para a sua idade e para convívio em grupo, tais como...
É egoísta
Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.


ATENÇÃO: Coloque sempre as intervenções feitas para as ações apresentadas, isto ressalta o trabalho do educador em sala.

O educador eterniza em cada ser que educa (Paulo Freire)  

Recebi de uma orientadora de uma escola onde trabalhava, foi muito útil para mim e hoje estou compartilhando com vocês! 


sexta-feira, 10 de agosto de 2018

7 Dicas para motivar seu aluno a querer aprender



Como motivar meu aluno para aprender um conteúdo? Como e onde buscar solução para está questão? Professor, não existe uma receita pronta! Mas existe a boa vontade de todo professor para mudar a situação e ver seu aluno progredindo e aprendendo!  

Olá! Meu nome é Cláudia Corrêa, sou professora e o meu trabalho é formar novos professores. Já atuei no magistério do Ensino Fundamental no primeiro seguimento. Trabalho há dez anos no Curso de Formação de professores no Ensino Médio Modalidade Normal. 

Quero compartilhar com vocês experiências e informações que reuni sobre assunto para ajudar professores iniciantes em sua tarefa diária na sala de aula. 
Muito obrigada por sua visita aqui no nosso Blog Profissão ProfessorSe gostou ou tem uma experiência sobre assunto,  compartilhe conosco deixando um comentário!

Como motivar seu aluno a querer aprender um conteúdo?


Se você é novo na profissão, se você está estudando para ser professor ou ainda, se você é professor há algum tempo e quer aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto, este vídeo é para você!   

Muitas vezes, motivar seu aluno é uma tarefa bem difícil, competir com muitos atrativos como os aparelhos eletrônicos e outras distrações no dia a dia da sala de aula. Para aprender é preciso empenho e entusiasmo pelo conhecimento.    

Para os alunos que apresentam dificuldades para aprender é ainda mais complicado porque são alunos que já passaram por vários estágios na escola e não conseguiram ter êxito. Acabam por perder o interesse pelas atividades e conteúdos apresentados a eles

Para estes alunos não adianta repetir as mesmas atividades e os mesmos modos de ensinar, é preciso reconhecer e entender que se não houver uma mudança radical na apresentação desse conteúdo, a situação será a mesma, alunos desinteressados, pais preocupados e professores se sentido impotentes por não alcançar o objetivo último da escola, que é ensinar o aluno aprender.   Veja as dicas no link: https://www.instagram.com/tv/BmPRJLSHwTb/?utm_source=ig_web_copy_link
 
      


terça-feira, 7 de agosto de 2018

Política de Privacidade

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sexta-feira, 20 de julho de 2018

Dicas Práticas de Leitura e Escrita na sala de aula


Leitura em sala de aula...

Para que os alunos possam ampliar seu conhecimento linguístico sobre uma variedade de gêneros textuais, aprender a ler com diferentes propósitos e, assim construir um repertório de texto e autores, sugerimos as dicas  a seguir:

Leia em voz alta todos os dias...

Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas, lendas.  

Leia com os alunos em voz alta, todos os dias...

Parlendas, quadrinhas, trava-línguas, cantigas,poemas, adivinhas, e outros textos memoráveis. Os textos podem estar no mural, em um papel,com cópia para cada aluno, ou mesmo escrito na lousa. 

Proponha momentos de leitura nos quais...

Possam explorar livros,revistas e jornais livremente, como nos cantos de leitura.
Possam ler com ajuda do professor com diferentes propósitos.
Possam ler com ajuda do professor, informações presentes no ambiente escolar, ampliando o conhecimento que já possuem sobre a função da escrita. 

Leia em voz alta pelo menos uma vez por semana...

Um texto Informativo: artigos e notícia de jornal, textos informativos sobre temas científicos (sobre animais, plantas, o corpo humano, os planetas, etc.) E também (pelo menos uma vez no mês).Um texto instrucional: regras de jogo, receitas culinárias...

Convide os alunos a lerem todos os dias...

Os nomes dos colegas, as atividades do dia, o nome da escola, títulos das histórias conhecidas, títulos das cantigas e outros textos disponíveis na escola.

Mas atenção...

Sempre que possível leve o suporte no qual o texto foi selecionou foi impresso. Se for uma notícia, procure levar todo o jornal para que todos os alunos tenham contato com esse portador. Um conto? O livro. A regra de um jogo? O folheto de instruções ou até mesmo a tampa da caixa do jogo. 

Finalmente, comece a aproveitar...

Os seus momentos de leitura em voz alta para favorecer a integração do trabalho da leitura e de escrita com as demais áreas do currículo. Ao selecionar uma notícia de jornal que trate da fauna e da flora e do meio ambiente. 

Redobre ainda mai a sua atenção...

No momento de selecionar os textos. Escolha sempre textos com qualidade. Evite as versões adaptadas, que simplificam o conteúdo e a linguagem do texto. Estes textos pouco contribuem para  a formação de seus alunos enquanto leitores.

Escrita na sala de aula...

Proponha que os alunos escrevam todos os dias... 
O próprio nome em pelo menos um dos seus trabalhos do dia, consultando ou não o cartaz com os nomes da turma. A data e m pelo menos em dos trabalho do dia, copiando da lousa. 

Escreva pelos alunos pelo menos uma vez por semana...

Uma lista de palavras cujo tema tenha significado no contexto do trabalho realizado até o momento. Pode ser uma lista com nomes da turma organizados em ordem alfabética, dos nomes e a date de nas cimento para elaboração de agenda de aniversários, dos dias da semana, dos títulos das cantigas trabalhadas. Cartas ou bilhetes produzida de forma conjunta co a turma. A letra de uma cantiga, uma quadrinha, uma parlenda, - Eles podem ditar o texto para que você escreva na lousa.

Escreva na frente deles todos os dias...

A lista da atividade da rotina do dia, os nomes dos ajudantes do dia, os nomes das duplas, dos grupos de trabalho, o título do texto que será lido no momento da leitura. 
Assim eles podem observar um "escritor"  mais experiente escrevendo e ampliar as noções de que já possuem sobre os procedimentos do ato de escrever.

Fonte: Projeto Toda Força no 1º ano -  Ler e Escrever - São Paulo  
   

sábado, 30 de junho de 2018

Plano de aula trabalhando valores de acordo com a BNCC




Observações:
Fazendo as devidas adaptações, o professor poderá trabalhar tanto com os alunos do Ensino Fundamental como da Educação Infantil.

Plano atualizado em 18 de junho de 2019

Campo de experiências da BNCC:
Eu, outro e nós
Corpo, gestos e movimentos

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Objetivos específicos
Ouvir atentamente a história contada “Os músicos de Bremen"
Interpretar a história de forma oral.
Discutir sobre os valores que são apresentados na história como: cooperação, carinho e a importância do respeito que devemos ter para com os nossos amigos, pais e idosos.
Usar habilidades manuais para a construção de instrumentos musicais usando materiais de sucatas. 


   
A HISTÓRIA EM VÍDEO

Desenvolvimentos das atividades
  • Iniciar a aula apresentado a história dos Músicos de Bremen aos alunos, perguntando se eles já conhecem a história? Logo em seguida contar a história de forma lúdica usando fantoches ou imagens dos personagens para chamar atenção da turma.
  • Logo após contar a história coloque as crianças em círculo e converse sobre o tema amizade, aproveite para resgatar os valores necessários para a convivência em grupo, como: respeito, cooperação, carinho, etc. Em seguida entregue aos alunos papel e giz de cera para cada um desenhar seu amigo.
  • Leve para escola pedaços de cartolina, E.V.A., papel camurça e outros para os alunos confeccionarem cartões para presentear seus amigos, pais, avós.  
  • Forme bandinha de música construindo junto com os alunos instrumentos musicais de materiais recicláveis. Proponha aos alunos que apresentem com a bandinha uma música que fale de valores como: amizade, respeito, solidariedade, etc. Essa apresentação pode ser para outra turma, para os pais ou para toda escola.  
  • Faça uma conversação sobre os direitos dos idosos e as contribuições que eles deram a comunidade ao longo de anos de trabalho. Mostre a criança que devemos ter respeito pelos idosos, demonstrando o nosso sincero carinho e a importância que eles têm para nós.
  • Proponha aos alunos que formem um diálogo entre os personagens sobre o tema desenvolvido em sala. O professor poderá fazer com seus alunos tanto de forma coletiva ou individual. Bom trabalho! 
BANDINHA DE MÚSICA

ATIVIDADES

 

Recursos: 
Livro Os músicos de Bremen.
EVA. Papel camurça, cartolina para confecção dos cartões.
Materiais recicláveis para confecção da bandinha de música.

Avaliação:
Os alunos serão avaliados mediante a observação do interesse, participação e envolvimento em todas as atividades propostas. Podendo fazer a retomada dos conteúdos conforme as necessidades diagnosticadas.

Observações:
Fazendo as devidas adaptações o professor pode trabalhar tanto com os alunos do Ensino Fundamental quanto com os alunos da Educação Infantil.



Fonte de consulta: Revista Guia Prático para Professores. Contação de histórias
Onde encontrar a atividades sobre a história
http://www.sosprofessor-atividades.com.br/2014/03/os-musicos-de-bremen.html