segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Plano de aula com o tema Dengue para Educação Infantil BNCC

Plano de aula para educação infantil com o tema: prevenção contra a dengue. Este plano apresenta atividades, história relacionada ao tema, mais atividades práticas e sugestões de jogos para trabalhar o tema de forma lúdica. 

Tema da Aula: Prevenção contra à Dengue

Objetivos de Aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.


Campos de experiências
Espaços, tempos, quantidades e transformações
Corpo, gestos e movimentos.
O eu, o outro e o nós

Objetivos específicos
Conscientizar-se sobre a importância da prevenção da dengue.
Conceituar medidas simples de prevenção e cuidados com a saúde.
Participar de atividades propostas desenvolvendo atitudes responsáveis e de cuidado com o ambiente.

Faixa Etária: 4 a 5 anos
Duração: 4 aulas

Atividades:

1. Incentivo inicial

Recepção das crianças com uma roda de conversa sobre o que elas sabem sobre a dengue. Incentive a participação de todos. Procure explorar os conhecimentos das crianças sobre o tema. Explique de forma simples o que é a dengue, utilizando recursos visuais como cartazes ilustrativos. Alguns exemplos de cartazes ilustrativos 👇



2. Contação de História ou assistir ao vídeo educativo

Conte a história “Dengue na mira do Miro”  Que conta a história de um corajoso passarinho chamado Miro que se tornou um herói ao ajudar a comunidade de um bairro a combater o mosquito transmissor da dengue. Ou poderá usar uma outra história com esse tema para esta atividade.  Faça algumas perguntas sobre a história contada, procurando destacar a importância da prevenção e dos cuidados com o mosquito Aedes aegypti. Pergunte as crianças qual a parte da história que mais gostaram e proponha uma dramatização. Poderá usar acessórios como máscara de passarinho, capas de heróis, entre outros. 💛Vídeo com a história “Dengue na mira do Miro” clicando na imagem abaixo 👇 História escrita no final da página!

3. Atividade Prática: caça ao tesouro dengue

Divida as crianças em grupos pequenos e proponha uma atividade prática relacionada ao tema. Poderá fazer um passeio em volta da escola se tiver um pátio ou área verde. Coloque previamente alguns recipientes com água como copos, sacos plásticos, garrafas e outros, simulando possíveis focos de criadouros do mosquito da dengue. As crianças irão sair numa verdadeira caçada junto com os professores para encontrarem estes focos e combatê-los. Poderá estimular com prêmios que podem ser uma figurinha, balas ou um boton.  Poderá fazer como na história em que Miro, o passarinho vira um verdadeiro herói em busca para identificar os possíveis criadouros do mosquito e alertar as pessoas para que viessem para eliminá-los.


4. Atividade lúdica: Jogo educativo
Reúna todas as crianças e faça uma recapitulação do que aprenderam sobre a dengue durante a aula.
Reforce a importância de praticar medidas de prevenção em casa e na comunidade.
Estimule as crianças a compartilharem o que aprenderam com suas famílias.
Finalize um jogo educativo relacionado ao tema.

Jogo da Roleta da Prevenção contra a Dengue 
Jogar em dupla. Imprimir e recortar a roleta e os números. Colar em papel cartão. Como jogar: Colocar a roleta sobre a mesa. Os números virados para baixo. Tirar par ou impar para começar a jogar. Inicia o jogo tirando um número. Quem tirou o número devera dizer de acordo com a roleta qual ação deve ser executada. Em seguida passe para o colega. Ganha quem acertar mais ações.
Recursos Necessários:
Cartazes ilustrativos sobre a dengue.Desenhos ou livros infantis que abordem o tema.
Vídeos educativos
Material para atividade prática (opcional).

Avaliação:
A observação durante as atividades práticas permitirá avaliar o nível de compreensão das crianças sobre o tema e sua capacidade de aplicar as medidas de prevenção.
O engajamento e participação das crianças na discussão e nas atividades indicarão o sucesso da aula em atingir os objetivos propostos.


Observações:
É importante adaptar a linguagem e as atividades de acordo com a faixa etária e o nível de compreensão das crianças.
Reforce sempre a importância de ações simples, como não deixar água acumulada em recipientes e usar repelente, de forma positiva e acessível às crianças.
Promova um ambiente seguro e acolhedor para que as crianças se sintam à vontade para participar e fazer perguntas.

História escrita Dengue na mira do Miro 


Interpretação da história Dengue na mira do Miro com o cubo



Como organizar a Rotina de Aula na Educação Infantil


Vamos compartilhar com você ideias de organização de rotina de aula passo a passo na educação infantil: crianças de 4 e 5 anos. Vamos apresentar o passo a passo do início da aula até o final da aula. Lembrando que cada professor deve fazer a rotina que melhor se adapte a sua turma. Por tanto, não existe um só jeito para organizar a rotina de aula da educação infantil. 

A rotina na educação infantil é importante para manter a calma e minimizar ansiedade das crianças. A organização de uma rotina deve ser parte integrante do planejamento do professor porque possibilita a organização do próprio professor e das crianças. Quando a criança sabe o que vem depois de cada momento ela já se organiza emocionalmente e o rendimento da turma pode ser muito melhor. 

No primeiro dia de aula, já converse com os alunos sobre organização da rotina da aula.  Comece explicando sobre as atividades que vão iniciar a aula e aquelas que vem a seguir.

Cada professor poderá montar a rotina da sua sala de aula que melhor se adapte a sua turma. Vamos compartilhar aqui um roteiro baseado em experiências que deram certo e que você poderá aplicar em sua sala na integra ou adaptar de acordo com a necessidade da turma.

Como organizar uma rotina de sala de aula passo a passo

Lembrando que rotina não é fazer tudo igual todo dia, mas é criar um roteiro de atividades organizado e eficiente.  

1- Passo - Instruir aos alunos assim que chegarem à sala a colocarem os seus pertences no lugar. Tenha um lugar preparado para isso em sua sala de aula para que a própria criança o faça, incentivando desta forma a autonomia.

2- Passo - Logo depois, sentar-se no círculo ao chão, se a sala tiver alguma espécie de proteção . Senão tiver use as cadeiras dos alunos em círculo. O objetivo de se sentar em círculo é manter a proximidade com os colegas e com o professor trazendo uma sensação de aconchego e pertencimento ao grupo. Neste momento o professor poderá fazer a chamadinha, aproveitando o momento para trabalhar o nome da criança associando à identidade. ✅ Formas de fazer a chamadinha 👉 Formas criativas de fazer a chamadinha na educação infantil

3- Passo - Ainda no círculo, o professor poderá promover a hora da novidade, neste momento os alunos poderão expor o que aconteceu de interessante com cada um no final de semana, por exemplo. Esta atividade promove a expressão oral capacitando os alunos a esperarem a hora de falar e a hora de ouvir o colega. No círculo poderá cantar músicas, contar uma advinha, contar uma história breve entre outras atividades para iniciar a aula. 

Observação: na educação infantil pode-se usar música para trabalhar diversas tarefas: calendário, janela do tempo hora da novidade, hora da história, hora da tarefa. A música facilita atenção e a memorização dos conteúdos estudados.~

4- Passo - Depois da atividade inicial no círculo, o professor começa a trabalhar a noção de tempo utilizando o calendário, dizendo que dia é hoje e poderá utilizar uma música para trabalhar as noções de: ontem, hoje e amanhã, dias da semana.  👉 Música para trabalhar os dias da semana

5- Passo - Em seguida, poderá trabalhar a janela do tempo. Como está o tempo hoje? Está chuvoso? Está ensolarado? Está nublado? 👉 Música para trabalhar a janelinha do tempo

6- Passo - Hora da história. O professor poderá escolher uma história que tem a ver ou não com tarefa do dia. Contar e ouvir estórias deve estar inserido no planejamento do professor. Esta tarefa possibilita o desenvolvimento das habilidades de escuta atenta, expressão oral. Ao contar a história e fazer a interpretação oral da história, desenvolve a imaginação e a criatividade, entre outras habilidades ligadas a esta tarefa.

7- Passo - Tarefa do dia: como organizar a turma para que os alunos façam a tarefa de forma que o professor dê a máxima atenção para cada aluno. O rodízio de tarefas é uma ótima ideia e, é bem fácil de aplicar na sala de aula.

Organização da tarefa do dia 

O professor organizará as mesas de acordo com o número de alunos. O ideal é que cada mesa tenha o número máximo de 5 alunos por mesa. Em uma mesa o professor colocará a atividade principal e nas outras mesas, o professor irá intercalar outras atividades para que os alunos possam fazer de forma autônoma sem a total ajuda do professor.


O professor distribuirá a turma nas mesas, enquanto o professor está orientado como fazer a atividade principal em uma mesa com o número X de alunos.  Os outros alunos estarão fazendo outras atividades de forma autônoma. Estas atividades podem ser jogos de montar, quebra-cabeça, massinha de modelar, entre outros. Desta forma, todos os alunos ficarão ocupados fazendo as atividades secundárias enquanto o professor consegue dar a atenção para os alunos que estão fazendo a atividade principal que demanda mais atenção do professor. Assim, que os alunos terminarem de fazer a atividade principal vão passando pelas mesas para fazerem as outras atividades. Os alunos passarão por todas as mesas até chegarem à mesa da atividade principal.

8- Passo - Nesta altura da aula, os alunos já estão cansados de ficarem sentados, então é importante que o professor ofereça atividades práticas envolvendo o corpo por exemplo: atividades que trabalhem a lateralidade, o equilíbrio, a interação, a cooperação, entre outras habilidades.

9- Passo - Por último hora da saída- Para esperar os pais, as crianças podem cantar músicas relacionadas ao tema para volta para casa ou brincarem e/ou fazerem atividades mais calmas.

Fonte: Baseado em experiências reais de sala de aula.  

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Como Trabalhar as Emoções na Volta ás Aulas Educação Infantil e Ensino Fundamental

 

A volta as aulas é um momento desafiador para as crianças, pode haver insegurança em relação ao novo ambiente, aos colegas e aos professores podendo trazer desconforto para os alunos neste período. 

Mais materiais para você! Poderá gostar também de: Capas de caderno para imprimir e colorir

Trabalhar sentimentos e emoções na volta às aulas é uma excelente maneira de promover o bem-estar emocional dos alunos e criar um ambiente acolhedor. Aqui estão algumas atividades que podem ser incorporadas no seu planejamento!

1.Círculo de Boas-Vindas: - Forme um círculo com os alunos e peça a cada um que compartilhe um sentimento que estão experimentando naquele momento. - Incentive discussões sobre porque estão se sentindo daquela forma e como podem apoiar uns aos outros. Para facilitar a compreensão o professor poderá espalhar carinhas com diferentes emoções na roda de conversa para que o aluno pegue para demonstrar a sua emoção naquele momento. Poderá gostar de Dinâmicas para conhecer alunos no primeiro dia de aula

 2. Árvore das emoções:- Eles podem adicionar suas próprias experiências ou emoções - Desenhe uma árvore grande em um painel na sala de aula.  Peça aos alunos para escreverem ou desenharem o que desejam compartilhar. Para esta atividade os alunos podem assistir ao vídeo abaixo para nomearem e compreenderem as emoções. 

👉Veja Vídeo educativo sobre as emoções para crianças clicando na imagem abaixo👇


3. Teatro das Emoções: - Divida os alunos em grupos e atribua a cada grupo uma emoção. - Eles podem criar e encenar pequenas peças que representam a emoção atribuída, promovendo a empatia e a compreensão das diferentes experiências emocionais.

4. Caixa da Gratidão: - Tenha uma caixa na sala de aula onde os alunos possam colocar bilhetinhos ou desenhos expressando algo pelo qual são gratos. - Leia no final da semana junto com os alunos os bilhetes deixados na caixa para promover um ambiente positivo.

5. Diário de Emoções: - Forneça a cada aluno um pequeno caderno para ser usado como um diário de emoções. - Incentive-os a registrarem diariamente como se sentem, o que os faz sentir dessa forma e como lidaram com essas emoções.  Me sinto feliz quando... Fico calmo quando... Fico com raiva quando...  Tenho medo quando... Fico surpreso quando...  Me sinto triste quando...


6. Histórias de Personagens:- Conte histórias ou leia livros que abordem diferentes emoções. - Após a leitura, discuta as emoções dos personagens e como os alunos se identificam com essas experiências. 👉 Ideias de livros aqui

7. Entrevistas de Emoções: - Promova atividades de entrevistas em que os alunos possam se fazer perguntas sobre suas emoções. - Isso incentiva a auto-reflexão e a comunicação efetiva.

8. Projeto de Arte Emocional: - Permita que os alunos expressem suas emoções por meio de projetos artísticos, como pinturas, desenhos ou colagens. - Isso promove a autoexpressão e a liberação emocional. 👉Ideias de atividades aqui

9- Jogo da Memória Emocional: - Crie cartões com diferentes emoções e seus correspondentes. Em vez de encontrar pares idênticos, os alunos devem combinar uma emoção com uma situação que a cause. - Isso ajuda a desenvolver a compreensão das causas das emoções.



Lembre-se de adaptar as atividades à faixa etária dos alunos e manter um ambiente de apoio durante essas discussões sobre sentimentos e emoções. Essas atividades podem contribuir para a construção de um ambiente escolar emocionalmente saudável.

domingo, 14 de janeiro de 2024

Atividades Práticas e envolventes para volta às aulas Educação Infantil e Primeiro ano do ensino fundamental

A volta às aulas na Educação Infantil e alfabetização é um momento especial e crucial para estabelecer um ambiente acolhedor e estimulante. Aqui estão algumas atividades práticas que podem ser incorporadas para tornar esse período mais envolvente e educativo. Vamos apresentar 12 atividades práticas para fazer com as crianças na volta às aulas. Temos certeza de que uma dessas atividades irá se encaixar perfeitamente no seu planejamento! O objetivo é tornar o aluno protagonista e engajado nas atividades apresentadas pela escola!  

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1- Atividades Boas-vindas

Mais que decorar as salas de aulas para a recepção dos alunos novos é preciso construir um ambiente acolhedor para que os alunos se sintam envolvidos neste processo. A criação de murais pelos próprios alunos pode ser uma forma bem divertida de participação das crianças na criação deste ambiente. Crie um mural onde cada criança possa colocar uma foto sua e possa deixar um “recadinho” (DESENHO) de boas-vindas para os colegas de turma. . Desta forma o professor poderá promover a empatia e o sentimento de pertencimento!👉Uma outra forma de recepcionar os alunos é oferecendo um crachar de boas- vindas com seus nomes.  Modelos de crachar para imprimir abaixo 👇 para pré I, pré II e 1º ano. 

👉Poderá gostar de: Como trabalhar as emoções na volta às aulas





2- Hora da novidade sobre as férias

Peça às crianças que desenhem sobre suas férias e criem um mural contando sobre seus momentos divertidos ou experiências recentes. Isso ajuda a compartilhar suas experiências e a criar um senso de comunidade. Modelo de atividade abaixo.👇


3- Meu nome

Faça letras móveis grandes separando nome por nome em cada envelope e entregue para cada aluno para que eles possam montar seus próprios nomes colando em uma folha. Isso promove o reconhecimento das letras e familiaridade com seus próprios nomes escritos. Poderão ser colados no mural com ajuda da professora. Poderá gostar de: Dinâmica para conhecer os alunos no primeiro dia de aula



4- Cantos Temáticos:

Crie cantos temáticos na sala de aula, como um cantinho da leitura, um cantinho de arte e um cantinho de jogos. Dinamize cada canto com os alunos para que haja interesse dos alunos não só no primeiro dia de aula, mas que o interesse se mantenha durante todo ano. Faz se necessário que estes cantos sejam revitalizados de tempos em tempos para que não caia no esquecimento e não sejam mais usados pelas crianças.

 

5- Passeio Virtual:

O primeiro contato da escola com as crianças da educação infantil é primordial para que haja empatia e confiança por parte das crianças. Explorar o ambiente da escola sem mesmo antes de estar nesta escola pode ser uma boa estratégia para fazer essa integração da criança com o ambiente escolar. Realize um "passeio virtual" pela sala de aula, mostrando os diferentes recursos e materiais disponíveis. O diretor da escola, juntamente com os professores poderão fazer um vídeo para que possa ser compartilhado via WhatsApp com as famílias das crianças antes começarem as aulas. É uma forma interessante de trazer os alunos e as famílias para escola muito antes das aulas começarem para aliviar a tensão das crianças e também dos pais em relação aos diferentes ambientes da escola.


6- Caça ao Tesouro:

Organize uma caça ao tesouro pela escola ou sala de aula para ajudar as crianças a se familiarizarem com o ambiente. Sugestões de tesouros a serem encontrados: Colocar os nomes dos alunos nas mesas marcando seus lugares na sala para que as crianças possam ler seus nomes nas mesas, aqueles que tiverem dificuldades o professor irá ajudar a achar seus nomes. Esta sugestão poderá ser feita no primeiro dia de aula. O professor poderá também falar nomes de objetos da sala de aula fazendo a relação da primeira letra do objeto com a letra inicial do nome do aluno.

7- Construção de Regras:

Envolva as crianças na criação das regras da sala de aula. Isso ajuda a promover um senso de responsabilidade e pertencimento. Converse com os alunos, reforçando que agora eles são uma turma e que precisam de combinados para uma melhor convivência. Nessa atividade as crianças darão sugestões de regras e o professor acolherá as pertinentes e incluirá se necessário. No final os alunos farão um desenho de um dos combinados ou mais de um se preferirem e o professor fará a exposição em um mural ou varal que fique a vista na sala de aula. 👉 Veja alguns modelos abaixo👇

 





8- Arte com as Mãos:

Proponha atividades de arte usando as mãos, como pinturas com as mãos para criarem cenários! Escolham um tema interessante que pode ser “Um lugar que quero passar minhas próximas férias” Distribua papel branco e tintas para que cada criança desenhe e pinte um lugar que gostaria de passar suas férias. Depois que todos terminarem suas pinturas cada um irá compartilhar seu desejo com seus colegas de turma!

9- Hora do Conto Interativo:

Conte uma história de forma interativa, incentivando as crianças a fazerem perguntas ou até mesmo a contribuírem para o desenvolvimento da história. O professor poderá usar figuras, palavras ou objetos para que sejam introduzidos na história. O objetivo é incentivar a criatividade para construir narrativas interessantes!

10- Música e Dança:

O professor da turma poderá promover um concurso de dança ou canto usando músicas conhecidas para os alunos. Poderá disponibilizar adereços como chapéus, perucas, colares, óculos engraçados, entre outros para que os alunos se fantasiem para esta tarefa!

11- Jogos de Grupo:

Promova jogos que incentivem a interação entre as crianças, como quebra-gelos ou jogos cooperativos. 👉Indicação de brincadeiras com balões. Não deixe o balão tocar no chão. Esta brincadeira desafia a interação e a cooperação dos participantes. Reúna os alunos em um círculo e explique que o professor irá jogar um balão para cima e que os alunos deverão tocar no balão de forma a jogá-lo para cima evitando que caia no chão. O objetivo da brincadeira é manter o balão no alto por maior tempo possível sem tocar ao chão. Esta brincadeira poderá ser feita com a turma toda ou dividir a turma em dois grupos para ficar mais emocionante. O grupo que conseguir manter o balão por mais tempo no ar ganha!

12- Plantio de Sementes:

Se possível, faça uma atividade de plantio de sementes. Isso ensina sobre o crescimento e responsabilidade. Converse com as crianças sobre a geminação e crescimento de uma plantinha comparando com o aprendizado da turma. Assim como as plantas que precisam de água, de luz e de outros fatores para crescerem, assim acontece com o aprendizado. Precisamos nos esforçar e nos dedicar para crescermos em conhecimento e usar tudo aquilo que aprendemos no nosso dia a dia! Crie um mini jardim junto com a turma para acompanhar o crescimento das plantinhas.




Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com a idade e necessidades específicas das crianças. O principal é criar um ambiente seguro, acolhedor e estimulante para promover o desenvolvimento integral dos pequenos.

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Projeto Semana de Valorização da Cultura Afro-brasileira Educação infantil e Alfabetização Ensino fundamental


Projeto: Semana do Dia da Consciência Negra 

O projeto a seguir tem como objetivo abordar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro no Brasil. Este dia foi escolhido para homenagear a memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que foi morto nessa data em 1695. O Quilombo dos Palmares foi uma comunidade livre formada por escravizados fugitivos localizados na Serra da Barriga, região que hoje é o estado de Alagoas.

Zumbi dos Palmares se destacou como um líder carismático e habilidoso, lutando contra a escravidão e defendendo a liberdade dos negros no Brasil colonial. Ele se tornou um símbolo de resistência e luta contra a opressão, sendo uma figura central na história da resistência negra no Brasil.

Em 2003, com a Lei nº 10.639, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, que o Dia da Consciência Negra foi oficialmente reconhecido como feriado em diversos municípios brasileiros. Posteriormente, em 2011, a Lei nº 12.519 instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional, ampliando o reconhecimento da importância desses dados para a história e cultura brasileira.

A Consciência Negra é um movimento que tem como objetivo principal a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. É um dado para se lembrar da resistência do povo negro contra a escravidão, da discriminação racial e das desigualdades sociais que persistem até os dias de hoje.

Público-alvo do projeto: Educação infantil, faixa etária: (crianças pequenas 4 e 5 anos) e Ensino fundamental 1º ano. Projeto alinhado a BNCC. Tempo estimado de duração do projeto: 20 aulas. 

Principais Aspectos abordados no projeto

História e Resistência: A Consciência Negra remete à história de luta e resistência dos negros contra a escravidão, especialmente nos quilombos, comunidades autônomas formadas por escravizados que escaparam das plantações. Zumbi dos Palmares é o símbolo máximo dessa resistência no Brasil.

Combate ao Racismo: A data serve como um lembrete para combater o racismo em todas as suas formas. É uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre a importância da igualdade racial e para destacar a riqueza cultural, histórica e social da população negra.

Cultura Afro-brasileira: A Consciência Negra também é uma ocasião para celebrar uma rica cultura afro-brasileira, que influenciou profundamente a identidade brasileira. Isso inclui música, dança, culinária, religião, literatura e outras manifestações culturais.

Educação e Conscientização: É uma oportunidade para educar as pessoas, especialmente os jovens, sobre a história e as contribuições dos afrodescendentes para a sociedade. A conscientização é fundamental para combater estereótipos e preconceitos.

Reconhecimento e Valorização: A Consciência Negra é um momento para reconhecer e valorizar as contribuições dos afrodescendentes em diversas áreas, como ciência, política, esportes, arte, entre outras.

Inclusão e Diversidade: A celebração da Consciência Negra também destacou a importância da inclusão e diversidade em todos os setores da sociedade, incluindo escolas, empresas, instituições públicas e privadas.

Em resumo, a Consciência Negra é mais do que uma simples comemoração; é um chamado à reflexão, à empatia e à ação contra o racismo estrutural, promovendo um ambiente mais justo, igualitário e inclusivo para todos.

Título do Projeto: Celebrando Nossa Herança Africana: Conscientização, Educação e Respeito

Educação infantil: faixa etária (crianças pequenas 4 e 5 anos) 

Campo de experiências da BNCC:
Eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03EO6) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modo de vida.

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Ensino fundamental 1º ano Ensino religioso e Arte

Unidades temáticas: Identidades e alteridades, artes visuais

Objetos de conhecimentos: O eu, o outro e o nós, imanência e transcendência, processos de criação


Habilidades da Base Nacional Comum Curricular:

(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um. (EF01ER04) Valorizar a diversidade de formas de vida.

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

Objetivos gerais:

Valorizar as contribuições dos povos africanos para a formação cultural brasileira.

Reconhecer e valorizar as contribuições dos afrodescendentes em diversas áreas, como ciência, política, esportes, arte, entre outras.

Objetivos específicos:

Conviver com as diferenças culturais e raciais aprendendo dialogar de forma altruísta.

Identificar aspectos da história, cultura e lutas dos afrodescendentes no Brasil.

Participar de atividades práticas, refletindo sobre o respeito mútuo e a compreensão entre todas as culturas e etnias.

Sugestão de livros para contação de histórias ou mediação de leitura.

Lista de livros de histórias infantis que abordam a cultura afro-brasileira e são ótimos recursos para trabalhar esse tema com crianças:

Comovente e empoderador, Amor de cabelo enaltece o carinho ao próprio cabelo, o amor entre pais e filhas e a felicidade que preenche aqueles que podem se expressar livremente de Matthew A. Cherry.

"A Cor de Coraline" de Alexandre Rampazo - identidade Um livro que aborda o tema da e acessível, mostrando a história de uma menina negra que deseja ter cabelos loiros como os da mãe.

"Menina Bonita do Laço de Fita" de Ana Maria Machado - Conta a história de uma menina negra muito bonita e de como os coelhos da atmosfera tentando descobrir o segredo de seu coração de pele.

"Omo-Oba: Histórias de Princesas" de Kiusam de Oliveira - Um livro que apresenta histórias de princesas africanas, promovendo a representatividade e a autoestima das crianças negras.

"Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes" de Elena Favilli e Francesca Cavallo - Embora não seja exclusivamente sobre a cultura afro-brasileira, este livro apresenta histórias de biodiversidade de mulheres de diversas origens, incluindo algumas figuras afrodescendentes, que podem servir como modelos para crianças.

"A Princesa de Burundi" de Eliana Martins - Um livro que conta a história de uma princesa africana e suas aventuras, mostrando valores e tradições africanas.

"O Pequeno Príncipe Preto" de Rodney William - Uma adaptação do clássico "O Pequeno Príncipe" com um protagonista negro, promovendo a representatividade na literatura infantil.

"As Tranças de Bintou" de Sylviane A. Diouf - Um livro que celebra a beleza e a importância das tranças na cultura africana, contando a história de uma menina que quer trançar seu cabelo como as mulheres mais velhas da aldeia.

"O Cabelo de Lelê" de Valéria Belém - Um livro que fala sobre a diversidade de tipos de cabelo e promove a acessibilidade das características naturais, especialmente em crianças negras.

Zumbi, o Pequeno Guerreiro, o livro conta sobre a criação do Quilombo dos Palmares durou mais de cem anos e seu líder mais conhecido foi Zumbi, que atualmente faz parte da galeria oficial de heróis brasileiros. Como terá sido a infância de Zumbi? Incomodado por essa pergunta e usando livremente sua imaginação, Kayodê cria uma história com muita reflexão, ação e humor. Este livro convida o leitor a fazer uma pequena viagem e traz subsídios para se conhecer um pouco mais a história afro-brasileira.

"Menino de Engenho" de José Lins do Rego (Adaptado para crianças por Walcyr Carrasco) - Embora seja uma leitura mais avançada, essa é uma adaptação de um clássico da literatura brasileira que aborda questões sociais e raciais no contexto do Nordeste brasileiro.

Lembre-se de verificar a faixa etária recomendada para cada livro e escolher aqueles que se adequam ao grupo de crianças com o qual você está trabalhando. Esses livros proporcionam uma excelente base para aprender sobre a cultura afro-brasileira de maneira envolvente e educativa.

Atividades do Projeto

Leitura e roda de conversa: a primeira atividade deve ser significativa para que as crianças entendam o contexto e a importância de se comemorar este dia. Contar a história de como foi formado o Quilombo dos Palmares e de seu herói traz uma luz importante para se comemorar esta semana com entusiasmo, valorizando a importância do dia 20 de novembro. Zumbi, o Pequeno Guerreiro que pode ser encontrado em forma de vídeo no youtube.Aqui

Oficina de produção de cabelos: Escolha uma das histórias apresentadas acima que fale das características do cabelo afro e conte para turma, e em seguida produza uma oficina de penteados como tranças e outros modelos de penteados que valorizem os cabelos crespos.  O objetivo é trazer de uma forma leve e divertida o assunto.

Oficina Qual é a minha cor: Para esta oficina, o professor poderá começar com a leitura do livro "A Cor de Coraline". Logo depois da leitura fazer questionamento sobre o que foi lido, buscando enfatizar a diversidade de traços físicos, observando a tonalidade da pele de cada aluno. O professor entregará desenhos semiprontos de rosto e irá pedir para que eles se representem usando a cor de lápis para pintar o desenho. 👉Folha de atividades no final da página👇 Livro disponível na Amazon

Brincadeiras de origem africanas: Pesquise com os alunos brincadeiras africanas e proponha que brinquem e apresentem essas brincadeiras na Semana da Consciência Negra para os colegas de outras turmas. Veja brincadeiras aqui!

Oficinas Culturais: Realiza oficinas de música, dança e artesanato africanos e afro-brasileiros. Isso não apenas ensina sobre a cultura, mas também promove a apreciação dela.

Reconto de histórias:  Peça aos alunos para criarem um livro recontando a história do Zumbi, o Pequeno Guerreiro. Para as crianças menores poderá ser apresentado em forma de desenhos. Para os maiores desenhos e textos.

Concurso de desenho: Realizar com a turma um concurso de desenho relacionados à temática da Consciência Negra. Isso incentiva a expressão criativa e a compreensão mais profunda da cultura afro-brasileira.

Culinária de origem africana: aproveite o momento para fazer pesquisas junto com os alunos sobre a culinária apreciada no Brasil que são de origem africana. Escolha por votação um prato de origem africana para cozinhar juntos com os alunos da turma.

Desfile de roupas de origem africana: Faça uma pesquisa com os alunos sobre os estilos de roupas que são usados nos países africanos e realize um dia especial durante uma semana da Consciência Negra onde os alunos e professores são encorajados a vestirem roupas tradicionais africanas ou afro-brasileiras para celebrar e honrar a cultura.

Avaliação:

A avaliação se dará com base na participação dos alunos, compreensão demonstrada, criatividade nas atividades e respeito mostrado aos colegas de diferentes origens e minorias. Realize uma assembleia escolar no final da semana para compartilhar o que foi aprendido e realizado durante a Semana da Consciência Negra.

Esse tipo de projeto não apenas educa os alunos, mas também ajuda a criar um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso para todos. Certifique-se de envolver os alunos nas atividades, incentivando a empatia, a compreensão e o respeito.

Folhas de atividades:

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Plano de aula Setembro Amarelo Emoções e Empatia Educação Infantil e Ensino Fundamental


Campanha Setembro Amarelo 


O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Foi criada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A campanha escolheu o mês de setembro para a sua realização porque o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O objetivo do Setembro Amarelo é alertar a sociedade sobre a importância de discutir o tema do suicídio abertamente e sem tabus, além de informar as pessoas sobre os sinais de alerta e as formas de ajudar quem está passando por momentos difíceis. A cor amarela foi escolhida para representar a campanha devido à sua associação com a luz, a esperança e a vida.

Durante o mês de setembro, diversas atividades são organizadas, como palestras, caminhadas, eventos esportivos, seminários, e a iluminação de prédios e pontos turísticos com luzes amarelas, como a forma de chamar a atenção para a causa. Além disso, nas redes sociais e na mídia em geral, são divulgadas informações sobre prevenção de suicídio, recursos de ajuda e depoimentos de pessoas que superaram pensamentos suicidas.

O Setembro Amarelo tem um papel fundamental na quebra do estigma que envolve o suicídio e doenças mentais, encorajando as pessoas a procurarem ajuda e apoio quando estiverem enfrentando dificuldades emocionais. A conscientização gerada por esta campanha é crucial para salvar vidas e promover a saúde mental.
Plano de aula Setembro amarelo

Tema da Aula: Setembro Amarelo

💜Alfabetização

Habilidades da BNCC para o Ensino Fundamental - Ensino Religioso/ 1º ano

(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

Língua Portuguesa / 1º Ano/ Ensino Fundamental/Práticas de Linguagem Oralidade

Escrita

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

Objetos de conhecimento:

O eu, o outro e o nós

Relato oral/Registro formal e informal


💛Educação Infantil

FAIXA ÉTARIA: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: O EU, O OUTRO E O NÓS

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação

Objetivos específicos:

Participar de atividades para a compreensão das emoções, desenvolvendo a empatia e a cooperação com as pessoas a sua volta.

Identificar o tema Setembro Amarelo como momento de reflexão sobre empatia e solidariedade para com o próximo.

Externar seus sentimentos e emoções em relação ao tema através de desenho, escrita e oralmente.

Tempo estimado: 4 aulas


A campanha Setembro Amarelo na escola

Esta campanha é necessária para lidar com questões relacionadas afim de: 

Desenvolver o autoconhecimento: Conhecer a própria saúde mental ajuda os alunos a desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmos, melhorando a autoestima e a autoaceitação.

Resiliência: Educar sobre saúde mental fornece às crianças e jovens ferramentas para desenvolver a resiliência emocional, permitindo-lhes enfrentar melhores desafios futuros.

Desenvolver habilidades sociais como: empatia ao entender as próprias emoções e as dos outros, os alunos desenvolvem empatia, uma habilidade social crucial para relacionamentos saudáveis.

Compaixão: a compreensão das lutas dos outros em relação à saúde mental promove uma cultura de compaixão, onde os alunos são incentivados a ajudar e apoiar uns aos outros.

 


Orientações de como abordar o tema com as crianças pequenas

Como os professores podem explicar sobre o tema:

Primeiro passo explicar sobre os sentimentos e emoções abordar as situações em que cada sentimento mais ocorre;

Validar cada um, mostrando que os sentimentos fazem parte de nós, explicando a importância das emoções biologicamente;

Oferecer ações práticas que façam com que as crianças lidem com as emoções de forma consciente.


Atividade inicial: Introdução (15 minutos):

Comece uma aula perguntando às crianças o que elas sabem sobre emoções e como se sentem quando estão tristes ou felizes.

Apresente o tema do “Setembro Amarelo” explicando que é um mês dedicado a falar sobre sentimentos e emoções, especialmente sobre como ajudar as pessoas que se sentem muito tristes.

Discussão (15 minutos):

Mostre imagens ou cartazes relacionados ao Setembro Amarelo.

Explique o significado do mês e porque é importante falar sobre sentimentos e emoções.

Discuta diferentes emoções que as pessoas podem sentir, como tristeza, felicidade, raiva, etc.

Abra espaço para que as crianças compartilhem suas próprias experiências ou sentimentos, se desejarem.

 

Atividade 2 (20 minutos):

Divididas como crianças em grupos pequenos.

Dê a cada grupo papel e canetas coloridas.

Peça aos grupos que desenhem cartazes ou faixas relacionadas ao Setembro Amarelo, focando mensagens de apoio, empatia e amizade.

Destaque que é importante falar sobre nossos sentimentos e estar atento aos sentimentos dos outros.

Peça aos grupos que desenhem cartazes ou faixas relacionadas ao Setembro Amarelo, focando mensagens de apoio, empatia e amizade.

 

Atividade 3 ( 20 minutos)

Tornando-se generoso:

1- Desenhe aquilo que você gostaria de dar a alguém que você ama muito!

2- Desenhe ou escreva um bilhete a alguém que te deu algo muito especial

3- Pense... e escreva ou desenhe no maior número possível de formas de dizer obrigado a alguém.

4- Desenhe ou escreva em algo que você daria a alguém que você não conhece?





Atividade 4 (20 minutos)

Tornando-se um herói

Pense que você pode ser um herói... Como você pode ajudar as pessoas a sua volta!

Escreva ou desenhe uma mensagem para um amigo que se encontra triste ou desanimado!

Sugestão de frases:

Você é importante para mim! Você não está sozinho!  Juntos somos fortes! Você é importante para nós!


 Avaliação:

A avaliação pode ser feita de forma informal, observando a participação das crianças nas discussões e atividades, bem como a compreensão demonstrada nas mensagens criativas. O objetivo principal é garantir que as crianças tenham uma compreensão básica da importância da saúde mental, empatia e apoio aos outros após a conclusão da aula.

Recursos Necessários:

Cartazes ou imagens relacionadas ao Setembro Amarelo

Papel e canetas coloridas

Recursos audiovisuais (opcional)