Para adquirir livro O Monstro da cores
Modelos de mensagens para volta às aulas no final da página!
Atividade 1
Após contar a história, proponha aos alunos que cada um desenhe a emoção que está sentindo no momento. Para as crianças pequenas que ainda não sabem escrever, peça que mostrem seus monstros e expliquem oralmente as emoções que foram desenhadas por elas. Para trabalhar de forma remota por vídeo chamada, o professor pedirá que os alunos desenhem o monstro das cores representando seu estado emocional naquele momento. Logo em seguida mostrar seus desenhos explicando a emoção que foi desenhada.
Atividade 2
Arrumando as emoções
Forma alternativa para se aplicar está atividade. Poderá ser feita usando copos descartáveis para ser os potes e papeis coloridos cortados em pedaços representando as emoções. O professor poderá distribuir para cada aluno um saquinho contendo papeis de todas as cores das emoções descritas na história. Essas cores (emoções) vão estar misturadas e os alunos vão separá-las em cada copo. O professor poderá colar um pedaço de papel colorido em cada copo para diferenciar as emoções ou mesmo colocar os nomes das emoções nos copinhos.
Para trabalhar de forma remota por vídeo chamada, o professor poderá colocar os recipientes numa mesa e colar os nomes das emoções (ou a cor que representa cada emoção) Também colocará em um recipiente transparente vários papeis cortados (misturados) com as cores que representam as emoções descritas no livro e perguntará aos alunos em que recipiente será arrumado cada emoção. A medida que os alunos forem respondendo o professor distribuirá os papeis coloridos nos recipientes indicados.
Atividade 3
Jogo da memória das emoções
Imprima a cartela duas vezes para construir o jogo. Esse joguinho poderá ser oferecido como dever de casa. O professor poderá colocar esse jogo em saquinhos e dar como lembrancinhas de volta às aulas. Modelos de mensagens para lembrancinhas no final da página. A criança poderá jogar sozinha ou com um familiar. No dia seguinte, o professor irá conversar com as crianças sobre as experiências e nomeando as emoções vistas no jogo.
Como jogar: Vire as cartas para baixo, embaralhe e espalhe pela mesa. Cada jogador deverá levantar duas cartas de uma vez, tentando encontrar o par. Se a segunda carta virada for diferente da primeira, o jogador deverá devolver as duas, com o desenho para baixo, e passar a vez.
Atividade 4
Trilha das emoções
Para esse jogo vai precisar de um dado que poderá ser feito de papelão (modelo abaixo). Tampinhas de garrafas para marcar a casa. Esse jogo poderá ser jogado por duas ou mais pessoas. As tampinhas de cada participante ficam no local da largada. Poderá ser escolhido quem irá sair na frente pelo sorteio. O participante joga o dado e o número que cair vai indicar a casa que o participante irá ficar até a próxima jogada. A cada casa que o participante cair terá que ler a frase e completá-la. E assim vai passando a vez para os demais até que o primeiro que chegar no final da trilha, ganha a partida e os demais terão jogar até completar a trilha.
Formas alternativas de aplicar (para manter o distanciamento social) O professor poderá representar a trilha em um cartaz ou desenhá-la no quadro para que toda turma participe do jogo. Ainda poderá numerar e colocar as frases em um saquinho para sortear um aluno, aquele que for sorteado completará a frase e indicará um aluno para completar a próxima frase. Ou poderá fazer fazer como no jogo anterior, dar para as crianças como lembrancinhas para levar para casa ou como dever de casa e depois compartilhar suas experiências no grupo da sala. Modelos de mensagens para lembrancinhas no final da página.
amei este plano de aula. As atividades são excelentes para trabalhar com as crianças pequenas que é o meu caso. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns! Adorei seu plano estou usando agora nesse retorno às aulas. Amei
ExcluirObrigada, feliz com seu comentário!!! Abraços!!!
ExcluirParabéns pelo seu excelente trabalho!!!
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição!!! Amei seu comentário! Abraços!!!
ExcluirParabéns pelo Blog e pelas atividades.
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição!!! Amei seu comentário! Abraços!!!
ExcluirParabéns você tem me ajudado muito você é maravilhosa parabéns eu que agradeço você.
ExcluirParabéns pelas sugestões. Gostei muito, vou aproveitá-las com minha turma de educação infantil.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar sua experiência!!! Amei seu comentário!!! Abraços!
ExcluirMaravilhosas sugestões. Gostei muito, vou usar todas!!!!
ResponderExcluirObrigada por sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como este! Abraços!
ResponderExcluirCláudia, estou adorando tuas propostas. Sou professora de Educação Infantil, uso muito a literatura infantil para introduzir vários assuntos, principalmente sobre a diversidade. Tenho focado mais nas questões étnico raciais e indígenas. Adoraria ver alguma atividade relacionada a esses assuntos. Grata por compartilhar teus conhecimentos. Sou de Dois Irmãos -RS
ResponderExcluirObrigada por sua visita!!! Muito bom ter você por aqui!!! Obrigada por suas dicas! Tenho planos de aulas no blog nesta linha! Dá uma explorado no blog que vai achar! Abraços!!!
ExcluirClaudia, que show 👏👏👏 parabéns pelo seu maravilhoso trabalho, fiquei encantada mesmo.
ResponderExcluirObrigada seu retorno positivo me deixa muito motivada!!! Gratidão!!!
ExcluirCLAUDIA PARABENS PELO BELISSIMO TRABALHO, me explique melhor esse trecho: Ainda poderá numerar e colocar as frases em um saquinho para sortear um aluno, aquele que for sorteado completará a frase e indicará um aluno para completar a próxima frase. nao terá um ganhador? gostaria de uma ideia para fazer com toda a turma, pois em duplas os alunos podem nao saber ler e fica dificil a professora dar suporte ao mesmo tempo para todos.
ResponderExcluirObrigada por sua visita aqui no nosso BLOG! Para jogar com toda turma o professor poderá fazer como indicado na proposta e não terá um ganhador, mas sim um jogo de cooperação usando somente a frases para completá-la de acordo com a emoção sugerida pela frase. Bom trabalho!!!!
ExcluirChegando agora e já estou amando.
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!
ExcluirQue lindo, muito obrigada por compartilhar, me ajudou muito.
ResponderExcluirBjusss.
Deus te abençoe.
Obrigada por sua contribuição!!! Amei seu comentário! Abraços!!! Amém!!!
ResponderExcluiradorei, pena que não está disponivel o livro em pdf :(
ResponderExcluirJá troquei o link e está funcionando! Obrigada por seu retorno!!!
ExcluirParabéns pelo lindo trabalho.
ResponderExcluirAMEÍ! COLOCA MAIS ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAL
ResponderExcluirObrigada! Valeu a dica! Abraços!
ExcluirOlá Claudia!!! Amei as ideias! Vou compartilhar no Insta. Procurei vc lá mas não encontrei. Como te acho? Beijão
ResponderExcluirObrigada por sua visita!!! Que bom que gostou! Meu Instagram é @PROFISSAOPROFESSORCLAUDIA
ExcluirMuito legal o blog e seu canal tambem. Adorei. Parabens.
ResponderExcluirParabéns!Adorei suas sugestões! Vou utilizá-las em minha aula de retorno para trabalhar o acolhimneto com meus alunos!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar sua experiência! Amei seu comentário! Abraços!!! Amém!!!
ExcluirMaravilhoso esse plano,
ResponderExcluirme ajudou bastante! Obrigada
Obrigada, feliz com seu comentário!!! Abraços!!!
ExcluirClaudia parabens pelas atividades. Como posso adquirir a trilha das emoçoes para impressão?
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição!!! Amei seu comentário! Abraços!!! Clica na foto e baixe no computador e depois poderá imprimir!!!
ExcluirParabéns! Adorei suas sugestões! Vou utilizá-las em minha aula de retorno para trabalhar o acolhimento com meus alunos! OBRIGADA!
ExcluirObrigadaaaaa ❤ Feliz com seu comentário ☺ Abraços@!!
ExcluirAmei! Vou usar TB. Além de tudo abriu muitos leques de ideias na minha cabeça. Super obrigada! 🥰🥰
ResponderExcluirObrigada por sua interação!!! Muito bom ter você aqui!!! Abraços!!!!
ExcluirAMEI SEU BLOG. É INSPIRAÇÃO!!!!
ResponderExcluirAdorei o plano de aula, eu posso utilizá-lo no ensino fundamental anos finais porque estou trabalhando O USO DA MÚSICA PARA MELHORAR A SAÚDE MENTAL DOS JOVENS.
ResponderExcluirClaro!!! Obrigadaaaa!!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!
ExcluirAtividade criativa
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Muito feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!
ExcluirMaravilhoso! Parabéns por tanta dedicação.
ResponderExcluirObrigada!!! Seu comentário me motiva demais!!! Muito bom ter você por aqui!!! Volte sempre!
ExcluirAmei seu plano! Ficou tudo muito leve, para apresentar para as crianças e envolve muitas situado dia a dia. Parabéns! Vou levar essa atividade pra minha sala e compartilhar com minhas colegas de escola.
ResponderExcluir