quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Atividades para o Dia da Mulher Educação infantil e Alfabetização planejamento BNCC


Tema da aula: Dia da mulher

Língua Portuguesa/ 1º ano e 2º/ Ensino Fundamental

Práticas de Linguagem:
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Objeto de conhecimento
Compreensão em leitura

Habilidades da BNCC
(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Objetivos específicos:
Ler e interpretar pequenos textos

Educação Infantil/ faixa etária: 
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Campo de experiências:
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentos da BNCC
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

💖Poderá gostar também: 👉 Lindo Poema Dia da mulher! 


Atividade 1
Aproveitando o tema Dia das mulheres, o professor poderá trabalhar com fichas de leitura como na imagem abaixo contendo a história de mulheres que ajudaram a revolucionar o mundo como a Malala entre outras. O professor poderá utilizar pequenas fichas de leitura para trabalhar a leitura e a compreensão na alfabetização. Fazer a leitura junto com os alunos do texto abaixo e perguntando oralmente sobre o que foi lido. Para os alunos da educação infantil, o professor conversará com a turma sobre o tema levando para sala a imagem da Malala ou de outras mulheres e contando suas histórias.

Mulheres que ajudaram a revolucionar o mundo
Mulheres que ajudaram a revolucionar o mundo apresentadas pela turma da Mônica com a turminha mais famosa dos quadrinhos! A exposição Donas da Rua da História, criada por Mauricio de Sousa Produções. Mais informações aqui!


Fichas de leituras

Fonte da imagem: https://www.pngwing.com/pt/free-png-pkkgv/download


Fichas de leitura 

Atividade 2 
Para os alunos da Alfabetização a ideia é escrever algumas frases apresentando uma mulher inspiradora  e escrever os 3 adjetivos para essa mulher. Os alunos poderão expressar sobre as mulheres que expiram suas vidas como: suas mães, tias, avós, irmãs entre outras. Para os alunos da Educação Infantil a proposta será para que os alunos apresentem oralmente a mulher inspiradora e desenhem as três qualidades da mulher inspiradora para eles.   Mais atividades 👉Atividades para o dia internacional da mulher

Atividade 3 
Nesta atividade, o aluno desenhará os traços da mulher inspiradora como cabelos, olhos, boca, nariz e acessórios como brincos, lenços, cordões, arranjos de cabeças e outros. Essa atividade poderá ser aplicadas para as modalidades da educação infantil e ensino fundamental. 

Atividade 4 
Fazer uma homenagem para a mulher inspiradora descrita e desenhada pelos os alunos nas tarefas anteriores. O aluno escreverá seu nome e o nome da mulher inspiradora. 


Fontes de consultas

11 comentários:

  1. Parabéns pelo seu trabalho me ajudou muito 👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ,seria melhor se publicasse o plano exclusivamente para o maternal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua contribuição!!! Assim que tiver para essa faixa etária postarei aqui!!!

      Excluir
  3. Adorei as atividades! Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a ajuda, me auxiliou no planejamento de minha aula.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pela atividade amei!

    ResponderExcluir