"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quarta-feira, 8 de março de 2017

Plano de aula: dúzia e meia dúzia


                                                                                    Por  Larissa de Oliveira Lima

Série: 2º ano do Ensino Fundamental
Área do conhecimento: Matemática

Tema da aula: Dúzia e meia dúzia

Objetivos:
Traduzir o vocábulo dúzia, relacionando-o a um conjunto formado por 12 elementos.
Traduzir o vocábulo dúzia, relacionando-o a um conjunto formado por 06 elementos.

Conteúdo: Dúzia e meia dúzia

Desenvolvimento da aula:

1.     Incentivo inicial: Conversa dirigida sobre dúzia e meia dúzia. Perguntando aos alunos se já ouviram sobre o assunto e os aproximando do seu uso no seu dia a dia.  
2.     Explicação: Utilizando caixas de ovos, uma de doze e outra de seis. O professor  irá mostrar aos alunos como relacionar o termo dúzia e meia dúzia a sua quantidade. Duração da atividade aproximadamente (10min)

Atividade 2 – Duração da atividade aproximadamente (30 min)
 Exercícios de fixação:
Atividade 3 - Duração da atividade aproximadamente (20 min)
Responda as perguntas abaixo

a) Amanda está muito feliz pois completou uma dúzia de bonecas em sua coleção. Quantas bonecas ela tem agora em sua coleção?
 Desenhe a dúzia de bonecas de Amanda:






b) Se em uma cesta há uma dúzia de bananas então, posso dizer que tenho quantas bananas?
A)10   B)11    C)12     D)13

Recursos: Caixa de ovo, folha xerocada com as atividades, quadro e pilot

Avaliação: Será feita mediante a observação quanto à participação, ao interesse e o desempenho nas atividades propostas, durante a aula.

Referências das atividades:
Disponível em:
http://adoletadoabc.blogspot.com.br/2012/07/duzia-e-meia-duzia.html
Acesso em: 8/3 de 1017

Nenhum comentário:

Postar um comentário