sábado, 14 de abril de 2018

Como fazer um bom projeto de pesquisa e iniciar o TCC

Ao iniciar um curso em qualquer área, a primeira preocupação  frequente é como  fazer o temido TCC!  As perguntas são muitas e,  muitas vezes, o professor orientador não consegue dar conta de tantas dúvidas. Aprender as técnicas e métodos da pesquisa científica não é um "bicho de sete cabeças" como muitos acreditam. Desmistificar e se apropriar dos conhecimentos referente à pesquisa é um passo decisivo para que a sonhada formatura aconteça!

Antes de tudo é preciso escolher o tema da pesquisa a ser desenvolvido. O tema da pesquisa deve ser escolhido de acordo com os interesses do pesquisador. O tema a ser desenvolvido deve suscitar interesse tal que se tenha vontade de conhecê-lo.  Não adianta fazer sua pesquisa sobre um tema fora da área de interesse do pesquisador, pois tornará o trabalho mais difícil e desgastante. Como fazer seu TCC

Projeto de Pesquisa

A melhor forma de começar  um TCC  é fazer um caminho para chegar a solução do problema a ser resolvido. Este caminho é chamado de projeto de pesquisa. Um projeto bem feito levará a uma pesquisa bem sucedida, consequentemente,  um produto final de qualidade. Um projeto de pesquisa deve possibilitar respostas aos seguintes questionamentos. O que vai realizar? Porque? Como? Por quanto tempo? Para quê?  Quem realizará?

O projeto será a introdução do seu relatório de pesquisa, além ser o roteiro a ser seguido tornando o trabalho bem fácil de ser desenvolvido, dai a importância de se fazer o projeto antes de começar a pesquisar sobre o tema pretendido.

Projeto de Pesquisa em Vídeo 



Para ser fazer um projeto de pesquisa deve se seguir alguns passos:

Título da pesquisa e sua escolha
O título corresponde uma a uma síntese do trabalho, deve se considerar o seu poder de instigar a curiosidade do leitor e a sua pertinência ao conteúdo da pesquisa.
Exemplo de título de pesquisa:
Repetência escolar: causa e consequência

Introdução
O que vai se realizar? Porque? Deve-se apresentar o tema da pesquisa, o problema, o problema a ser pesquisado e a justificativa.

O problema deve ser colocado em forma de questionamento, ou seja, a presentação deve ser em forma de perguntas. Exemplo de problema:
Porque as crianças de classes sociais mais baixas apresentam dificuldades na alfabetização?

Apresenta-se, também, as hipóteses que devem ser confirmadas ou refutadas na pesquisa. As hipóteses constituem afirmações pré-concebidas acerca do problema a ser pesquisado.
Exemplo de hipótese para ao problema apresentado.
As crianças de classes sociais mais baixa encontram dificuldades na alfabetização por não ter convivido com o mundo letrado na pre escola.

Justificativa:
Nesta etapa será descrita a relevância social do tema pesquisado. Deve-se neste item justificar a escolha do tema argumentando de sua importância social  de dos possíveis benefícios para área educacional ao pesquisar este tema.

Objetivos: ( Para quê) Indica-se o que se deseja realizar, O que se pretende alcançar. Divide-se em :
Objetivos geral
Objetivo e específico

Definição de objetivos: 
Para elaboração dos objetivos gerais e específicos, utilizam-se verbos no infinitivo, segundo o que se pretende pesquisar.
Geral se indica na forma genérica o objetivo a ser alcançado com a pesquisa. Deve-se utilizar verbo de sentido amplo, no infinitivo.
Seguindo os exemplos anteriores:
Analisar as dificuldades de alfabetização de crianças de classes sociais mais baixas.

Objetivos específicos:
São detalhamentos do objetivo geral, indicando de forma operacional o que se pretende realizar nas pesquisas.
Seguindo os exemplos anteriores:
Traçar os perfis das crianças a partir das observações e dos dados levantados.
Levantar as histórias de vidas dessas crianças.

Revisão da literatura:
É bom que se faça uma pesquisa exploratória sobre o tema, procurando analisar os autores que escreveram sobre o mesmo assunto. Nesta parte faz se uma análise comentada de tudo o que foi escrito sobre o assunto a ser pesquisado. Procurando estabelecer um enfoque convergente ou divergente sobre os autores analisados. O pesquisador fará uma breve menção do que será discorrido na pesquisa propriamente dita. Indicando em poucas linhas o seu posicionamento sobre o tema, algumas citações como sugestão para desenvolvimento da futura pesquisa.

Metodologia
(Como? Onde? Com quem?) Os procedimentos metodológicos  ou método devem mostrar como será realizada a pesquisa, ou seja, que procedimentos metodológicos  se pretende, explicando o tipo de abordagem de pesquisa que se realizará: qualitativa, quantitativa, etc.. 

Cronograma: 
Nesta etapa se indica cada etapa da realização da pesquisa, fazendo a previsão das etapas a serem realizadas. do início a execução da pesquisa. O que pode ser elaborado através de um quadro esquemático da escolha do tema até apresentação do trabalho.

Referências:
As  referências bibliográficas são obras que se pretende consultar ao longo da pesquisa. E devem ser descritas no projeto de acordo com as normas da ABNT. 

Anexos: 
Neste item são anexados todos os instrumentos que se pretende utilizar para execução do projeto: questionários, fichas, roteiros e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário