Professora Claudia Corrêa |
Olá! Meu nome é Cláudia Corrêa, sou professora e o meu trabalho é
formar novos professores. Já atuei no magistério do Ensino Fundamental no primeiro
seguimento. Atualmente trabalho no curso de formação de professores no Ensino
Médio Modalidade Normal.
Há algum tempo venho pesquisando e estudando este tema. Quero compartilhar com vocês experiências e informações que reuni sobre assunto para ajudar professores iniciantes em sua tarefa diária na sala de aula.
Muito obrigada por sua visita aqui no nosso Blog Profissão Professor!
Se gostou ou tem uma experiência sobre assunto, compartilhe conosco deixando um comentário!
O que é disciplina?
Primeiro é preciso entender que a indisciplina é a
transgressão de dois tipos de regra. O primeiro são as morais construídas
socialmente, com base nos princípios que visam o bem comum, os princípios
éticos que são estabelecidos pela ordem social. Por exemplo não xingar, não
bater. São princípios éticos que devem se manter a qualquer custo. O segundo
tipo de regra é de convenção instituída e definida por um grupo como objetivos específicos
que são associadas ao bom andamento da aula. Exemplo: uso de celular, conversa
durante aula.
As queixas mais frequentes das escolas em relação a
indisciplina são sempre as mesmas, crianças que não são educadas pelos pais
como deveriam ser... respeito aos colegas, aos professores e ao ambiente de
convivência coletiva são princípios que deveriam ser ensinados pela família e
nisso devemos concordar. Regras morais devem ser ensinadas pela família aos
seus filhos e, muitas vezes, a família tem perdido o controle da educação de
seus filhos e delegado essa tarefa à escola.
Nesta perspectiva, o professor acaba sendo responsável por impor limites e regras na sala de aula que devem ser seguidas pelos alunos para que o aprendizado aconteça. E, muitas vezes, é uma tarefa estressante e cansativa, quando não se tem um norte a seguir. Pensando nisso, fiz um vídeo para ajudar os professores iniciantes a organizar e manter uma rotina de disciplina, aprendizagem e interação positiva na sala de aula.
Professor, entenda que sem ajuda, a criança não aprende o
valor das regras
A construção, reavaliação e manutenção das regras deve ser
uma constante na tarefa do professor. O respeito as regras são a base do
convívio em sociedade. As crianças não enxergam a utilidade das regras que não
se sustentam. Elas não sentem a necessidade de respeita-las e isso acaba por
criar um ambiente de desorganização, no qual o professor não encontra o
equilíbrio necessário para ensinar e ter êxito em seu trabalho. Muitas vezes, o
professor se sente cansado e impotente diante da situação, pensando em até
desistir do magistério.
Fonte de consulta:
Revista Nova escola - Indisciplina Como se livrar dessa amarra e ensinar melhor Edição de outubro de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário