sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Plano de aula: Trânsito Semáforo para Educação Infantil BNCC


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Plano de aula elaborado para educação infantil para que o aluno identifique o semáforo como sinal de trânsito para a segurança dos motoristas e pedestres. Reconhecer e diferenciar as cores do semáforo associando as suas funções para um trânsito seguro.
Mais planos de aula para você: 



Tema da aula:  
Sinalização de trânsito: Semáforo 

Campo de experiências   
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Corpo, gestos e movimentos 

Faixa etária da Educação Infantil
 Crianças pequenas 4 a 5 anos e 11 meses

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas

Objetivos da aula:
Expressar-se oralmente sobre o tema da aula. 
Utilizar a escrita espontânea para escrever palavras. 
Criar um semáforo com os desenhos das mãos.
Desenhar um trajeto, observando sinalização de trânsito e pontos de referências. 
Identificar o semáforo como sinal de transito para a segurança dos motoristas e pedestres.
Reconhecer e diferenciar as cores do semáforo associando as suas funções para um transito seguro.

Veja o vídeo educativo👇 pronto para usar com sua turma 👇clicando na imagem!

Incentivo inicial:
Música da Xuxa Dirigindo meu carro

Dirigindo meu carro,
Dirigindo meu carro,
Eu vou a praia dirigindo,
O meu carro,
Sinal vermelho,
Parou,
Como é que faz o barulho do para-brisa?
Xiu-xiu-xiu,
Sinal vermelho,
Parou,
Como é que faz o barulho da buzina?
Bi-bi-bi,
Sinal vermelho,
Parou,
Como é que faz o barulho do motor?
Brum-brum-brum.

Vídeo da música Dirigindo meu carro

Atividade 1
Apresentar o semáforo a turma  explicando as cores e suas funções. Deixar que as crianças discutam sobre o tema. 


Resultado de imagem para semáforo atividade 


Atividade 2 
Aprendendo o significado das cores do semáforo
Propor as crianças uma série de perguntas utilizando o semáforo como sinal para seguir e parar. O sinal vermelho significa que o motorista deve parar, o amarelo atenção o sinal está preste a se fechar, necessitando cautela e o verde o motorista pode seguir em frente, está livre. 
Simular algumas situações que aconteceria no trânsito. Converse com as crianças sobre a atividade, dizendo que para brincar devem seguir algumas regras. Eles vão ser os carros no trânsito.  E que se desobedecerem serão multados, tendo que ficar na garagem.  
Colocar as crianças em fila como se fosse o ônibus. A fila vai andar e a medida que o professor falar , a fila anda, diminui o ritmo ou para.
O ônibus corria pela cidade com muitos passageiros em seu interior. Ele vinha pela pela rua de repente o sinal ficou amarelo! Logo em seguida o sinal ficou vermelho. Minutos depois o sinal ficou verde. Agora troque o ônibus pelo carro (os alunos vão fazer individual)  O professor vai fazer a mesma situação com os pedestres. Joana estava andando pela rua e precisava atravessar, o sinal está vermelho o que joana deve fazer? O sinal ficou verde e agora ela pode atravessar? 
Atividade 3 
Propor aos alunos que façam o seu próprio semáforo para brincar em casa com seus familiares.  O semáforo pode ser feito com qualquer  material que a criança tiver em casa , ser o for o caso de aula remota.  

Semáforo com carimbo das mãos

Passo a Passo:
  • Pintar toda mão do aluno e carimbar na folha ofício branca;
  • Recortar a mãozinha em circulo;
  • Colar no painel de EVA
  • Fazer a estrada ao lado com pedaços de EVA branco.
Imagem relacionada
http://valarteehabilidade.blogspot.com

Atividade 4 
Criando... 
O aluno desenhará o trajeto que ele faz da sua casa até chegar a escola. Outro lugar que o aluno frequente. Peça ao aluno para colocar os detalhes que ele encontrar pelo caminho: carros, praças, viadutos, pontos marcantes de sua cidade e outros. Depois do desenho pronto ele irá compartilhar seu desenho contando para os colegas sobre seu desenho. 
    
Materiais: 
Vídeo: Dirigindo meu carro, Letra da música,  EVA, cola, tinta guache, folha branca.  

Avaliação:
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades.

Referências:
Fonte da atividade Semáforo com os carimbos das mãos:
Letra da música: Dirigindo meu carro: https://www.letras.mus.br/xuxa/946466/

15 comentários:

  1. ÓTIMO PLANO.OBG.DEUS ABENÇOE SEU TRABALHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Amém!!! Volte sempre!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Amém!!! Volte sempre!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!

      Excluir
  4. Muito obrigado!
    Você me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA! EXCELENTE PLANO... PARABÉNS... DEUS ABENÇOE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaaa!!! Muito motivada com seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui! Amém!!!

      Excluir
    2. Obrigada , estava perdida ,.sem.saber o.que trabalhar, vendo.suas atividades , abriu um.leque de ideias.obrigada novamente.bkos

      Excluir
  6. Parabéns pelo excelente material!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom os planos de aula , mais estou iniciando por agora então não tenho muita ideia. Ser puder esta me ajudando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!

      Excluir
  8. Amei muito essa atividade

    ResponderExcluir