segunda-feira, 27 de maio de 2019

Atividades artísticas com desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Tema: Artes em  desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura 

Campo de experiências da BNCC: 
Traços, sons, cores e formas

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Público Alvo: 
Educação Infantil 4 e 5 anos e Ensino Fundamental I (adaptar as atividades de acordo com a faixa etária).

Tempo estimado: 8 aulas 

Objetivos de aprendizagem:

Expressar-se  por meio das artes suas percepções e opiniões sobre determinado objeto do conhecimento. 
Comunicar suas ideias e opiniões  sobre as diversas manifestações artísticas. 
Vivenciar as diferentes formas de expressão artísticas e suas linguagens.   

Desenho 
Uma das principais funções do desenho no desenvolvimento infantil é a possibilidade que oferece de representação da realidade. Trazer os objetos vistos no mundo para o papel é uma forma de lidar com os elementos do dia a dia.  Desenhar é uma maneira de comunicar-se, portanto, mesmo que os traços sejam entendidos apenas pela criança, ela está expressando sua opinião

Atividade 1 
Usar o desenho como forma de representação 
Faça a leitura de um história e incentive a criança a recontar a história em forma de desenho. Para crianças maiores incentive a mudar o gênero da história por exemplo: proponha aos alunos que transforme, por exemplo, um conto de fadas em história em quadrinhos. Não precisa ser um exímio  desenhista para fazer um quadrinho, podem ser usado os "bonecos palitos" para representar os personagens. 


Pintura 
A pintura na educação infantil levará a criança ao tocar no pincel e fazer movimentos sobre uma superfície, assim começará a conhecer e aprimorar a sua coordenação motora, conhecer novas cores, desenvolver novas formas através da sua imaginação e podendo explorar esta forma de arte, não apenas com o pincel, mas com as mãos também.

Atividade 2
Use a releitura para encantar as crianças
Releitura e fazer uma nova interpretação baseada em uma obra de arte que já existe ( escultura, pintura, conto, peça, etc), é transformar, recriar. Fazer uma releitura consiste na criação de uma nova obra a a partir de outra já existente acrescentado seu estilo próprio e visão sobre a original, e claro sem fugir da ideia/tema central..Para saber mais sobre releitura 
Proponha a turma  que faça também uma releitura da obra de Romero Brito (Mona Cat) Fale com a turma a respeito da obra de Romero Brito que é uma releitura do quadro Monalisa  de Leonardo Da Vinci. Usando a tinta e pincel estimule as crianças criarem também a sua versão de Monalisa.  


Colagem
A colagem é uma técnica de arte, através da qual, podemos ensinar às crianças muito sobre simetrias, formas e figuras geométricas. Qualquer material que tenhamos em casa pronto a ser descartado pode ser bem vindo para realizar a tarefa: papeis, revistas, botões, palitos… E, claro, tesoura e cola. Olha que linda e barata para fazer com os pequenos!  Para mais ideias sobre esta arte visite o Blog Sala de Aula  

Atividade 3 
Colagem com jornais 
Imagem relacionadaImagem relacionadaResultado de imagem para arte em colagem de jornal educação infantilImagem relacionada

Dobradura 
Benefícios da dobradura para o desenvolvimento infantil: 
Auxilia na expressão artística;
Desenvolve a autoestima;
Promove a integração social;
Proporciona a sensação de bem-estar;
Aumenta a concentração. Para ver mais dobraduras como estas, super fáceis de fazer com papel circular clique aqui!

Atividade 5
Ilustrando histórias com dobradura 
Após contar uma história, o professor irá propor aos alunos que ilustrem a história contada usando a técnica da dobradura. Os alunos poderão criar um livro fazendo ilustração com os  personagens  da história em forma de dobradura. A dobradura é uma técnica versátil e fácil de ser usada pelos pequenos. 


Escultura de massa de papel machê 

A modelagem é uma atividade que provoca e mobiliza o pensamento espacial. Modelar provoca componentes cognitivos, sensitivos e expressivos diferentes dos mobilizados pelo desenho. Diferente da massa de modelar comprada a massa de papel machê a criança pode modelar a sua escultura e após secar pintar e levar para casa. 

Receita da massa de papel machê sem cola e com farinha de trigo
A receita com farinha de trigo deixa a peça mais dura quando seca.
Ingredientes:
1 litro de água
500 g de farinha de trigo
Jornal ou papel de seda picado
Acrescente progressivamente a água ao papel picado, evitando grumos. Deixe descansar por 12 horas. Esprema para retirar o excesso da água e adicione a farinha de trigo, até formar uma massa homogênea. Para que a peça fique mais dura, faça diferentes camadas de massa de papel machê. Para saber mais!

Vídeo de como fazer a Massa de papel machê

Atividade 6 
Escultura de papel machê
Professor, você pode usar a atividade de modelar agregando conteúdos que estão sendo trabalhados em outras disciplinas. Ao contar uma história poderá  propor a turma que modele os personagens em 3D. Ao trabalhar o tema animais poderá propor aos alunos que modele os animais para representa-los em seus habitats, por exemplo. Bom trabalho!   

Fonte de consulta 
https://novaescola.org.br/conteudo/121/o-desenho-e-o-desenvolvimento-das-criancas
https://www.dombosco.com.br/noticias/a-importancia-do-desenho-na-educacao-infantil.html
http://www.criandocomapego.com/atividades-de-recorte-e-colagem-para-fazer-com-as-criancas/
https://piquiri.blogspot.com/2014/11/arte-com-jornal-i.html
https://www.fazfacil.com.br/artesanato/receitas-fazer-papel-mache/

Nenhum comentário:

Postar um comentário