sexta-feira, 17 de maio de 2019

Plano de aula: como falar de bullying na escola de acordo com a BNCC


Tema: Bullying

Campo de experiências da BNCC:
O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Público Alvo:
Educação Infantil 4 e 5 anos. Também pode ser trabalho com Ensino Fundamental I (adaptar as atividades de acordo com a faixa etária).

Tempo estimado: 6 aulas

Objetivos específicos 
Reconhecer a prática do bullying como atitudes negativas que pode ferir as pessoas.
Demonstrar empatia pelos colegas de classe através de atitudes positivas.
Identificar as ações que podem caracterizar a prática do bullying. 
Apresentar um musical para sensibilizar crianças e adultos sobre o tema.


Como falar de bullying na escola?
Uma professora jogou uma maçã no chão e depois pediu que os alunos xingassem a maçã. Ela mostrou a maçã para os alunos e comparou com uma outra maçã que parecia ser igual, mas havia recebido elogios. Quando ela abriu as duas maças, seus alunos tiveram uma surpresa. Isso também acontece com quem ouve palavras feias. As vezes a pessoa que fala não percebe que feriu, mas quem foi ofendido fica ferido por dentro.

Quer saber como falar de bullying para crianças da educação infantil ou ensino fundamental? Quer saber o que é bullying? Está com dificuldades de conversar sobre preconceito na escola? Assista essa contação de história e mostre para seus alunos. É um ensinamento muito bacana sobre Bullying na escola de educação infantil ou ensino fundamental.

É uma ideia interessante para trabalhar o preconceito em sala de aula, afinal as vezes é difícil lidar com bullying na escola. Marina Bastos

A professora britânica Rosie Dutton encontrou uma criativa e bem eficaz maneira de se falar com as crianças sobre os efeitos do bullying
Ela só precisou de duas maçãs. Para saber mais sobre esta história

A dinâmica da maçã pode ser usada com a Educação Infantil e Ensino Fundamental

Incentivo Inicial:

Vídeo Vermelhinha ou Vermelhona - Como falar de Bullying na escola?

Após assistir ao vídeo faça perguntas para crianças sobre a história observando as duas atitudes que viram. Mostre a elas que as maças da história representam o coração das pessoas, e quando maltratamos alguém usando palavras que ofendem, o coração fica machucado e quando usamos palavras de elogio o coração fica feliz! Deixe que elas percebam que existem atitudes e palavras que entristecem os corações das pessoas e que as atitudes positivas alegram os corações das pessoas. O professor perguntará aos alunos o que são palavras de elogios e também perguntará o que não são. Pergunte, também, quais atitudes machucam os corações das pessoas.
Atividade 1

Dinâmica: Dizendo palavras de elogios

Objetivos: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade, usar a prática do elogio, dizendo uma qualidade sobre o colega.
Material:  Fichas ou crachás com os nomes das crianças participantes e uma caixa para colocar os crachás
Tempo aproximado: 15 minutos
Como fazer:
Colocar todos os crachás em uma caixa;
As crianças se sentam na roda e a professora fica com um apito;
A caixa vai passando e quando ouvir o apito, o aluno abre a caixa e pega uma ficha/crachá e diz alguma qualidade do colega escolhido pelo nome para os outros adivinharem quem é.
(Adaptado) Para saber mais!

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Atividade 2
Árvore do elogio 
O professor construirá uma árvore do elogio e colocará envelopes (um por aluno) pendurados nela . O professor fará sorteio do nome do aluno que começará a brincadeira tirando um envelope da árvore. O aluno lerá o elogio que está dentro dele, ( se forem alunos da educação infantil o professor poderá ler para eles). E o aluno dirá para quem ele indicará aquele elogio, assim o aluno que foi indicado deverá indicar outro colega até terminar a brincadeira. (Adaptado) Para saber mais! 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/



Atividade 3
Recebendo elogios 
Observação: Essa dinâmica é para ser trabalhada como os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental
Objetivos:  Demonstrar sentimentos através de palavras de elogios.
Tempo aproximado: 15 minutos
Material uma folha, caneta hidrocor e um pedaço de fita crepe para cada participante
Como fazer: Cada criança cola uma folha nas costas com fita crepe e fica com uma caneta nas mãos ao som da música andam pelo espaço
Quando a música parar, escrever uma palavra de elogio/qualidade nas costas de um colega que estiver mais próximo. Depois de algumas vezes, o professor para a brincadeira e pede que os alunos retirem o papel das costas e leiam o que os colegas escreveram sobre ele. Faça um mural juntos com os alunos para compartilhar o trabalho com as outras turmas da escola. (Adaptado) Para saber mais!
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/


Atividade 4
Música para cantar e dançar! Faça um musical com sua turma para apresentar a comunidade escolar. Música com ritmo dançante, fácil de aprender, as crianças vão amar! 

Música Cristina Mel - Bullying, Sai Pra Lá




Bullying, Sai Pra lá

Meu cabelo, meu nariz, minha orelha e barrigão

Apelidos que machucam eu não quero ouvir não
O meu pé, meu corpicho, minha boca ou dentão
Apelidos que machucam eu não quero ouvir não
Deus me ama
Eu me amo, bullying sai pra lá
Bullying sai pra lá!

O preconceito está nos olhos daquele que me vê
Respeito é bom e eu gosto vou avisando a você
Cada um tem seu jeitinho todo lindo de ser
Somos todos exclusivos feitos a imagem de Deus

Deus me ama
Eu me amo, bullying sai pra lá
Bullying sai pra lá!
Como amar ao próximo
Se eu não me amo

Eu me aceito como sou
Eu sou lindo do meu jeito
Eu sou lindo do meu jeito!

Deus me ama
Eu me amo, bullying sai pra lá
Bullying sai pra lá!
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Materiais:
Vídeo Vídeo Vermelhinha ou Vermelhona - Como falar de Bullying na escola? Vídeo Bullying, Sai Pra lá.

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Fonte de consulta:

22 comentários:

  1. muito interessante seus planos, obrigada por compartilhar boas ideias enquanto tema tão atual e importante para estar trabalhando com as crianças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua avaliação!!! Seu feedback Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!!

      Excluir
    2. Parabéns Profa. Claudia pelo um trabalho com clareza, objetividade e técnico. Prof. Dr. Fernando Joaquim.

      Excluir
  2. Excelente! Parabéns e obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela clareza das explicações. Excelente! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu feedback! Feliz em poder compartilhar!!! Muito bom ter você por aqui!!!

      Excluir
  4. Obrigada por compartilhar suas atividades.

    ResponderExcluir
  5. Amei suas aulas, não conhecia a música da Cristina Mel. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaaa!!! Muito motivada com seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Obrigadaaaaaa!!! Amei com seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!

      Excluir
  7. Obrigada Claudia!!! Você é uma bênção nas nossas vidas. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amei o seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!

      Excluir
  8. Parabéns pelo empenho,me ajudou muito.
    Amei seu planejamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Volte sempre!

      Excluir
  9. De excelência esse material, parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Oi bom dia! Passei aqui para dizer que amei o plano muito bom e bem dinâmico.

    ResponderExcluir
  11. Amei . Vou fazer como introdução do meu projeto Bulling.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu comentário me motiva muito!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!

      Excluir