sexta-feira, 28 de junho de 2019

Plano de aula corpo e movimento para educação infantil de acordo com a BNCC

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Campo de Experiências da BNCC:
Corpo, gestos e movimentos 
Traços, sons, cores e formas

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular 
(EI03CG01)  Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

Público alvo: 
Educação Infantil - Pré escolar idade 4 e 5 anos

Tempo estimado: 4 aulas 


Objetos de aprendizagem:
Expressão sonora (audição das músicas), expressão corporal livre acompanhados por instrumentos de percussão

Objetivos de aprendizagens:
Adequar movimentos a mudanças rítmicas.
Discriminar estímulos sonoros.
Construir instrumentos de percussão a partir de materiais recicláveis. 
Utilizar os sons dos instrumentos produzidos durante as danças. 

Orientações 
Escolha as músicas de acordo com as preferências das crianças
Construa junto com as crianças instrumentos de percussão para acompanhar as performances das crianças.
Converse com as crianças sobre as atividades que serão realizadas, contando sobre os instrumentos de percussão que serão construídos por elas para realizar as atividades de música e dança.

Primeira etapa:
Apresentar para as crianças os instrumentos de percussão na forma de imagem, vídeo ou levar alguns instrumentos reais para que as crianças observem e manipulem  esses instrumentos.

O que são instrumentos de percussão?
Os instrumentos de percussão são todos aqueles que produzem som ao passarem por impacto, agitação ou raspagem. Esse processo pode acontecer tanto com o auxílio das mãos como de outros itens específicos. A maior parte dessa família tem uma função rítmica – como o tambor, por exemplo – mas também existem instrumentos com função melódica e harmônica – o xilofone é um exemploPara saber mais sobre o assunto!


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Segunda etapa
Construção de instrumentos de percussão
Propor aos alunos que construam instrumentos de percussão com materiais recicláveis como: chocalhos, tambor, maracas, xilofone e outros. Explique para crianças que os sons desses objetos são causados pela vibração ou percussão por batidas, fricção ou embalos. Dicas para a construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis aqui!




Terceira etapa
Seleção das músicas 
Depois da construção dos instrumentos, o professor fará uma pesquisa com os alunos sobre as músicas que os alunos da turma se identificam ou poderá também a presentar músicas que a turma não conhece ainda. O professor selecionará as músicas que os alunos mais gostaram para fazer a atividade. 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/


Quarta etapa
Orientações  
Para fazer essa atividade certifique que o local é adequado para o movimento das crianças, para a dança precisará de uma espaço amplo de acordo com o número de crianças.

1- Audição das músicas 
O professor colocará as músicas para tocar e incentivará as crianças ouvirem os sons e aos poucos sentirem a melodia,  elas começarão a cantar mesmo que o professor não solicite. 

2- Tocar os instrumentos de percussão
Em seguida o professor incentivará aos alunos que além de cantar que elas usem seus objetos de percussão para acompanhar o ritmo e sentir a vibração da música. 

3- Dançar livremente
Logo depois o professor pedirá as crianças que também dancem livremente embalados pelo som da música. As músicas selecionadas podem ser em um ritmo lento, no início, crescendo para rápido e retornando ao lento.

4- Seguindo a batida 
Em seguida as crianças devem e fazer movimentos sugeridos pelo professor seguindo a batida e a velocidade da música. Ajude as crianças a perceberem como a velocidade da música aumenta e diminui, e varie também o volume para que eles alternem seus movimentos de acordo com a intensidade e o ritmo do som. 


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/


Observação e registro: 
O professor observará as reações das crianças em relação ao ritmo da música, aos instrumentos, aos movimentos da música e interação entre os colegas de classe. O registro acompanhará as observações das crianças em relação a brincadeira  na roda de conversa após a execução da atividade. 

Materiais utilizados:
Pendrive com as músicas, caixa de som, materiais de sucata para a produção dos instrumentos de percussão.
Fonte de consulta:
Livro I A nova Pré escola Histórico da Educação pré escolar - Orientações metodológicas 
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

21 comentários:

  1. Ótimos os planejamentos.
    Seria maravilhoso receber planejamentos para 1,2 e 3 anos também.
    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Bacana esse plano de aula. Gostaria de plano de aula para a turma do 5ano Fundamental,por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nosso blog é especializado em planos de aulas para educação infantil e alfabetização!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Faz uma observação para crianças portadoras de necessidades especiais.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Obrigada por sua contribuição!!! Amei seu comentário!!! Abraços!!!

      Excluir
  6. Quanta generosidade em compartilhar tantos conhecimentos... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!

      Excluir
  7. Gostaria de agradecer pelo ótimo plano de aula.

    ResponderExcluir
  8. Adorei as atividades! Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu retorno! Fico imensamente feliz em poder compartilhar!!! Abraços!!!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Obrigada por seu feedback! Fico imensamente feliz em poder compartilhar!!! Abraços!!!

      Excluir