Campo de experiências da BNCC:
Eu, outro e nós
Público Alvo: Educação Infantil 4 e 5 anos
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Objetivos de aprendizagem para a Educação Infantil
Identificar e valorizar as características de seu corpo e respeitar as características dos outros.
Ciências 1º ano - Vida e evolução - Corpo humano
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças
Objetivos de aprendizagem para o 1º ano Fundamental
Identificar e comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização do outro
Livro em pdf aqui! Para adquirir o livro aqui!
Atividade 5
Materiais:
Avaliação:
Eu, outro e nós
Público Alvo: Educação Infantil 4 e 5 anos
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Objetivos de aprendizagem para a Educação Infantil
Identificar e valorizar as características de seu corpo e respeitar as características dos outros.
Ciências 1º ano - Vida e evolução - Corpo humano
(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças
Objetivos de aprendizagem para o 1º ano Fundamental
Identificar e comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização do outro
Cada um com seu jeito, cada jeito é de um! Texto de Lucimar Rosa Dias e ilustrações de Sandra Beatriz Lavandeira. Editora Alvorada, 2012.
O livro infantil conta a história de Luanda, uma menina negra muito sapeca e vaidosa, que adora o seu cabelo crespo onde envolve todas da família nos diversos penteados que inventa para desfilar sempre linda na escola. Foi seu pai quem escolheu esse nome para ela por acreditar que ela seria tão linda quanto à cidade africana que ele conheceu quando era jovem. A leitura promove o reconhecimento e a valorização das diferenças e das características pessoais que fazem de cada indivíduo um ser único e que deve se amar do jeitinho que é.
Após contar a historia "Cada um com seu jeito, cada
jeito é de um!" Questione as crianças sobre
a características físicas da menina. Pergunte sobre seus cabelos, sua
cor, sobre sua altura etc. Ajude as crianças observarem em si mesma e nos colegas
características semelhantes e também diferentes que os amigos possam
ter. Os alunos devem observar que as diferenças fazem parte da coletividade e que as características pessoais de cada indivíduo fazem dele diferente e único.
Minhas características
Leve para sala de aula um espelho para que cada criança possa se olhar dizendo suas características físicas como: meus olhos são... meus cabelos são.. a minha pele é... etc. Feito isso o professor entregará a folhinha abaixo para que eles marquem suas características.
Leve para sala de aula um espelho para que cada criança possa se olhar dizendo suas características físicas como: meus olhos são... meus cabelos são.. a minha pele é... etc. Feito isso o professor entregará a folhinha abaixo para que eles marquem suas características.
Auto retrato
Cada aluno desenhará a si mesmo fazendo um auto retrato, explique que muitos artistas famosos fazem seus auto retratos e que eles vão fazer o mesmo. Peça aos alunos que expliquem seus auto retratos dizendo sobre suas características físicas para os colegas.
Cada aluno desenhará a si mesmo fazendo um auto retrato, explique que muitos artistas famosos fazem seus auto retratos e que eles vão fazer o mesmo. Peça aos alunos que expliquem seus auto retratos dizendo sobre suas características físicas para os colegas.
Atividade 3
Por que somos do jeitinho que somos?
Explique para as crianças que cada um tem características físicas parecidas com de seus pais biológicos, ou seja, o fator genético determina como vamos ser ao nascer. A cor de nossa pele, dos cabelos, dos olhos são heranças genéticas adquiridas de nosso pais. Mas que existem, também, as características culturais como modo de vida, modo de nos vestir e acessórios que usamos (óculos, brincos, sem eles) que usamos, jeito de agir e falar, ainda assim somos iguais em direitos e deveres. Deixe que os alunos observem e discutam sobre as diferenças que existem na turma e que reflita sobre a importância de se aceitar como é, e também a seus colegas. O professor pedirá que aos alunos escolham um colega para fazer seu retrato explorando suas características e físicas (cabelos, olhos, altura, etc.) e culturais como: o modo como usa o cabelo, acessórios, roupas etc. Depois monte uma exposição com os desenhos da turma.
Música: Ninguém é igual a ninguém 👇- Legendado em vídeo
Atividade 4
Recorte e colagem
Recorte e colagem
Depois de cantarem a música "Ninguém é igual a ninguém" proponha aos alunos que recortem imagens de rostos de pessoas em jornais e revistas para compararem as semelhanças e diferenças existentes entre as pessoas. Faça um painel da turma que represente a diversidade. Fonte da atividade aqui!
Atividade 5
Jogo
com bola: semelhanças e diferenças
O professor deverá levar os alunos para fora da sala de aula e solicitar que se
organizem em uma roda. Pedir para eles que se olhem, prestando atenção nas
características do outro: cor de cabelo, dos olhos, da pele, altura, acessórios
(óculos, brincos, relógios, roupas...) e outras. Prosseguir até perceber que
todos se familiarizaram com este tipo de percepção.
Propor, então, o seguinte
jogo: Na 1ª rodada, um aluno de cada vez deverá escolher um colega para jogar a
bola, dizendo uma característica semelhante entre eles (Por exemplo: Eu jogo a
bola para o Pedro, porque nós dois usamos óculos, ou porque temos cabelo
curto...). Não pode repetir a característica e nem o colega. Nesse
momento, os alunos exercitam a memória; a capacidade de atenção e concentração;
a percepção de seus sentimentos, emoções; a flexibilidade do pensamento - no
sentido de ter que abrir mão do colega ou da característica escolhidas
anteriormente e pensar em outras possibilidades.
Quando todos já tiverem
jogado e recebido a bola, inicia-se a 2ª rodada. Cada aluno deverá devolver a
bola para o colega que o escolheu na 1ª rodada, dizendo uma característica
diferente entre eles. Novamente, não pode repetir a característica (Ex: Pedro
devolve a bola para o colega, porque é baixo e ele é alto). E assim,
sucessivamente, até que todos retornem a bola para os colegas que os escolheram
na 1ª rodada Fonte da atividade aqui!
Materiais:
Vídeo Ninguém é igual a ninguém, folhas de atividades, jornais e revistas, cola, tesoura, bola.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Fonte de consulta:
PARABÉNS, OBRIGADA POR COMPARTILHAR ATIVIDADES INTERESSANTES E DE FÁCIL ADAPTAÇÃO.
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação positiva é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui!
ExcluirGrata pela sugestão. Me deu idéias.
ExcluirMUITO LEGAL. OBRIGADA POR COMPARTILHAR.
ExcluirObrigada por compartilhar , um plano de aula rico em detadelhes ,e de fácil aplicação ! Torço por um mundo com mais educadores assim!!!!
ExcluirObrigada! parabens por essa aula vai me ajudar muito.
ResponderExcluirObrigada por seu retorno, me incentiva a produzir mais conteúdos como este!
ExcluirObrigada pelas dicas, me ajudou muito pois estava com um pouco de dificuldade em realizar essa aula remota.
ExcluirAmei a aula, muito interessando e contagiante. Parabéns pelo processo de elaboração!
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como este! Valeu!!!
Excluirajudou muito eu fiz o meu trabalho corretinho
Excluirme ajudou muito eu fiz o trabalho certinho
ExcluirObrigada, por compartilhar sua Experiência!!!
ExcluirObrigada! Estou amando os planos de aulas, estão me ajudando muito!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar sua experiência!!! Abraços!!!!
ExcluirObrigada pelo conteúdo de qualidade, me ajudou muito!
ResponderExcluirObrigada por sua interação! Valeu muito! Abraços!!!
ExcluirFico feliz em poder ajudar!!! Obrigada por sua visita!!! Abraços!!!
ResponderExcluirObrigada professora Maria Claudia adoro amo todas suas aulas
ResponderExcluirGratidão por ter você aqui!!! Um grande abraço!!! Fique com Deus!!!
ResponderExcluirGostei muito! parabéns!
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação é muito importante para mim!!!
ExcluirMe ajudou muito a planejar meu projeto identidade ! Parabéns ! Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição aqui no nosso blog!!!Abraços!!!
ExcluirSimplesmente amei. Muito bem elaborado. Parabéns...
ResponderExcluirObrigada por sua avaliação é muito importante para mim!!! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!!
ExcluirObrigada pelo conteúdo vai me ajudar muito.
ResponderExcluirAmei você vai me ajudar muito mesmo.
Obrigada por seu retorno! Me sentido motivada!!! Valeu!!!!
ExcluirParabéns! Seu planejamento é muito bem elaborado, obrigada por compartilhar fiquei encantada!
ResponderExcluirObrigada por seu retorno! Fico imensamente feliz em poder compartilhar!!! Abraços!!!
ExcluirObrigada por compartilhar seu plano de aula. Adorei!
ResponderExcluirObrigada por seu feedback! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirObrigada, por seu retorno! Amei o seu comentário!!!
ResponderExcluirParabéns e muito obrigada pela iniciativa e pelas sugestões!! Me ajudaram bastante!! :)
ResponderExcluirObrigada por seu retorno é muito importante para o meu trabalho!!! Muito bom ter você por aqui!!!
ResponderExcluirMuito bom! Parabéns e obrigado pelas sugestões.
ResponderExcluirObrigada por sua avaliação é muito importante para mim!!! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!!
ExcluirPARABÉNS AMEI SEU BLOG........AINDA NÃO O CONHECIA....FOI DE GRANDE AJUDA, ESPERO PODER VISITÁ-LO MAIS VEZES
ResponderExcluirObrigada, sua interação é muito importante para o nosso blog! Valeu! Volte sempre! Sempre tem novidades!!!
ExcluirAmei esse plano de aula, me ajudou muito. Obrigada.
ExcluirConteúdo incrível!!!
ResponderExcluirMeus parabéns!!!!
Obrigada por sua avaliação é muito importante para mim!!! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!!
ExcluirAmei seu plano de aula, obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirSou uma aluna do Curso Normal da cidade de Santo Ângelo no RS e achei muito interessante as atividades, e vou faze-las. Muito obrigada!!!!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar sua experiência! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!
Excluirobrigada professora,sou muito grata por vc postar tantas aulas maravilhosas,que me auxiliam e enriquecem os meus planejamentos.
ResponderExcluirObrigadaaa!!! Valeu demais seu comentário!!!
ExcluirBoa noite! Como faço para ter acesso ao seu planejamento!? Você faz venda do seu material!?
ResponderExcluirNão vendo! Só compartilho!!!
ExcluirBom dia! Adorei tudo muito bem explicado. Sou orientadora social trabalho com crianças de 6/14 anos. Por acaso vc não teria um planejamento anual ? Só que temos temos diferentes.
ResponderExcluirObrigada, seu feedback é muito importante para o nosso blog! Valeu! Ainda não!!!
ExcluirTRABALHO MARAVILHOSO AMEI....PARABÉNS!!!!
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Feliz com seu comentário!!! Muito bom ter você aqui!!!
ExcluirNossa, super amei!!! Como você me ajudou, finalizando meu estagio de Pedagogia e como me direcionou seus plano de Identidade. So fiz novas adaptações com outro livro para leitura e atividade impressa. Logo estarei comprando os planos de aula, para as aulas futuras. rs Parabens!! Deus abençoes!!
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Super feliz com seu comentário!!! Abraços!!! Amém!!!
ExcluirMaravilhoso seus compartilhamentos
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Feliz com seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!!!
ExcluirOi profe,gostei muito do seu plano de aula. Posso usá-lo para um concurso da prefeitura da minha cidade? No caso eu faria um vídeo explicando esse modelo de aula? O que você acha?
ExcluirMaravilhoso amei todo parabéns 🥰👏🏼👏🏼👏🏼🎊
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Seu comentário me motiva demais!!! Muito bom ter você por aqui!!!
ExcluirBom dia! Belo trabalho, mas como faço pra baixar?
ExcluirParabéns! Como faz pra baixar?
ResponderExcluirO nosso site não tem instrutura para baixar todo o plano, mas você pode selecionar, copiar e colar no documento do Word. Para as atividades de folha, você clicar na imagem e fazer o download.
Excluirobrigado por compartilhar atividades maravilhosas, adoro todas elas e faço uso também, parabéns.
ResponderExcluirObrigada por sua interação! Valeu muito! Abraços!!!
ExcluirParabéns adorei e agradeço por compartilhar
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Seu comentário me enche de motivação!
Excluir