segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Plano de aula alimentação saudável: frutas para educação Infantil de acordo com a BNCC




Campos de experiências da BNCC:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações


Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:

EI01ET01 : Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

Objetivos de aprendizagem:
Identificar as frutas e suas propriedades: texturas, cores, sabores e odores.
Argumentar sobre o assunto da aula.
Experimentar receitas com frutas, explorando a temperatura (gelado).


Faixas etárias: Educação Infantil ( Bebês zero a 1 ano e  6 meses, Crianças bem pequenas 1 ano  e 7 meses a 3 anos e 11 meses crianças pequenas 4 e 5 anos) 

Observação: adaptar as atividades de acordo com a faixa etária 

Tempo estimado: 4 aulas

👉 Para se inscrever  no nosso canal e receber todas as novidades do Blog é só clicar na imagem!


Atividade 1
Apresentar a historinha "Descobrindo o Poder das Frutas". Após assistirem o vídeo sobre as frutas. Na roda de conversa, o professor perguntará sobre as frutas que aparecem na história e também sobre outras frutas que vemos no nosso dia dia. Converse com as crianças sobre  a importância de comerem frutas para manter a saúde do corpo. As crianças devem consumir de 3 a 5 porções de frutas ao dia.

Uma história divertida e estimulante para provocar a curiosidade sobre as frutas. 👉 Clique na imagem abaixo e veja essa linda história! 

Atividade 2
Leve para sala de aula frutas variadas para turma experimentar a textura, cor e cheiro. Pergunte sobre as características de cada fruta apresentada: formato e cor. Peça as crianças que comparem as frutas que estão na mesa com as frutas da história de Ana. Deixem que elas apontem as frutas que aparecem na história e aquelas que não aparecem.  Pergunte se já experimentaram as frutas e se gostaram.  O professor cortará as frutas já higienizadas e mostrará o interior de cada fruta e oferecerá as frutas para as crianças. Deixe que as crianças coloquem a mão nas frutas para sentirem a textura e também os  sabores.



Atividade 3 

O professor reproduzirá gráfico em uma cartolina e registrará as preferências de frutas da turma:  

Gráfico com frutas e alimentos - Parte 2

Atividade 4
Junto com a turma, o professor escolherá uma  fruta para fazer a receita abaixo. Sacolé é uma espécie de picolé dentro de saco. O sacolé também é conhecido como ‘chup’, ‘din din’, ‘gelinho" São muitos os nomes para a mesma delícia refrescante. As crianças vão amar! Antes de fazer está receita pergunte aos responsáveis se se seus filhos podem tomar gelado. Esta receita cai bem no verão. Mas para outras estações, pode se fazer o suco da fruta. 

Sacolé de manga 

Ingredientes

1 manga bem madura e doce

Um pouquinho de água para ajudar a bater

Açúcar ou melado para adoçar (opcional)



Modo de preparo

Pique a manga em pedaços menores para ajudar a bater no liquidificador, acrescente um pouquinho de água e adoce se quiser.

Bata tudo até formar um creme nem muito grosso mas que não seja tão ralo quanto um suco.

Com a ajuda de um funil coloque aos poucos o conteúdo do liquidificador nos saquinhos lembrando sempre de deixar uma folga de 3 dedos para conseguir dar um nó no final.
Depois de encher e amarrar a extremidade de cada saquinho coloque-os em uma tabuleiro e leve-os para o congelador, em média depois de duas horas eles já estão congelados e ótimos para serem consumidos.

Sorvete de bananas


Ingrediente:
Bananas maduras

Modo de preparo:
Descasque as bananas e corte-as em pedaços. Congele em um recipiente fechado por pelo menos 4 horas. Depois é só colocar os pedaços de banana congelada no processador e bater por cerca de um minuto. Quanto mais maduras estiverem as bananas, mais doce ficará seu sorvete. Pode ser misturado no sorvete gotas de chocolate, doce de leite ou o que sua imaginação mandar. 

Recursos:
Vídeo da história e música Ana e as frutas, frutas variadas, cartolina e canetinha para fazer o gráfico das frutas. Processador e liquidificador.


Avaliação:

Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.



https://miriamveiga.com.br/grafico-frutas-parte-2/



31 comentários:

  1. Ótima abordagem para implementar em nosso colegio zona norte sp , bom projeto, bem bacana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por visitar nosso Blog! Bom trabalho para vocês!

      Excluir
    2. Sou professora de educação infantil, gostei muito do seu conteúdo, das atividades propostas.

      Excluir
    3. Eu amei teu projeto

      Excluir
  2. Maravilhoso, estou começando agora a dar aula e tenho uma turma de 18 crianças de 1 a 2 anos, queria ver se tem algum plano de aula de alimentação saudavel para esta faixa etária conforme a nova BNCC, OU DE ADAPTAÇÃO.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse plano de aula pode ser aplicado para essa faixa etária!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada, sua avaliação é muito importante para o nosso trabalho!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigada por sua interação! Agradeço de coração!

      Excluir
    2. Amei as atividades. Vou fazer com meus alunos. Obrigado e boa noite

      Excluir
  5. Respostas
    1. Obrigada sua avaliação é importante demais! Abraços!

      Excluir
  6. Eu gostei muito, da para adaptar e trabalhar com o primeiro ano também. Parabéns excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu feedback! Feliz em poder compartilhar!!! Muito bom ter você por aqui!!!

      Excluir
  7. olá,para pré escola o objetivo de aprendizagem é o EI03ET01?

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso o projeto, minha turma é G2 tenho certeza que será um sucesso! Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Adorei projeto, sou professora Educação Infantil Pré-I . Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sua interação é muito importante para o nosso blog! Valeu! Volte sempre! Sempre tem novidades!!!

      Excluir
  10. Respostas
    1. Obrigada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Um grande abraço!!!

      Excluir
  11. Respostas
    1. Obrigadaaaaaa!!! Amei seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!

      Excluir