Campos de experiências da BNCC:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
EI01ET01 : Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
Objetivos de aprendizagem:
Identificar as frutas e suas propriedades: texturas, cores, sabores e odores.
Argumentar sobre o assunto da aula.
Experimentar receitas com frutas, explorando a temperatura (gelado).
Faixas etárias: Educação Infantil ( Bebês zero a 1 ano e 6 meses, Crianças bem pequenas 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses crianças pequenas 4 e 5 anos)
Observação: adaptar as atividades de acordo com a faixa etária
Observação: adaptar as atividades de acordo com a faixa etária
Tempo estimado: 4 aulas
👉 Para se inscrever ✅ no nosso canal e receber todas as novidades do Blog é só clicar na imagem!
Apresentar a historinha "Descobrindo o Poder das Frutas". Após assistirem o vídeo sobre as frutas. Na roda de conversa, o professor perguntará sobre as frutas que aparecem na história e também sobre outras frutas que vemos no nosso dia dia. Converse com as crianças sobre a importância de comerem frutas para manter a saúde do corpo. As crianças devem consumir de 3 a 5 porções de frutas ao dia.
Atividade 2
Leve para sala de aula frutas variadas para turma experimentar a textura, cor e cheiro. Pergunte sobre as características de cada fruta apresentada: formato e cor. Peça as crianças que comparem as frutas que estão na mesa com as frutas da história de Ana. Deixem que elas apontem as frutas que aparecem na história e aquelas que não aparecem. Pergunte se já experimentaram as frutas e se gostaram. O professor cortará as frutas já higienizadas e mostrará o interior de cada fruta e oferecerá as frutas para as crianças. Deixe que as crianças coloquem a mão nas frutas para sentirem a textura e também os sabores.
Atividade 3
O professor reproduzirá gráfico em uma cartolina e registrará as preferências de frutas da turma:
Referência da imagem: https://miriamveiga.com.br/grafico-frutas-parte-2/
Atividade 4
Junto com a turma, o professor escolherá uma fruta para fazer a receita abaixo. Sacolé é uma espécie de picolé dentro de saco. O sacolé também é conhecido como ‘chup’, ‘din din’, ‘gelinho" São muitos os nomes para a mesma delícia refrescante. As crianças vão amar! Antes de fazer está receita pergunte aos responsáveis se se seus filhos podem tomar gelado. Esta receita cai bem no verão. Mas para outras estações, pode se fazer o suco da fruta.
Sacolé de manga
Ingredientes
1 manga bem madura e doce
Um pouquinho de água para ajudar a bater
Açúcar ou melado para adoçar (opcional)
Modo de preparo
Pique a manga em pedaços menores para ajudar a bater no liquidificador, acrescente um pouquinho de água e adoce se quiser.
Bata tudo até formar um creme nem muito grosso mas que não seja tão ralo quanto um suco.
Com a ajuda de um funil coloque aos poucos o conteúdo do liquidificador nos saquinhos lembrando sempre de deixar uma folga de 3 dedos para conseguir dar um nó no final.
Depois de encher e amarrar a extremidade de cada saquinho coloque-os em uma tabuleiro e leve-os para o congelador, em média depois de duas horas eles já estão congelados e ótimos para serem consumidos.
Sorvete de bananas
Ingrediente:
Bananas maduras
Modo de preparo:
Descasque as bananas e corte-as em pedaços. Congele em um recipiente fechado por pelo menos 4 horas. Depois é só colocar os pedaços de banana congelada no processador e bater por cerca de um minuto. Quanto mais maduras estiverem as bananas, mais doce ficará seu sorvete. Pode ser misturado no sorvete gotas de chocolate, doce de leite ou o que sua imaginação mandar.
Recursos:
Vídeo da história e música Ana e as frutas, frutas variadas, cartolina e canetinha para fazer o gráfico das frutas. Processador e liquidificador.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Ótima abordagem para implementar em nosso colegio zona norte sp , bom projeto, bem bacana
ResponderExcluirObrigada por visitar nosso Blog! Bom trabalho para vocês!
ExcluirSou professora de educação infantil, gostei muito do seu conteúdo, das atividades propostas.
ExcluirEu amei teu projeto
ExcluirMaravilhoso, estou começando agora a dar aula e tenho uma turma de 18 crianças de 1 a 2 anos, queria ver se tem algum plano de aula de alimentação saudavel para esta faixa etária conforme a nova BNCC, OU DE ADAPTAÇÃO.
ResponderExcluirMuito obrigada
Esse plano de aula pode ser aplicado para essa faixa etária!
ExcluirMuito bom o projeto
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação é muito importante para o nosso trabalho!
ExcluirMuito bom👏👏👏
ResponderExcluirObrigada por sua interação! Agradeço de coração!
ExcluirAmei as atividades. Vou fazer com meus alunos. Obrigado e boa noite
Excluir👏👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirObrigada por sua interação! Valeu!
ExcluirAmeiii
ResponderExcluirObrigada sua avaliação é importante demais! Abraços!
ExcluirEu gostei muito, da para adaptar e trabalhar com o primeiro ano também. Parabéns excelente.
ResponderExcluirObrigada por seu feedback! Feliz em poder compartilhar!!! Muito bom ter você por aqui!!!
ExcluirAmei esse projeto
Excluirolá,para pré escola o objetivo de aprendizagem é o EI03ET01?
ResponderExcluirIsso!
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirMaravilhoso o projeto, minha turma é G2 tenho certeza que será um sucesso! Obrigada.
ResponderExcluirObrigada por sua interação!!! Abraços!!!
ExcluirAdorei projeto, sou professora Educação Infantil Pré-I . Obrigada pelas dicas!
ResponderExcluirObrigada, sua interação é muito importante para o nosso blog! Valeu! Volte sempre! Sempre tem novidades!!!
ExcluirAdorei
ResponderExcluirmuito bom!
ResponderExcluirObrigada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Um grande abraço!!!
ExcluirObrigada pela ajuda.
ResponderExcluirVolte sempre!!! Abraços!!!
ResponderExcluirParabéns! Amei seu projeto
ResponderExcluirObrigadaaaaaa!!! Amei seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!
Excluir