Campos de experiências da BNCC:
Escuta , fala,
pensamento e imaginação
Corpo gestos e movimentos
Habilidade da Base Nacional Comum
Curricular:
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades
Objetivos de aprendizagem:
Ouvir atentamente a história contada.
Interpretar a história contada;
Argumentar sobre a história contada;
Recontar história explorando recursos visuais.
Participar de brincadeiras e jogos demonstrando adequação e controle do corpo.
Trabalhar em equipe.
Faixas etárias: Educação Infantil (crianças pequenas 4 e 5 anos)
Tempo estimado: 4 aulas
Faixas etárias: Educação Infantil (crianças pequenas 4 e 5 anos)
Tempo estimado: 4 aulas
Por Priscila Zago e Maria da Penha Travasso
Atividade 1
Contação de história com recurso visual.
O livro da Menina da Cabeça Quadrada conta a estória de Cecília, uma garotinha que assim como muitas crianças
apostam nos aparelhos eletrônicos sejam eles televisão, celulares ou tablets
como uma forma frequente e rotineira de distração e diversão. Percebe que já
passou dos limites quando sua cabeça amanhece quadrada, pois os prazeres e
brincadeiras da infância ela esquece de viver. Preocupada, procura sua
avó que a ajuda com dicas redondas de coisas para se fazer e brincar,
dessas que todas as crianças precisam. Jogar bola, andar de
bicicleta, pião, bolhinhas de sabão e ciranda são algumas das coisas bem
redondinhas que Cecília precisa fazer para que sua cabeça e a de muitas outras
crianças volte ao normal.
A história completa da Menina da Cabeça Quadrada Aqui!
Atividade 2
Trabalhando a
oralidade e a compreensão da história contada
Após contar a história o professor fará perguntas sobre a história contada, enfatizando a importância das brincadeiras que mexam com o corpo, que estimulem a criatividade e a interação com os colegas. Peça aos alunos que desenhem a personagem da história contada e também sobre os objetos que deixaram a cabeça de Cecília quadrada.
Créditos da imagem Priscila Zago |
Perguntas para nortear a atividade
· Vocês
já viram alguém com a cabeça quadrada?
· Por
que vocês acham que a cabeça de Cecília ficou quadrada?
· O
que Cecília resolveu fazer para a sua cabeça voltar a ficar redondinha novamente?
· Vocês
costumam passar muito tempo assistindo televisão ou brincando no celular?
· Qual
a sua brincadeira preferida?
(individual)
· Vocês
brincam na rua depois que chegam da escola?
· Brincam
com os amiguinhos de coisas redondinhas? (como: bola de gude, futebol,
bicicleta, bolinha de sabão).
Atividade 3
Selecionando Brincadeiras "redondas"
Assim como na história, Cecilia seguiu os conselhos da avó e começou a brincar de brincadeiras "redondas". O professor irá propor aos alunos que selecione algumas brincadeiras que mais gostam e o professor irá escreve-las. Logo depois, o professor fará o sorteio de duas brincadeiras e discutirá com a turma sobre os recursos que vão utilizar para executar as brincadeiras. Relacione junto com a turma os materiais e providencie para a próxima aula.
Atividade 4
Batatinha frita 1,2,3
Número de participantes: 3 ou mais jogadores.
Local: ao ar livre recreio ou rua.
Como se joga: um dos participantes é escolhido para ficar à frente do jogo. Os demais devem ficar a uma distância.
Dado o sinal de início, o participante que está na frente vira de costas e diz e diz: “batatinha frita 1,2,3”; quando se virar, todo os outros devem parar.
Outros participantes, por sua vez, têm que correr neste meio tempo e tentar alcançar quem está na frente.
Garrafão
Número de participantes: 3 ou mais jogadores.
Local: ao ar livre recreio ou rua.
Material: Giz
Como se joga: Desenhar um garrafão bem grande no chão. O “garrafeiro” fica dentro da garrafa e as demais crianças ficam fora, andando na linha traçada em forma de garrafa. Quem passar pelo gargalo do garrafão deverá ser puxado para dentro pelo “garrafeiro”.
Estátua
Número de participantes: 3 ou mais jogadores.
Local: Pátio
Os jogadores ficam um ao lado do outro sobre uma linha traçada no chão. A uma distância de dez a doze metros ficam um participante de costas para o grupo. Dado o sinal de início, a criança que está de costas para o grupo conta rapidamente até um número inferior a dez, enquanto as outras avançam, adanado ou correndo, procurando alcançá-la. De repente, esta interrompe a contagem e volta-se de frente para os companheiros, que devem parar imediatamente. Se a criança destacada, ao voltar-se para o grupo, vir alguém em movimento, fará este jogador retroceder à linha de partida para recomeçar. Os demais permanecem no lugar onde pararam. A criança destacada volta-se novamente de costas para o grupo e recomeça a contagem, procedendo mesmo da mesma forma até algum jogador alcançá-la. Quem primeiro tocar a criança que estiver contando, irá substituí-la.
Recursos
Livro
“ A Menina da Cabeça Quadrada “ de Emília Nunes, vídeo da história, papel e lápis para o desenho, caixa de papelão, cola e cartolina.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Referências
Adorei a sugestão.
ResponderExcluirObrigada!!! Valeu sua interação!
ExcluirBOA NOITE! POR GENTILEZA PODERIA MANDAR ESTE PLANO E O LIVRO EM PDF NO MEU EMAIL?
ResponderExcluirO plano é feito no próprio site! Não tenho salvo no computador! Mas você pode copiar e colar no documento do seu computador!
ExcluirMuito legal, eu amei a atividade vou fazer com minha turma.
ResponderExcluirObrigada por sua interação! Nos conte sua experiencia! Abraços!
ExcluirAmei a atividade, vou fazer com minha turma
ResponderExcluirMuito boa a sua participação!
ExcluirOi, boa tarde amei seus planos de aulas, gostaria de saber como faço para cita-lo como referência, pois estou estagiando e tenho que elaborar 10 planos de aulas e gostaria muito de usá-lo como referência mais não estou sabendo usar.
ResponderExcluirBoa tarde! Você colocar o link do nosso site https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/ Blog Profissão Professor - Professora Cláudia Corrêa
ExcluirOi, bom dia muito obrigada mesmo amei seus planos de aulas são bastante inspiradores.
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação positiva é muito importante para nós! abraços!!!
ExcluirObrigada por compartilhar 😌. Amei!!!
ResponderExcluirObrigada!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Valeu sua visita!!! Volte sempre!
ExcluirAmei seu plano de aula
ResponderExcluirObrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!
ExcluirEu adorei o plano de aula! Executei essa semana com meus alunos , com o recurso! Eles amaram! Foi maravilhoso! Parabéns!!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar sua experiência! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!
Excluirobrigada, me ajudou muito suas dicas.
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!!
Excluir