sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Plano de aula com a história da menina da cabeça quadrada de acordo com a BNCC


Campos de experiências da BNCC:
Escuta , fala, pensamento e imaginação
Corpo gestos e movimentos

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades

Objetivos de aprendizagem:
Ouvir atentamente a história contada.
Interpretar a história contada;
Argumentar sobre a história contada;
Recontar história explorando recursos visuais. 
Participar de brincadeiras e jogos demonstrando adequação e controle do corpo.  
Trabalhar em equipe.

Faixas etárias: Educação Infantil (crianças pequenas 4 e 5 anos) 

Tempo estimado: 4 aulas

Por Priscila Zago e Maria da Penha Travasso

Atividade 1
Contação de história com recurso visual.
O professor irá contar a historia utilizando o recurso visual: a cabeça quadrada feita de caixa de papelão. Deixe que os alunos explorem o recurso e também recontem a história.  

Fotos da aula

A Menina da Cabeça Quadrada
O livro da Menina da Cabeça Quadrada conta a estória de Cecília, uma garotinha que assim como muitas crianças apostam nos aparelhos eletrônicos sejam eles televisão, celulares ou tablets como uma forma frequente e rotineira de distração e diversão. Percebe que já passou dos limites quando sua cabeça amanhece quadrada, pois os prazeres e brincadeiras da infância ela esquece de viver. Preocupada, procura sua avó que a ajuda com dicas redondas de coisas para se fazer e brincar, dessas que todas as crianças precisam. Jogar bola, andar de bicicleta, pião, bolhinhas de sabão e ciranda são algumas das coisas bem redondinhas que Cecília precisa fazer para que sua cabeça e a de muitas outras crianças volte ao normal.

A história completa da  Menina da Cabeça Quadrada  Aqui! 


 


A HISTÓRIA DA MENINA DA CABEÇA QUADRADA EM VÍDEO!


Atividade 2 
Trabalhando a oralidade e a compreensão da história contada
Após contar a história o professor fará perguntas sobre a história contada, enfatizando a importância das brincadeiras que mexam com o corpo, que estimulem a criatividade e a interação com os colegas. Peça aos alunos que desenhem a personagem da história contada e também sobre os objetos que deixaram a cabeça de Cecília quadrada. 

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Créditos da imagem Priscila Zago

Perguntas para nortear a atividade 
·        Vocês já viram alguém com a cabeça quadrada?
·        Por que vocês acham que a cabeça de Cecília ficou quadrada?
·        O que Cecília resolveu fazer para a sua cabeça voltar a ficar redondinha novamente?
·       Vocês costumam passar muito tempo assistindo televisão ou brincando no celular?
·        Qual a sua brincadeira preferida?  (individual)
·       Vocês brincam na rua depois que chegam da escola?
·      Brincam com os amiguinhos de coisas redondinhas? (como: bola de gude, futebol, bicicleta, bolinha de sabão).


Atividade 3 
Selecionando Brincadeiras "redondas"

Assim como na história, Cecilia seguiu os conselhos da avó e começou a brincar de brincadeiras "redondas". O professor irá propor aos alunos que selecione algumas brincadeiras que mais gostam e o professor irá escreve-las. Logo depois, o professor  fará o sorteio de duas brincadeiras e discutirá com a turma sobre os recursos que vão utilizar para executar as brincadeiras. Relacione junto com a turma os materiais e providencie para a próxima aula. 

Atividade 4 
Brincando de brincadeiras "redondas" 

Batatinha frita 1,2,3
Número de participantes: 3 ou mais jogadores.
Local: ao ar livre recreio ou rua.
Como se joga: um dos participantes é escolhido para ficar à frente do jogo. Os demais devem ficar a uma distância.
Dado o sinal de início, o participante que está na frente vira de costas e diz e diz: “batatinha frita 1,2,3”; quando se virar, todo os outros devem parar.
Outros participantes, por sua vez, têm que correr neste meio tempo e tentar alcançar quem está na frente.
Quem conseguir alcançá-lo tomará o seu lugar e a brincadeira recomeça. Se ninguém conseguir, aquele está na frente permanece lá até que isto aconteça.   

Garrafão    
Número de participantes: 3 ou mais jogadores.
Local: ao ar livre recreio ou rua.
Material: Giz

Como se joga: Desenhar um garrafão bem grande no chão. O “garrafeiro” fica dentro da garrafa e as demais crianças ficam fora, andando na linha traçada em forma de garrafa. Quem passar pelo gargalo do garrafão deverá ser puxado para dentro pelo “garrafeiro”.

Estátua 
Número de participantes: 3 ou mais jogadores.
Local: Pátio
Os jogadores ficam um ao lado do outro sobre uma linha traçada no chão. A uma distância de dez a doze metros ficam um participante de costas para o grupo. Dado o sinal de início, a criança que está de costas para o grupo conta rapidamente até um número inferior a dez, enquanto as outras avançam, adanado ou correndo, procurando alcançá-la. De repente, esta interrompe a contagem e volta-se de frente para os companheiros, que devem parar imediatamente. Se a criança destacada, ao voltar-se para o grupo, vir alguém em movimento, fará este jogador retroceder à linha de partida para recomeçar. Os demais permanecem no lugar onde pararam. A criança destacada volta-se novamente de costas para o grupo e recomeça a contagem, procedendo mesmo da mesma forma até algum jogador alcançá-la. Quem primeiro tocar a criança que estiver contando, irá substituí-la.     

Recursos
Livro “ A Menina da Cabeça Quadrada “ de Emília Nunes, vídeo da história, papel e lápis para o desenho, caixa de papelão, cola e cartolina.


Avaliação:
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Referências

20 comentários:

  1. BOA NOITE! POR GENTILEZA PODERIA MANDAR ESTE PLANO E O LIVRO EM PDF NO MEU EMAIL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O plano é feito no próprio site! Não tenho salvo no computador! Mas você pode copiar e colar no documento do seu computador!

      Excluir
  2. Muito legal, eu amei a atividade vou fazer com minha turma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua interação! Nos conte sua experiencia! Abraços!

      Excluir
  3. Amei a atividade, vou fazer com minha turma

    ResponderExcluir
  4. Oi, boa tarde amei seus planos de aulas, gostaria de saber como faço para cita-lo como referência, pois estou estagiando e tenho que elaborar 10 planos de aulas e gostaria muito de usá-lo como referência mais não estou sabendo usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Você colocar o link do nosso site https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/ Blog Profissão Professor - Professora Cláudia Corrêa

      Excluir
  5. Oi, bom dia muito obrigada mesmo amei seus planos de aulas são bastante inspiradores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sua avaliação positiva é muito importante para nós! abraços!!!

      Excluir
  6. Obrigada por compartilhar 😌. Amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Valeu sua visita!!! Volte sempre!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Obrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!

      Excluir
  8. Eu adorei o plano de aula! Executei essa semana com meus alunos , com o recurso! Eles amaram! Foi maravilhoso! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua experiência! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!

      Excluir
  9. obrigada, me ajudou muito suas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!!! Feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!!

      Excluir