sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Modelo de Plano de Aula Diário de acordo com a BNCC para Educação Infantil


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/2020/02/modelo-de-plano-de-aula-diario-de.html

 Modelo de plano de aula de acordo com a BNCC para as seguintes faixas etárias: (Bebês – 0 a 1 a 6 meses), (Crianças bem pequenas – 1 ano e 7 meses  a 3 anos e 11 meses), ( Crianças pequenas – 4 anos  a 5 anos e 11 meses) com explicação sobre os principais itens do planejamento no final da página! 

Acesse o documento da BNCC aqui e planeje agora!
O planejamento da educação infantil deve contemplar os direitos de aprendizagem que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhece-se. Esses direitos conversam diretamente com os eixos estruturantes da EI – interagir e brincar.


Observação: este é apenas um modelo de plano diário que poderá ser modificado de acordo com o planejamento de cada unidade escolar. Bom trabalho a todos! 


Escola_______________________________________________________________

Professor (a):__________________________________________________________

Faixa etária: ____________ 

Turma___________

Data:_______/_______/______

Tempo estimado:_______

1- Modalidade: Educação infantil 

Faixas etárias (BNCC): Crianças pequenas – 4 anos  a 5 anos e 11 meses)
2- Campo de Experiências: Eu, o outro e o nós.

3-  Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:(BNCC): 
Exemplo: (EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4- Objetivos da aula:
Exemplo: Identificar ações que prejudicam a convivência entre colegas de classe, funcionários da escola e professores.Reconhecer e aplicar estratégias pautadas no respeito para uma boa convivência em grupo. 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Desenvolvimento da aula (início, meio e fechamento):                   

Atividade 1     
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 2

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 3 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 4
 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

OBS: 
Anexar ao plano de aula todas as atividades e textos que serão trabalhados durante a aula  

6- Recursos:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7- Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8- Referências:
É a lista dos livros, jornais, CDs, DVDs, e outros tipos de materiais utilizados na aula 

EXPLICAÇÃO DOS PRINCIPAIS ITENS DO PLANO DE AULA

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil  se divide em faixas etárias as quais são: (Bebês – 0 a 1 a 6 meses), (Crianças bem pequenas – 1 ano e 7 meses  a 3 anos e 11 meses), ( Crianças pequenas – 4 anos  a 5 anos e 11 meses). 

Campos de Experiências
As crianças deverão desenvolver as diversas habilidades (competências) dentro destes campos de experiências. Os campos de experiências que são os seguintes:  (Eu, o outro e o nós), (Corpo, gestos e movimentos), (Traços, sons, cores e formas), (Escuta, fala, pensamento e imaginação), (Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações).

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos, por faixas etárias. "As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida.” 

objetivo de aprendizagem é o norte central da aula, ou seja, o que o aluno será capaz de fazer ao final de uma aula ou conjunto de aulas e são formulados com verbos de ação indicando um comportamento final observável, associando-o as práticas que serão desenvolvidas em durante a aula. 

Metodologia: são os meios que serão utilizados para trabalhar os conteúdos atingindo assim os objetivos propostos no plano.  

No desenvolvimento  se faz a descrição dos passos de sua aula do início ao fim, propondo atividades brincadeiras jogos, diálogo e orientando seus alunos a usarem os recursos escolhidos e adequando a metodologia ao tema proposto. A quantidade de atividades serão propostas de acordo com as habilidades que pretende se desenvolver naquele campo de experiências. De acordo com a proposta podem ser trabalhados mais de um campo de experiências  em mesmo planejamento.

Avaliação:
Nesta fase do planejamento o professor indicará o que será avaliado no decorrer da aula (interesse, participação e realização das atividades).
O professor indicará o grau e a quantidade de resultados que serão alcançados em relação aos objetivos, considerando o contexto e as condições em que o trabalho será desenvolvido.

Fonte de consulta: 
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

18 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER SE EM UM PLANO DE AULA QUINZENAL,DEVE_ SE CRIAR UM PLANO PARA CADA CAMPO DE EXPERIÊNCIA OU TRABALHAMOS UM CAMPO DE CADA VEZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, os campos de experiências podem ser trabalhados de forma integrados no planejamento!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Da mesma forma que você já está acostumada a fazer! As habilidades desenvolvidas no dia!

      Excluir
  3. Muito bom você me ajudou muito tava meio que confusa você me ensinou passo a passo muito obrigada

    ResponderExcluir
  4. Adorei suas informações e colaborações!

    ResponderExcluir
  5. Amo seu Blog♥ Tem me ajudado muito!!! Obrigada♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amei seu comentário!!! Feliz com sua presença!!! Abraços!!!

      Excluir
    2. Muito obrigada, professora ,Abra Abraço!!!

      Excluir
  6. OLÁ CLÁUDIA CORREA. Muito obrigada pela sua grande contribuição em relação ao plano de aula para a educação infantil. Clareou mais as minhas ideias. Prazer em conhecê-la. Sou de Fortaleza-Ce. Espero que muito breve nos falemos novamente Um grande abraço. JESUS LHE ABENÇÕE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Obrigada por sua contribuição!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!

      Excluir