quarta-feira, 29 de abril de 2020

Plano de aula números, registrando quantidades Alfabetização BNCC



Números/ 1º Ano/ Ensino Fundamental 


Objeto de conhecimento
Contagem de rotina

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular 

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos da aula
Registrar quantidades associando aos números naturais.
Escrever listas associando ao uso cotidiano como indicador de quantidade e ordem.
Atividade 1
Para iniciar a aula conte a história da Lista da Dona Girafa! Converse com as crianças sobre o que é lista para que serve. Busque associar ao uso do número e suas quantidades no dia a dia.

A lista da Dona Girafa ( Autora Cláudia Corrêa)  

Este livro conta a história da Dona Girafa, muito esperta e organizada, ela preparou uma linda festa para seus convidados. Para esta tarefa utilizou os numerais para escrever a lista dos bichos que ela convidaria. Uma ótima história para ensinar e aprender números e quantidades de forma divertida! 👉Para adquirir o livro clique na imagem!👇



 
Veja a  história "A Lista da Dona Girafa"  em vídeo clicando na imagem👇

Atividade 2
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Para fazer jogo o professor irá imprimir a cartela contendo os bichos de acordo com a quantidade da história da Dona Girafa 1 urso, 2 pinguins, 3 raposas, 4 sapos, 5 tigres, 6 elefantes, 7 zebras, 8 leões, 9 macacos e 0 hipopótamo. O professor distribuirá as figuras dos bichos de acordo com que se pede. O professor indicará a quantidade que o aluno deve separar de figuras de cada bicho e assim, fará até terminar o jogo. 

Num segundo momento, o professor poderá variar as quantidades de cada bicho para isso vai imprimir mais cartelas com as figuras dos bichos para que se possa fazer a variação das quantidades. Assim, aquele bicho que só tinha um passa a ter mais quantidades e aquele que tinha mais quantidades passa a ter menos quantidades. 

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Atividade 3

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Atividade 4
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Atividade 5
Proponha as crianças que façam uma lista de coisas que usamos no nosso dia a dia! Como uma lista de compras no supermercado para mamãe, por exemplo. Colocando as quantidades de cada produto que será comprado!
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente,  as realizações das atividades e  interesse pelo tema da aula. Registro e  reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiencia vivenciada.

18 comentários:

  1. Respostas
    1. Sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como este! Abraços!!!

      Excluir
    2. AMEI ESSA AULA!! USEI COMO ATIVIDADE ACESSSÍVEL, PARA MEUS ALUNOS NEE. MUITO OBRIGADA!

      Excluir
    3. Fico feliz que gostou!!! Obrigada por compartilhar sua experiências!!! Abraços!!!

      Excluir
  2. Olá! Gostei muito dos seus vídeos do YouTube e das atividades aqui do blog. Eles auxiliam muito a nós professores, pais e alunos no processo ensino-aprendizagem nesse periode de coronavírus! Vejo que você não possui o creative Commons noYoutube Sou professora e a secretaria de Educação de Goiânia está com uma plataforma para cada escola municipal do município. Nós professores vamos ministrar as aulas remotas. Nesse sentido eu gostaria de saber se posso utilizar seus vídeos para ministrar as minhas aulas online na plataforma? Será dado os devidos créditos. Aguardo retorno e desde já agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu retorno! Sim, pode usar o material, mas se for fazer vídeo para Youtube precisa colocar as referências no vídeo e na descrição. Precisa também me avisar antes por e-mail para que o youtube não retire seu vídeo por violação dos direitos autorais.

      Excluir
  3. Boa tarde!
    Hoje eu estava procurando atividades para passar para minha turminha e encontrei o video da historia da Lista da Dona Girafa, gostei da historia e das atividades, solicitei que assistissem ao video no You Tube e indiquei as atividades.
    Obrigagda por nos ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua experiência!!! Que bom que pude ajudar!!! Abraços!!!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigada, por sua contribuição!!! Muito bom ter você por aqui!!!

      Excluir
  5. Parabéns pelo belíssimo plano de aula!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sua avaliação me incentiva a produzir mais conteúdos!!!

      Excluir
  6. PARABÉNS! O SEU PLANEJAMENTO E AS ATIVIDADES SÃO ÓTIMOS.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Obrigada, sua avaliação é muito importante para mim!!! Muito bom ter você aqui!!! Abraços!!!

      Excluir