sábado, 9 de maio de 2020

Histórias para ensinar conteúdos escolares de acordo com a BNCC


A importância de se ensinar usando histórias 


💜Veja indicação de histórias para cada tema alinhado à BNCC 👇

Ensinar usando histórias infantis é uma prática valiosa por várias razões. Em primeiro lugar, as histórias são uma forma poderosa de envolver as crianças, capturando sua imaginação e curiosidade. Elas criam um ambiente divertido e emocionante que facilita a aprendizagem.


Além disso, as histórias infantis, muitas vezes, transmitem mensagens importantes sobre valores, ética e comportamento, ajudando as crianças a desenvolver habilidades sociais e emocionais. As histórias também podem ser usadas para abordar tópicos difíceis ou complexos de forma acessível e compreensível para as crianças.


As histórias também são eficazes para desenvolver a linguagem e a alfabetização. Elas expõem as crianças a uma ampla variedade de vocabulário e estruturas gramaticais, ajudando a expandir seu repertório linguístico. Além disso, as histórias incentivam a criatividade e a imaginação, estimulando as habilidades cognitivas das crianças.


Em resumo, ensinar usando histórias infantis é uma abordagem eficaz e envolvente que beneficia o desenvolvimento global das crianças, tanto acadêmica quanto emocionalmente.

História para ensinar sobre a conscientização e preservação do meio ambiente. 

Educação Infantil 

Campo de Experiências da BNCC: 

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular

(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.


O mundo sem cor   (Autora Cláudia Corrêa)  

Este livro conta a história de Mara, uma menina que viveu uma aventura inusitada quando avistou uma borboleta colorida em seu quintal. O mistério que envolve a borboleta leva Mara a embarcar nesta aventura que tem um final surpreendente. A história fala da importância de se preservar o verde do nosso planeta. 👉Para adquirir o livro clique na imagem!👇




História para trabalhar as junções das vogais 

Ensino Fundamental : 1º Ano Língua  Portuguesa

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Brincadeiras no campo!   (Autora Cláudia Corrêa)  Todos os direitos autorias reservado ao autor da obra de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal.

Os amigos Suzana, Mara, Paulinho e Pedro moravam no campo e gostavam de brincar juntos depois da escola. Suzana disse a sua mãe que iria brincar com seus amigos e foi ao encontro deles. Suzana avistou Mara no caminho para a casa de Pedro e disse: 


- Oi Mara! 

- Oi Suzana!

- Tudo Bem com você?

- Tudo bem sim, Mara!

- A onde você está indo com tanta pressa?
- Eu? Ah! Estou indo a casa de Pedro! Vou convidá-lo para irmos à casa de Paulinho.

- Posso ir com você? Perguntou Mara?

- Claro, Mara!

Ao chegarem a casa de Pedro. Mara gritou!

- Pedro, Pedro! Ei, Pedro!

- Oi! Estou aqui!

- Vamos à casa de Paulinho! Gritou Mara!

- Vamos sim!

E, lá foram os três amigos a casa de Paulinho! Chegando lá! O cachorro começou a latir!

Au, au, au!

E a mãe de Paulinho apareceu no portão!

- Oi, crianças!

- O Paulino está aí? Perguntou, Pedro.

- Sim, Paulinho está lá no pasto com o cavalo!

- Podemos ir lá? Perguntou Mara.

- Sim! Podem ir!

Ao chegarem no pasto, Paulinho estava montado no cavalo.

- Ei! Chamou Pedro.

Quando Paulinho avistou os amigos ele gritou para o cavalo:

- Eia, cavalinho! Eia!

Então ele parou o cavalo e desceu para falar com seus amigos, mas assim que colocou os pés no chão, tropeçou em uma pedra e caiu!

Ai! Machuquei o meu pé! Disse Paulinho.

Todos correram para ver o que tinha acontecido!

E Paulinho disse não é nada, já vai passar!

E aí? Vocês Querem andar a cavalo também? Perguntou, Paulinho?

Sim, todos gritaram em coro!

E naquela tarde foi uma diversão! Os amigos andaram a cavalo, brincaram e correram juntos! 


Atividade para ensinar números registrando suas quantidades!  

Ensino Fundamental : 1º Ano Língua  Portuguesa

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular 

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

A lista da Dona Girafa   (Autora Cláudia Corrêa) 

Este livro conta a história da Dona Girafa, muito esperta e organizada, ela preparou uma linda festa para seus convidados. Para esta tarefa utilizou os numerais para escrever a lista dos bichos que ela convidaria. Uma ótima história para ensinar e aprender números e quantidades de forma divertida! 👉Para adquirir o livro clique na imagem!👇


História para ensinar as formas geométricas  

Educação Infantil
Campo de Experiências da BNCC: 
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 


Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.


História das formas geométricas  (Autora Cláudia Corrêa) 

Para adquirir o livro clique na imagem👇


Este livro conta a história das formas geométricas quadrado, triângulo, retângulo e círculo que vivia no pais das formas geométricas. Um dia enquanto estavam brincando tiveram uma grande ideia para transformar tudo a sua volta!


👉Plano de aula com essa história


Educação Infantil 
Campo de Experiências da BNCC:
Traços, sons, cores e formas


Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.


Ensino Fundamental/ Arte 1º ao 5º
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

A batalha das cores (Autora Cláudia Corrêa) 

Para adquirir o livro clique na imagem👇


Este livro conta a história de três cores que moravam no reino das cores e que um dia resolveram fazer uma disputa para saber com que cor iriam pintar todas as coisas. Vamos descobrir quem vai ganhar a batalha das cores?


Nenhum comentário:

Postar um comentário