Este plano poderá ser aplicado para a educação infantil e também para o ensino fundamental, adaptando as atividades de acordo com a faixa etária
Tema da aula:
Meio ambiente e os seres vivos e não vivos no ambiente
Faixa etária:
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
Campo de experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos da aula:
https://www.chegadetrabalhoinfantil.org.br/noticias/materias/dia-crianca-consumismo/
https://www.rededecisao.com.br/single-post/2018/11/13/A-Voz-do-Aluno---Vamos-economizar-%C3%A1guahttps://educacaoinfantil.aix.com.br/meio-ambiente-na-educacao-infantil/
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
Campo de experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos da aula:
Ouvir atentamente a história contada.
Refletir sobre as atitudes que prejudicam o meio ambiente.
Identificar ações relacionadas a preservação do meio ambiente.
Identificar os seres vivos e não vivos no ambiente.
Geografia/ 2º ano/Vida e evolução
Objeto do conhecimento:
Seres vivos no ambiente
Habilidades da BNCC
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida,
local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente
em que eles vivem
💚Poderá gostar também de: 👇
Atividade inicial
Contar a história
O mundo sem cor (Autora Cláudia Corrêa)
Este livro conta a história de Mara, uma menina que viveu uma aventura inusitada quando avistou uma borboleta colorida em seu quintal. O mistério que envolve a borboleta leva Mara a embarcar nesta aventura que tem um final surpreendente. A história fala da importância de se preservar o verde do nosso planeta. 👉Para adquirir o livro clique na imagem!👇
👀Veja essa história em vídeo 👉 clicando na imagem abaixo👇
Atividade 1
Roda de conversa sobre a história contada
Após contar a história de Mara "O mundo sem cor", converse com as crianças perguntando sobre o mundo de Mara. Peça as crianças para descreverem como era o mundo dela na história. Será que Mara era feliz com aquele mundo todo cinza e sem cor? Qual atitude de Mara ao acordar daquele sonho? Porque é importante preservar a natureza e o meio ambiente?
Atividade 2
Trabalhando os 5 Rs
Na história, Mara começou a pensar que deveria conscientizar as pessoas sobre a preservação da natureza para o mundo continuar colorido! Podemos fazer isso utilizando os 5 Rs. Converse com as crianças sobre as atitudes que são importantes para a preservação do meio ambiente. Oriente as crianças a repensarem sobre as atitudes que podem amenizar o acúmulo de lixo. Se compramos menos, menos lixos vamos produzir. Por exemplo, promover na família, na rua, no baixo, na escola a troca de brinquedos, e roupas que não servem mais para você, mas servem para outras crianças. Faça um cartaz junto com as crianças sobre ações que elas podem promover na sua casa e na escola para a preservação da natureza!
Atividade 3
Cuidando de plantas
Incentive as crianças a fazerem uma pequena horta em casa. Toda criança adora mexer com terra. O professor pode levar para escola uma plantinha de horta para incentivar a turma. Poderá fazer junto com a turma usando potes que iriam para o lixo como o potinho de de sorvete e outros. A turma poderá acompanhar a evolução da planta e também adquirir o habito de cuidar de um ser vivo. O professor poderá fazer uma escala de quem irá molhar a planta e os dias que a planta será molhada.
Sistematizando
Os seres vivos são aqueles que tem vida. eles nascem, crescem, reproduzem e morrem. Os animais e as plantas são seres vivos. Todos o seres vivos precisam de alimento e água para viver.
Os seres na natureza que não tem vida: não nascem, não reproduzem e não morrem. São chamados de seres não vivos. são seres Que compõem o ambiente físico. como a água, as pedras, o solo.
Os Objetos criados pelos seres humanos como: os brinquedos, os móveis, o telefone celular, também são seres não vivos.
Após explicar sobre os seres vivos e não vivos, peça as crianças que nomeiem todos os seres não vivos que estão observando naquele momento e depois os seres vivos que estão observando naquele momento. Para os maiores peça que registrem no caderno.
Atividade 4
Aula passeio
Leve a turma para o lado de fora da sala se na escola tiver um jardim. Ou leve a turma a um parque. Deixe que explorem em pequenos grupos o ambiente, observando e fazendo coleta de alguns materiais como: pedras, folhas, solo e outros. Leve para sala e separe em seres vivos e não vivos. Se não tiver essa alternativa peças aos pais que tragam de casa amostra de plantas, solos e outros elementos vivos e não vivos existentes natureza. Explique para a turma sobre os seres que encontramos na natureza seja ser vivo ou não! Seres vivos como planta, animais e seres não vivos como pedras, solo e água são elementos que compõem a natureza e devem ser preservados.
Atividade 5
Identificando os elementos vivos e não vivos
Reconte a história "O mundo sem cor" e junto com os alunos vão identificando os elementos vivos e não vivos que aparecem na história. Depois proponha aos alunos que desenhem todos os seres vivos e os não vivos que eles viram na história "O mundo sem cor", separando em colunas. Para os maiores proponham que escrevam os nomes dos seres.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiencia vivenciada.
Recursos:
História "O mundo sem cor", elementos que compõem o ambiente.
Fontes de consulta
https://www.rededecisao.com.br/single-post/2018/11/13/A-Voz-do-Aluno---Vamos-economizar-%C3%A1guahttps://educacaoinfantil.aix.com.br/meio-ambiente-na-educacao-infantil/
Livro Assim eu aprendo de Joanita Souza
Plano de aula super legal! Vale aproveitar algumas ideias!
ResponderExcluirObrigada por sua interação!!! Valeu!!! Abraços!!!
ExcluirAmei!
ExcluirAmei!
ExcluirObrigada por sua interação!!! Valeu!!!!
ExcluirNão é meu nível de ensino, sou prof de Geografia, trabalho com séries finais e Médio mas eu amei!!! Parabéns pelo excelente trabalho!
ResponderExcluirObrigada por sua avaliação positiva!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirExcelente... Vou utilizar no ensino especial.
ResponderExcluirObrigada por sua interação!!! Valeu!!! Abraços!!!
ExcluirADOREI AMEI MUITO OTIMO
ResponderExcluirObrigada por seu retorno positivo!!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirExcelente... Adorei!
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
Excluiramei essa história o planejamento foi ótimo
ResponderExcluirObrigada, seu feedback é muito importante para o nosso blog! Muito feliz com seu comentário!!!
ExcluirBoa noite, tem planejamento de aula Meio ambiente coleta seletiva número 1,2,3,4 baseado na Bncc creche educação infantil
ResponderExcluirTenho sim! https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/2021/05/plano-de-aula-acoes-que-ajudam.html Copie cole no navegador
ExcluirMuito obrigada foi de suma importância para meu aprendizado
ResponderExcluirExcelente. Ajuda bastante. Também estou procurando plano de aula sobre meio ambiente educação infantil.
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Volte sempre!
ExcluirQue aula perfeita, bem planejada e muito significativa. Obrigada!!!
ResponderExcluirObrigada por sua avaliação positiva!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirBom dia amei me ajudou muito
ResponderExcluirObrigada por sua avaliação positiva!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirMuito legal
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Um grande abraço!!!
ExcluirMuito bom o plano de aula
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Super feliz com seu comentário!!! Abraços!!!
Excluir