domingo, 31 de maio de 2020

Plano de aula cantigas populares para alfabetização

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Língua Portuguesa/ 1º Ano / Práticas de Linguagem / Leitura e Escrita 

Tema da aula 
Atividades com a cantiga popular "A Canoa Virou"

Habilidades da BNCC
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Objetos de conhecimento 
Compreensão em leitura
Correspondência fonema-grafema
Construção do sistema alfabético/ Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão  

Objetivos espcíficos:
Cantar, ler e  interpretar a letra da música.
Produzir listas de palavras usando letras/grafemas que representem fonemas.
Copiar textos observando sobre distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.  

Tempo de estimado: 4 aulas 




A Canoa Virou  - vídeo da música 

Atividade 1 
Cantar, ler e interpretar a parlenda "A canoa virou" 
Proponha as crianças que cantem a música acompanhando com a leitura da letra em mãos. Após cantarem a música diversas vezes, substituindo o nome de Maria pelos nomes dos alunos, faça perguntas sobre o que eles compreenderam. O que acontece na música? Que fato a música conta? A  onde acontece o fato? Pergunte se sabem como é o mar e já viram as espécies marinhas que vivem lá. Fale para nomearem os animais marinhos. O professor pode mostrar figuras de animais marinhos e escrever seus nomes no quadro para que os alunos se familiarizem com os nomes desses animais. 


Atividade 2 
Reescrita da música 
Nesta atividade os alunos rescreverão a parlenda substituindo as figuras pelos nomes, mantendo as características do texto e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.  


Atividade 3 
Trabalhando com lista nomes
Cante a parlenda trocando o nome de Maria pelo os nomes dos colegas. Peça os alunos que façam uma lista escrevendo os nomes de seus colegas.  Depois os alunos faram orientados pelo professor um cartaz coletivo com a música ilustrando com o desenho do fundo do mar e escreveram seus nomes no cartaz.   

Atividade 4 
Ditado visual 
Nesta atividade os alunos escreverão os nomes dos animais marinhos que aparecem na imagem. Em seguida escolheram o animal marinho que mais gostou e reescreverão a parte da música "Se eu fosse um peixinho e  soubesse nadar. Eu tirava Maria do fundo do mar"  substituindo nome peixinho pelo animal marinho preferido! 

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente,  as realizações das atividades e  interesse pelo tema da aula. Registro e  reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Recursos:
Letra da música A canos virou, Vídeo da música, cartolina, figuras de animais marinhos, folhas com as atividade. 

Fontes de consulta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário