Campos de experiências da BNCC
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento BNCC
(EI03EF03)
Escolher e folhear livros,
procurando orientar-se
por temas e ilustrações e
tentando identificar palavras
conhecidas.
(EI03EF09)
Levantar hipóteses em
relação à linguagem escrita,
realizando registros de
palavras e textos, por meio
de escrita espontânea.
Faixa etária:
Crianças pequenas (4 anos a
5 anos e 11 meses)
Tempo estimado: 3 aulas
Atividade 1
Contando histórias
O professor apresentará as crianças alguns livros escolhidos previamente. Local sala de aula ou biblioteca. Os livros devem fazer parte do acervo em que os alunos já tenham ouvido o professor contar essas histórias e manipular esses livros. Em roda o professor conversará sobre a proposta de trabalho. Os alunos, um de cada vez contará uma das histórias dos livros apresentados na roda de conversa. Deixe que criança escolha a história que quer contar. E explique que ela irá folheando o livro, contando a história e mostrando as ilustrações aos colegas que estão assistindo. Deixe a criança a vontade para contar de seu jeito. Antes de a criança começar a contar pergunte a ela o nome da história, os personagens da história e a aonde se passa a história.
Atividade 2
Caça nomes de personagens de histórias
Após executar a atividade 1, o professor fará o exercício de caça palavras ou caça nomes. O professor poderá fazer com os nomes dos personagens das histórias. Ao comando do professor, os alunos irão procurar os nomes que o professor disse. Os alunos vão localizar ( fazendo a leitura) esse nomes nos livros. Se o professor dispor de vários livros de uma mesma melhor ainda. Mais produtivo será o trabalho! Dê a oportunidade para cada aluno fazer essa leitura. O professor poderá levar esses nomes previamente escritos ou escrever na lousa para que os aluno façam essa leitura. É uma atividade estimulante que irá aguçar o desejo de encontrar aquele nome na história.
Atividade 3
Escrevendo usando a escrita espontânea
Nesta atividade o professor oferecerá imagens dos personagens para que os alunos escrevam os seus nomes usando a escrita espontânea. Chamamos de escrita espontânea o fato da criança registar do seu modo, de acordo com a fase em que se encontra e não de acordo com o código de escrita estabelecido.
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Recursos:
Livros de histórias infantis, lápis e folha branca para fazer o registro das palavras.
Fontes de consulta
MUITO BOM, OBRIGADA
ResponderExcluirMARAVILHOSO !
ResponderExcluirObrigada, seu feedback é muito importante para mim! Valeu demais!!!
Excluir