terça-feira, 7 de julho de 2020

Plano de aula fazendo experimentos com diferentes materiais - BNCC - educação infantil


Plano de aula fazendo experimentos com diferentes materiais - BNCC - educação infantil

Tema da aula: Explorando os diferentes materiais 

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais. 

Campo de Experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Orientações:
Todas as atividades apresentadas devem ser feitas com a supervisão de um adulto. Escolher  o lugar de realização das experiências e a preparação dos materiais com antecedência. Adequar os materiais de acordo com as necessidades de cada criança.   

Explorando e reconhecendo os estados da água 

Experiencia nº1 
Brincar de encher balões com água  
Materiais: balões transparentes, corante alimentício de várias cores, vários recipiente com água.Coloque  a água  nos recipientes e em seguida coloque corante alimentício uma cor para cada recipiente. O professor deixará que as crianças façam as misturas das tinturas na água. Depois das tinturas prontas, as crianças, com ajuda do professor encherá as bexigas (poderá usar um funil para facilitar) o processo. Quando as bexigas estiverem cheias, deixe que as crianças se divirtam com a experiência, brincando com os balões.  Observação: essa brincadeira deverá ser feita em dias quentes de preferencia no verão  

Usando a curiosidade
Antes de desenvolver a atividade converse com as crianças sobre a experiência. Deixe que as crianças pensem no que vai ser desenvolvido e qual o produto final dessa experiência. 



Experiência nº 2
Brincar de lavar tecidos - explorando os fenômenos naturais da evaporação. 
Materiais: tecidos, recipiente com água ou fonte de água que as crianças consigam alcançar para manipular a água.  
Leve para sala de aula diversos tecidos e água. O professor apresentará os tecidos para as crianças para que sintam as texturas das peças secas. O próximo passo da experiência é mergulhar os tecidos em água. Deixe que as crianças explorem as seções de molhar o tecido. Depois o professor pode montar um varal  na parte externa da sala para estender os tecidos. 

Usando a curiosidade
Deixe que as crianças criem expectativas sobre a secagem. Pergunte sobre esse processo e deixe que elas exponham suas curiosidades. Peça a elas pesquisem com seus familiares como acontece esse processo.   No outro dia, na roda de conversa, deixe que cada um exponha sua pesquisa. E, então reforce o aprendizado, conversando com as crianças sobre a secagem dos tecidos e fenômeno da evaporação.   

Experiência  nº 3 
Nesta atividade o professor preparará vários cubos de gelo coloridos usando o corante alimentício. Para a produção do gelo poderão ser usados, também, copos de descartáveis de café. O professor desenformará os gelos e colocará em um  recipiente grande como uma bacia para que sejam manipulados pelas crianças. O objetivo desta atividade é sentir as diferentes transformações da água de líquida para solida e de solida para liquida, além das sensações de temperatura. Observação: essa brincadeira deverá ser feita em dias quentes de preferência no verão. 

Usando a curiosidade
Ao desenvolver a atividade desperte a curiosidade sobre o assunto. Um dia antes da realização da atividade explique sobre a experiência que vai ser realizada. De preferência peça as crianças que coloquem os líquidos nos recipientes que irão para o frise, deste modo conversando sobre o estado liquido e sobre sua transformação para o sólido.    
   

Misturas de substâncias com água 

Experiência nº 4 
Mudanças da texturas dos materiais quando misturados com água. 
Materiais: recipientes com água, papel higiênico ou outro tipo de papel.  Nesta atividade a criança irá explorar a transformação das propriedades dos materiais. Observar que a água é uma substância transformadora e que tem diferentes efeitos de acordo com os materiais e quantidades a que se é misturada. 

Usando a curiosidade
Converse com as crianças sobre a experiência antes de fazê-la. Faça perguntas sobre o experimento como: O que acontece quando molhamos o papel? Mudou alguma coisa na textura do material quando foi misturado com água? Como era o papel antes de ser molhado com água? Se o papel secar vai voltar a sua forma original? E outras perguntas que achar pertinente. 

Experiencia nº 5 
Materiais recipiente com água e amido de milho 
Misturar a água ao amido de milho. Deixe que as crianças explorem as sensações que a mistura proporciona. Para crianças menores faça com recipientes maiores deixando que coloquem os pés. Coloque a criança sentada para fazer a atividade, dependo da quantidade o amido de milho pode grudar nos pés e a criança pode perder o equilíbrio. Para um efeito colorido, pode misturar ao amido a corantes naturais como cenoura ou beterraba.  

Usando a curiosidade
Antes de realizar o experimento, deixe que as crianças sintam a textura da farinha seca. Pergunte as crianças sobre: O que acontecerá se misturarmos o amido de milho água? Apos a mistura deixe que explorem essa mistura e pergunte sobre a diferença da textura seca e a textura molhada. 
Fazendo areia movediça. Areia movediça caseira - Brasil Escola

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consultas

26 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, sua avaliação positiva nos incentiva a produzir mais conteúdos como estes!

      Excluir
    2. Gostei do conteúdo, como faço para colocar em uma planilha? Poderia fazer um video sobre isso

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada, por seu retorno positivo! Fico feliz que gostou! Abraços!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada por seu retorno! Amei seu comentário! Abraços!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigada sua avaliação é muito importante para o nosso trabalho! Valeu! Abraços!!!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Obrigada, seu retorno positivo é muito importante para nós! Abraços!

      Excluir
  6. Adorei!Obrigada!Espero receber orientações sobre como utilizar os objetivos da BNCC e as atividades relacionadas à educação infantil-4anos.😊😗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, por sua interação! Abraços! Claro acompanhe nosso blog que estou sempre postando novidades!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Obrigada, sua avaliação positiva é muito importante para o nosso trabalho!!!

      Excluir
  8. Adorei as ideias, parabéns pelo ótimo trabalho e obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, por sua contribuição! Ameia a seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, me ajudou bastante a criar meu plano de aula para meu estágio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude ajudar! Obrigada por sua visita!!! Abraços!!!

      Excluir
  11. Bom dia ! Gostaria de saber se posso vc autoriza a copia o plano de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza!!! Muito bom ter você por aqui!! Abraços!!!

      Excluir
  12. Sim, com certeza!!! Muito bom ter você por aqui!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!

      Excluir