sábado, 4 de julho de 2020

Plano de aula: nascimento, desenvolvimento e família BNCC para educação infantil

Plano de aula: nascimento, desenvolvimento e família BNCC para educação infantil


Tema da aula: Nascimento, desenvolvimento e família 



Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.


Campos de Experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Eu, o outro e o nós


Objetivos específicos 
Pesquisar com ajuda da família sobre a origem do seu nome, seus antepassados e seus hábitos.
Valorizar suas características físicas associando-as à dos seus antepassados. 
Respeitar e valorizar as características físicas e culturais existentes entre colegas de classe e adultos de sua convivência.
Atividade 1
Pesquisar sobre seu nascimento
Na roda de conversa o professor iniciará o assunto contando sobre a chegada de uma criança na família. O professor pode levar para sala vários recortes de jornais e revistas mostrando fotos de bebês juntos com seus familiares, mostrando assim que a chegada de um bebê é um momento especial para cada família. Para incentivar os alunos a contarem sobre seu nascimento, você pode iniciar contando a história do seu nascimento, compartilhando a origem do seu nome e outras coisas que achar interessante falar. Fale com as crianças que todos temos histórias e que podemos estar compartilhando com os amigos nossas histórias. Pergunte as crianças sobre seus nascimentos e se existem algo que elas desejam saber. Proponha as crianças que façam uma pesquisa sobre seu nascimento com seus familiares para trazerem na próxima semana e assim, compartilharem com sus amigos! Incentive os alunos a trazerem fotos suas, quando bebês.




Atividade 2
Compartilhando suas pesquisas.
Na semana seguinte, todos vão compartilhar suas pesquisas com ajuda do professor. Cada criança vai contar suas descobertas. Além de trazerem uma foto quando bebês para mostrarem seus colegas. 




Atividade 3 
Observando as diferentes famílias
Leve para sala de aula imagens de famílias e pessoas de diferentes culturas.  Explique para as crianças que cada um tem características físicas parecidas com de seus pais biológicos, ou seja, o fator genético determina como vamos ser ao nascer. A cor de nossa pele, dos cabelos, dos olhos são herança genética adquiridas de nosso pais. Mas que existem, também, as características culturais como modo de vida, modo de nos vestir e acessórios que usamos (óculos, brincos, sem eles) que usamos, jeito de agir e falar. Mostre para crianças que as diferenças existem e que devem ser valorizadas como pontos positivos. Na roda de conversa deixe que as crianças contem sobre suas famílias, suas características físicas e também características culturais.








Atividade 4 
O que será abordado:
Com o apoio da família faça uma pesquisa sobre cada criança. O envolvimento da família é muito importante nesse estudo, até para um resgaste do passado. Usando como norte as seguintes perguntas:
1- Quem é nossa família? Em quantos somos? 
2- Quais os lugares que frequentamos? Por quê?
3- Onde moramos? Desde de quando?
4-Quem mora em nossas casas?
Faça com cada  criança um "livro" de sua  família contento o resultado da pequisa.  Cada pergunta poderá ser ilustrada com um desenho da criança! 

Atividade 5 
Montar um Portfólio
Para finalizar os estudos, o professor montará um portfólio com todas as atividades feitas pelos alunos e fará uma exposição para que as crianças apresentem suas pesquisas.  Poderá contar com as presenças de suas famílias na apresentação.   

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Recursos:
Imagens de famílias, folhas brancas e lápis para desenhar, recortes de revistas e jornais com imagens de famílias com seus bebês. Folha de atividades com as perguntas da pesquisa do nascimento e desenvolvimento da criança.   


Fontes de consulta

10 comentários:

  1. Muito interessante as atividades. Gostei🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua interação!!! Sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como este!

      Excluir
  2. Muito bom! Atividades atrativas para as crianças 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, amei sua visita!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Obrigada por seu retorno é muito importante para mim!!!! Abraços!!!

      Excluir
  5. PARABÉNS, OBRIGADO ESTA ME AJUDANDO MUITO, MATERIAL MUITO RICO DE DETALHES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu retorno! Fico imensamente feliz em poder compartilhar!!! Abraços!!!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Obrigada por seu retorno é muito importante para mim!!!! Muito bom ter você aqui!!!

      Excluir