segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Plano de aula Contagem indicando ordem - Alfabetização

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Números/ 1º Ano/ Ensino Fundamental 

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular BNCC
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Objeto de conhecimento 
Contagem de rotina 

Tema da aula:
Contagem de objetos indicando ordem 

Objetivos da aula: 
Identificar a partir de uma série e de um ponto de referência o primeiro, o último, o que vem antes e que vem depois.  

Atividade 1
Quem vem antes e quem vem depois em uma fila
Formar fila com a metade da turma a partir de um ponto determinado. A outra metade responderá às perguntas do professor. Quem é o primeiro da fila? Quem é o último da fila? Quem vem antes de Paulinho? Quem vem depois de Rafael? Logo em seguida, inverterá os que responderam vão para fila e os que estavam na fila vão responder.

Atividade 2 
Trabalhando a ordem a partir de um ponto de referência 
Formar fileiras com todos os alunos. Os alunos sentados, a medida que o professor for falando as posições deverão levantar e assumir o seu lugar na fila. Exemplo: Carolina se coloque em primeiro na fila, Lucas se coloque em segundo na fila, Lia se coloque em terceiro e assim por diante até alcançar o numeral que o professor deseja trabalhar. Quando a fila estiver completa, o professor começa a trocar os alunos de posição o que estava em primeiro vai para último e assim vai fazendo o revesamento.

Atividade 3
Contando de objetos indicando a ordem
Formar fileiras de objetos a partir de um ponto pré-determinado,  verbalizando o que vem primeiro e o que vem último, o que vem antes e  o que vem depois. Os alunos colocarão  objetos em fileira e vão dizer as ordens em que esses objetos se encontram.  Exemplo: O caderno está em primeiro lugar,  o lápis está em último lugar, o apontador está em terceiro, a borracha está em quarto lugar. Desta forma o professor vai pedido aos alunos que peguem os objetos que estão em fila sobre a mesa. Exemplo Carolina pegue o objeto que está em primeiro, Paulinho pegue o objeto que está em quarto lugar e assim por diante.


Atividade 4
Exercitando o aprendido


Recursos: 
Objetos diversos, folha de exercícios 

Avaliação: 
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada. 

Fonte de consulta: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário