quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Plano de aula leitura - explorando ilustrações do livro - Educação Infantil

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Tema da aula
Leitura e exploração de ilustrações do livro  

Campo de Experiências
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivos de aprendizagem BNCC
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

Faixa etária: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)


Contação de histórias - A felicidade das borboletas 


👉Livro disponível na Amazon👇

A felicidade das Borboletas 
Marcela é uma garota especial. Ela tem nove anos de idade e vai se apresentar como bailarina pela primeira vez. Está ansiosa, mas se sente segura, pois, mesmo sem enxergar, conseguiu desenvolver várias habilidades, como dançar, andar de bicicleta, nadar. Graças ao carinho e à atenção de todos, sente-se aceita e autoconfiante.

Orientações: 
Reservar espaços para maior liberdade de movimentos. Separar os materiais que serão utilizados na aula com antecedência. Observar as capacidades e necessidades de cada criança. Fazer uma avaliação prévias dos conhecimentos da turma em relação aos conteúdos a serem aprendidos.

Observações: poderá ser utilizado neste trabalho outras histórias do interesse do professor. Bom trabalho! 

Atividade 1 
Antes de contar
Para essa atividade use uma história que as crianças, ainda não conheçam seu enredo. Se for usar o livro deixe que as crianças manipulem e formulem ideias sobre o livro através das ilustrações. Se for usar o vídeo deixe sem som para que as crianças façam suas considerações sobre a história só olhando suas imagens. Depois da exploração pergunte sobre o que elas acharam das ilustrações sobre o que  essas imagens contam. Deixe que as crianças exponham suas ideias sobre a história.   


Atividade 2
Comparando a história contada
Conte a história (leia a historia na integra, lembre- se que é uma atividade de leitura) deixe  que as crianças acompanhem vendo as ilustrações da mesma.  Ao terminar de contar, chame a atenção das crianças para história comparando com as suposições que foram feitas por elas antes da história ser contada. As crianças devem perceber que o texto conta a história que as ilustrações são composições que ajudam na narração, mas que não são os elementos principais.


Atividade 3
Jogo das perguntas e respostas 
Explique as crianças que serão feitas perguntas sobre a história e que elas deverão responder sem falar uma única palavra, usando apenas gestos ou imitações. O professor poderá usar perguntas como: Qual o nome da história? Qual a idade de marcela? Qual é a fantasia de marcela? Qual a dança que marcela aprendeu? Por que macela é uma criança especial? 

Recursos
História "A felicidade das borboletas" 

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fonte de consulta:

6 comentários:

  1. Ameiii!!!! MUITO obrigada, usarei o livro Amoras do Emicida!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ideias excelentes vou utilizar com com outro livro

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, iniciei a leitura com as crianças escolhendo o livro de sua preferência e elas "lendo" e mostrando as imagens aos colegas. Foi muito gratificante, e o plano de aula será com o livro A casa sonolenta, as suas ideias veio complementar e dar um clareamento ao meu trabalho. Estou começando como professora, agradeço pelo seu trabalho, parabéns. Sou professora de maternal, crianças de 3 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, por compartilhar sua experiência!!! Muito feliz com seu comentário!!!

      Excluir
  4. Excelente trabalho, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Um grande abraço!!!

      Excluir