segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Plano de aula noções espaciais dentro e fora para educação infantil

Tema da aula:
Noções espaciais dentro e fora 

Campo de Experiências
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Objetivos da aula 
Identificar relações espaciais dentro e fora. 
Explorar diferentes situações observando as posições das pessoas e objetos. 
Contar objetos associando o número a sua quantidade. 

Faixas Etárias
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) adaptar as atividades de acordo com a faixa etária. 

Tempo estimado: 3 aulas 


Atividade 1 
Dentro e fora  utilizando objetos do dia a dia 
Para esta atividade vai precisar de folha de papel pardo ou cartolina ou se tiver espaço giz para riscar no chão. E também objetos de uso do dia a dia. Para fazer em casa, poderá usar caixas de papelão. Para o primeiro material, o professor fará vários círculos coloridos ou numerados na cartolina. Este papel será colocado no chão e ao redor as crianças sentadas em circulo. Será colocado os objetos ao alcance das crianças. O professor iniciará a atividade dando o comando aos alunos, um por um irá colocar o objeto dentro do círculo de acordo do com o comando do professor. Por exemplo: coloque o livro dentro do circulo amarelo ou coloque o livro dentro circulo número 1. Quando todos os círculos estiverem preenchidos com os objetos, é hora de trabalhar a noção de fora. O professor pedira aos alunos um por um que retirem alguns objetos dos círculos, deixando outros. Desta forma o professor questionará aos alunos perguntando quais objetos que estão dentro dos círculos e quais estão fora? 



Atividade 2 
Dentro e fora  utilizando o próprio corpo 
Para essa atividade precisará de espaço maior: sala de aula, pátio, refeitório ou sala de estar se a atividade for feita em casa. Poderá ser usado bambolê, ou giz para riscar o chão. Para executar essa atividade usará o mesmo critério dos objetos, sendo que  os alunos quem entrarão nos círculos. Organização: metade dos alunos entrarão nos círculos ao comando do professor. E a outra metade ficarão de fora. O professor iniciará pedindo que os alunos troquem de lugar com quem está de fora, sempre usando o termo dentro e fora. 

Atividade 3 
Trabalhando quantidades e noções dentro e fora 
Utilizando caixa de papelão grande e peças de vestuário. Para essa atividade serão separadas peças de vestuário da mesma espécie em quantidades diferentes ou de outros objetos que tenha em quantidade suficiente para a atividade. Exemplo: dois casacos, 3 pares de sapatos, três camisetas, 4 pares de meias e outros. O professor colocará a caixa no centro vazia e pedirá aos alunos que um por um, seguindo a orientações, comecem a colocar as peças na caixa. Por exemplo coloque um par de meias dentro da caixa,  Coloque 2 casacos dentro da caixa, etc. Deixe, também, algumas peças fora da caixa. Em seguida, questione aos alunos sobre a quantidade de peças que estão fora da caixa as que estão dentro da caixa.  

Recursos: objetos usados no dia a dia, cartolina ou papel pardo, caixa de papelão, peças de vestuários.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.


Fontes de consultas

26 comentários:

  1. OLÁ, CLAUDIA AMEI ESSE PLANO DE AULA SOBRE NOÇÕES ESPACIAIS, VOU USAR NAS MINHAS AULAS REMOTAS, MUITO CRIATIVO E DIFERENTE DOS QUE NORMALMENTE ENCONTRO NO GOOGLE. PARABÉNS! E OBRIGADA POR COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos com este! Abraços!!!

      Excluir
  2. Olá, professora adorei o plano de aula, muito show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sua avaliação positiva é muito importante para mim! Abraços!!! Valeu!!!

      Excluir
  3. Eu também amo seus planos de aula me ajudam muito você esta de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos com este! Amei seu cometário!!!

      Excluir
  4. Olá! Claudia seus planos tem ajudado muito no enriquecimento das minhas aulas! Que Deus te abençõe sempre.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, por compartilhar sua experiências!!! Amei seu comentário! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Você conhece alguma leitura infantil com esse tema, que poderia ser adicionado ao plano???

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Como sempre tudo perfeito, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua contribuição!!! Muito bom ter você por aqui! Até a próxima!!!! Abraços!!!

      Excluir
  8. Parabéns por compartilhar essas ideias com outras profs!!!vc é demais.
    sou de Alta floresta MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita aqui no nosso Blog!!! Seja muito bem-vinda!!! Abraços!!!

      Excluir
  9. Claudia gostei muito das ideias mas como posso adaptar para uma senhora de 84 anos. Sinto que a visuoespacial esta bem prejudicada

    ResponderExcluir
  10. Acredito que sim!!! Obrigadaaaa!!! Muito feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  11. PARABÉNS, MUITO CRIATIVO, UMA AULA GOSTOSA DE FAZER E INTERESSANTE PARA OS PEQUENOS.

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNS!!! É UMA AULA MUITO INTERESSANTE PARA OS PEQUENOS E
    GOSTOSA DE FAZER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita aqui no nosso Blog!!! Seja muito bem-vinda!!! Volte sempre!

      Excluir
  13. Obrigada pelo plano de aula!! Está ajudando-me muito.🥰🙏😍

    ResponderExcluir