sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Relatório individual das aulas remotas na educação infantil

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Sugestões de relatórios individuais na educação infantil das aulas remotas de acordo com BNCC

📌Lembrando que este relatório é só um modelo, cada instituição escolar estrutura o seu relatório de acordo com suas necessidades e preferências. 


Dúvidas para fazer relatório geral da turma na educação infantil? Veja aqui como fazer: Relatório geral da turma das aulas remotas na educação infantil 

👉Modelo de Relatório das aulas híbridas:  Relatório das aulas híbridas para educação infantil 

👉Portfólio na educação infantil para enviar como link e também salvar em PDF para imprimir Aprenda a fazer um portfólio para educação infantil no Canva
Se inscreva no nosso canal clicando na imagem 

 
📕Orientações
Naturalmente, o (a) professor (a) irá precisar muito da ajuda dos responsáveis para fazer avaliação do desenvolvimento do aluno durante esse período de isolamento social O interessante é que o professor mantenha um diálogo com a família do aluno (a), mesmo que esse diálogo seja por telefone ou através de comunicação por mensagem. O(A) professor (a) poderá desenvolver uma ficha de avaliação em que o responsável poderá responder sobre a participação, as dificuldades e o desempenho do (a) filho (a) nas atividades propostas e o professor poderá completar com as devolutivas das atividades feitas pelo aluno (a). As atividades práticas propostas pelo professor poderão ser feitas pelos alunos (as) através de pequenos vídeos onde os alunos demonstrarão as realizações dessas atividades. Os vídeos são uma ótima ferramenta de avaliação, onde será observada a compreensão do aluno (a) sobre determinado tema

Acesse o nosso Canal no Telegram, clicando na imagem e veja materiais exclusivos!  

Exemplos de relatórios de aulas remotas 

1- Introdução 
Aulas gravadas e exercícios enviados de modo assincrônico 
O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento do aluno (a) _____________________ em relação às aprendizagens e as participações nas aulas remotas. Devidas as atuais necessidades impostas pelo isolamento social que se encontra toda a comunidade escolar, faz se necessário que a avaliação seja feita com a participação dos responsáveis e em conjunto com professor . Quando as aulas aplicadas são gravadas e os exercícios feitos são enviados de modo assincrônico. Avaliação do aluno se deu através das feituras das atividades e devolutivas das mesmas. 

Participação do aluno em relação às aulas remotas assincrônica 
2- Apontar as dificuldades e também os avanços do aluno em lidar com o novo jeito de aprender.Segue exemplos de algumas considerações: 
  • Avaliação quanto à participação em relação às aulas remotas assincrônicas 
  • Demonstrou interesse por desenvolver as atividades propostas pelo professor nas aulas remotas. 
  • Apresentou interesse em fazer as atividades mesmo não tendo domínio das refermentas digitais. 
  • Demonstrou dificuldades no inicio em dominar as ferramentas digitais, mas superou essas dificuldades e segue avançando e se adaptando ao novo jeito de aprender. 
  • Apresentou entusiasmo em participar das aulas gravadas, interagindo com o tema da aula: ouvindo atentamente e perguntando sobre o tema apresentado. 
  • Desenvolveu as atividades com segurança com/ou sem ajuda dos responsáveis. 
  • Apresentou dificuldades para resolver os exercícios sem ajuda do professor presencialmente. 
  • Apresentou dificuldades de concentração para assistir as aulas gravadas e fazer os exercícios enviados pelo professor. 

1- Introdução 
Aulas ao vivo com aplicativos sincrônicos Web conferências e Chat 
O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento do aluno (a) _____________________ em relação às aprendizagens e as participações nas aulas remotas. Devidas as atuais necessidades impostas pelo isolamento social que se encontra toda a comunidade escolar, faz se necessário que a avaliação seja feita através da observação do desempenho do aluno nos exercícios e nas interações das aulas remotas sincrônicas pelo professor. Além das feituras das atividades e devolutivas das mesmas. 

Participação do aluno em relação às aulas remotas sincrônicas 
2- Apontar as dificuldades e também os avanços do aluno em lidar com o novo jeito de aprender. Segue exemplos de algumas considerações: 
  • Demonstrou interesse por desenvolver as atividades propostas pelo professor nas aulas remotas. 
  • Apresentou interesse em fazer as atividades mesmo não tendo domínio das refermentas digitais. 
  • Apresentou entusiasmo em participar das aulas e interagir com os colegas e professores. 
  • Desenvolveu as atividades com segurança com/ou sem ajuda dos responsáveis. 
  • Apresentou dificuldades de concentração para assistir as aulas ao vivo e fazer os exercícios propostos pelo professor. 
  • Participou das aulas de forma parcial não demonstrando interesse pelo tema apresentado. 
3- Relatórios de desenvolvimento de aprendizagem no período Segue alguns exemplos de: 

Aprendizagens alcançadas pelo aluno (a) em relação aos objetivos propostos para o período: 
No campo de experiências: Eu, o outro e o nós, demonstrou imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. (EI02EO02) Apresentou confiança em si mesmo ao realizar novas experiências. Apresentou autonomia nas realizações de atividades já experimentadas em outros momentos. No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação, demonstrou capacidade de dialogar com as pessoas do seu convívio social, expressando seus desejos e sentimentos. (EI02EF01) Foi capaz de utilizar a linguagem como meio de ampliação do pensamento: organizando suas ideias. Utilizou a linguagem como meio de comunicação, recebendo mensagens verbais, interpretando e transmitindo mensagens. No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, demonstrou habilidades em deslocar seu corpo no espaço orientado por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. (EI02CG02) Percebeu as relações entre o seu corpo e os objetos, relações entre o seu corpo e outras pessoas, percebeu a relação entre objetos e objetos. (EI02CG05) Demonstrou habilidades manuais, adquirindo controle para manusear, cortar e colar diversos materiais em superfícies como: lã, areia etc. Foi capaz de transmitir suas ideias a partir de desenhos, adequando aos movimentos manuais finos aos estímulos recebidos. No Campo de Experiências: Traços, sons, cores e formas: utilizou diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. (EI02TS03) Demonstrou interesse por diversas fontes sonoras adequando aos movimentos e as mudanças rítmicas. Foi capaz de discriminar estímulos sonoros adequando-os as batidas a partir de instrumentos musicais de percussão construídos com materiais recicláveis. No Campo de Experiências: Espaços, tempos, quantidades e relações foi capaz de explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos textura, massa, tamanho. (EI02ET01) Foi capaz de comparar diferentes materiais, explorando sensações táteis e visuais. 
Conclusão 
Podemos concluir que para esse período o aluno demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo período. 

Modelo de relatório

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Fontes de consultas
Livro a Nova Pré escola BNL 

123 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez você mostra ser uma grande profissional. Trabalho em uma escola com sistema de relatórios, achei o seu perfeito.
    Tenho muita admiração pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como este! Um grande abraço! Amei seu cometário!

      Excluir
    2. Parabéns professora,pelo seu excelente trabalho,muito obrigada.

      Excluir
    3. Obrigada por sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como este! Abraços!

      Excluir
    4. Parabéns amei seu relatório me ajudou muito.

      Excluir
    5. Parabéns amei seu relatório me ajudou muito.

      Excluir
    6. Obrigada,sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos com este! Abraços!!!

      Excluir
    7. Parabéns pelo seu excelente trabalho... Esse relatório ajuda incentiva muito nas produções dos nossos próximos relatórios.obrigada!

      Excluir
    8. Amei o seu relatório, pois me ajudou muito. Obrigada.

      Excluir
    9. Amei!!! Seu trabalho me deu uma luz!

      Excluir
    10. Obrigada por compartilhar sua experiência!! Abraços!!!

      Excluir
    11. Simplesmente super esclarecedor! Muito obrigada!!

      Excluir
    12. Obrigada, sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como este!!!

      Excluir
    13. Bom dia!
      Muito bom o seu blog! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Estou construindo meus relatórios deste período de aulas remotas e o seu modelo vai complementar o meu.

      Excluir
    14. Bom dia!!! Obrigada, sua avaliação positiva é muito importante para mim!!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!

      Excluir
    15. muito obrigado Claudia gostei, pois eu estava com muita dificuldade de fazer meus relatório.Que Deus o abençoe

      Excluir
    16. Boa tarde!! Parabéns pelo trabalho! Me auxiliou bastante.

      Excluir
    17. Boa noite!
      Excelente relatórios de aulas remotas. me ajudou bastante.

      Excluir
    18. obrigada =. amei esse relatorio, vai me ajudar muito.

      Excluir
    19. obrigada =. amei esse relatorio, vai me ajudar muito.

      Excluir
    20. Obrigada! Parabéns pelo material, irá contribuir muito para meu trabalho.

      Excluir
    21. Obrigada, suas avaliações positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como estes! abraços!!!

      Excluir
    22. Parabéns professora Claudia seu trabalho me inspirou..Obrigada

      Excluir
    23. Obrigada!!! Amei cada comentário!!! Muito bom ter vocês por aqui!!!

      Excluir
    24. ótimo.... amei porque estava sem um norte para fazer esses relatórios.Muito obrigada

      Excluir
    25. Raquel de Araújo 08 de Junho de 2021.
      Amei os requisitos relatório. Tirei várias dúvidas e conseguir me inteirar com tudo que li.
      Maravilhoso Parabéns pela dica.

      Excluir
  2. Esse relatório poderia ser utilizado para as crianças d 4 e 5 anos é a idade da minha turminha???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim com toda certeza! É apenas um modelo que serve para todas as faixa etárias da educação infantil! Obrigada por sua interação!

      Excluir
  3. Excelente material, com certeza vai ser de grande valia,para mim.
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como este! Abraços!!!

      Excluir
  4. Você teria um modelo de avaliação que pode ser enviada e preenchida pelos pais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não! Mas posso elaborar esse material! Quando tiver pronto postarei aqui!

      Excluir
    2. Claudia manda pra.mim um relatório pronto da educação infantil.....como base.....e para mim organizar os meus relatórios

      Excluir
  5. Você teria um modelo de avaliação que pode ser enviada e preenchida pelos pais?

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Esse modelo de relatório é para todas faixas etárias da educação! É só ajustar os conteúdos a sua necessidade. Obrigada por sua interação!!!

      Excluir
    2. Boa Tarde! Vc tem relatório do fundamental 2 ,2020, por disciplina, pra mandar pra mim?

      Excluir
  7. Gosto muito do seu trabalho,pois trabalho agora com educaçāo infantil e não sou pedagoga,tem formaçāo em Língua Portuguesa,você imaginar.Parabéns👏👏👏👏❤

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Obrigada, sua avaliação positiva é muito importante para mim! Abraços!!!

      Excluir
  9. Como faço para compartilhar ?
    amei ,vai me ajudar muito.
    parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Que bom que gostou! É SÓ COPIAR O LINK DO NAVEGADOR E COLOAR NO WATS OU NO FACEBOOK

      Excluir
  10. Respostas
    1. Obrigada por sua avaliação positiva!!! Valeu!!!! muito bom ter você por aqui!!! Abraços!

      Excluir
  11. Respostas
    1. Obrigada por sua interação!!! Fico feliz em poder ajudar!!!!

      Excluir
  12. Respostas
    1. Obrigada, sua avaliação positiva é muito importante para mim!!! Abraços!!!

      Excluir
  13. Muito obrigada,o modelo de relatório me ajudou muito....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua experiência!!! Amei seu comentário!!!

      Excluir
  14. Respostas
    1. Obrigada por sua avaliação positiva!!! Valeu!!!! muito bom ter você por aqui!!! Abraços!

      Excluir
  15. obrigada que Deus o abençoe me ajudou muito .Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como este!!! Abraços!!!!

      Excluir
  16. Muito obg!! Seu trabalho é muito bom e me ajudou muito! Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua contribuição!!! Amei seu comentário!!! Abraços!!!

      Excluir
  17. Excelentes dicas para o relatório, foi de grande ajuda, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Que bom que gostou!!! Muito bom ter você por aqui!!!

      Excluir
  18. PARABÉNS...excelente conteúdo. Me ajudou muito. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como este!!! Abraços!!!

      Excluir
  19. parabens pelo trabalho e por compartilhar. voce teria sugestão de uma conclusão para alunos e familias que não deram devolutiva alguma durante todo o periodo de aula remota? como colocar isso no relatorio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa diretora mandou fazer uma introdução de como foi feita a aula remota, e no final colocar (nome do aluno) não teve devolutivas das atividades enviadas através do (colocar através do que foi enviada as atividades para as crianças), para que pudéssemos avaliar sua aprendizagem e desenvolvimento.

      Excluir
    2. Muito bom ter você ´por aqui! O relatório é uma avaliação que vemos levar muito a sério! Devemos relatar sobre a realidade do aluno, o real aprendizado do aluno!

      Excluir
  20. Respostas
    1. Obrigada por sua avaliação positiva!!! Valeu!!!! muito bom ter você por aqui!!! Abraços!

      Excluir
  21. obrigada por compartilhar seu trabalho, me ajudou muito para que eu possa fazer o relatório, parabéns

    ResponderExcluir
  22. Parabéns ,ótimo relatório,com certeza irá me ajudar a fazer os meus.Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua avaliação positiva!!! Valeu!!!! muito bom ter você por aqui!!! Abraços!

      Excluir
  23. Respostas
    1. Obrigada por sua contribuição!!! Muito bom ter você por aqui! Valeu!!!

      Excluir
  24. Parabéns e muito obrigada por compartilhar! Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como este!!! Abraços!!!!

      Excluir
  25. Muitíssimo obrigada! Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  26. ESTOU ENCANTADA COM A RIQUEZA DE DETALHES QUE FOI DISPONIBILIZADO NESSA MATÉRIA DO RELATÓRIO.
    PARABÉNS E QUE DEUS CONTINUE DANDO A VOCÊ MUITA SABEDORIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaa!!! Fico feliz em poder ajudar! Amei seu comentário! Abraços!

      Excluir
  27. Parabéns...e muita gratidão por compartilhar teu excelente relatório.Deus te abençoe grandemente por toda sua generosidade ..

    ResponderExcluir
  28. Você tem modelo para 3º ano do Fundamental I?

    ResponderExcluir
  29. Nossa amei! obrigada, me ajudou demais.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns e muito obrigada por compartilhar o seu trabalho, me norteou em muitas dimensões!

    ResponderExcluir
  31. Grata, obrigada por compartilhar seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu retorno é muito importante para mim! Abraços!!!

      Excluir
  32. Parabéns, perfeito, e muito obrigado por compartilhar conosco. Já irei utilizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela interação!!! Amei seu comentário!!! ABRAÇOS!!!

      Excluir
    2. Parabéns amei obrigada por compartilhar conosco

      Excluir
    3. Obrigada por seu retorno!!! Amei seu comentário!!!

      Excluir
  33. Muito bom essas ideias..me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  34. Gostei muito do seu trabalho, parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos como estes! Abraços!!!

      Excluir
  35. UMA LUZ NO FUNDO DO TÚNEL.ESTAVA SEM SABER COMO INICIAR MEU RELATÓRIO. PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua avaliação!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!

      Excluir
  36. Excelente!!!
    Muito obrigada por compartilhar professora Cláudia!

    ResponderExcluir
  37. Obrigada pelo seu conteúdo muito bom para o momento.

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pelo pelo belíssimo trabalho!
    Obrigada por compartilhar, me ajudou bastante na confecção dos meus.
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita!!! Amei sua interação!!! Volte sempre!!!

      Excluir
  39. Parabéns! Muito bom ter alguém que participa com os outros o seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Amei cada comentário!!! Muito bom ter vocês por aqui!!!

      Excluir
  40. Amei o seu trabalho, com certeza vai ser de grande valia para mim.
    Obrigada por compartilhar e que Deus te abençoe muito, muito, muito!!!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!!! A você também!!! Obrigada!!! Muito bom ter você aqui!!!

      Excluir
  41. Obrigada pelas boas contribuições. Vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!

      Excluir
  42. Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Amém!!! Volte sempre!

      Excluir
  43. Obrigada professora. Seu relatório me ajudou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua contribuição!!! Muito bom ter você por aqui! Valeu!!!

      Excluir