Plano de aula gamificação - Como usar essa Metodologia Ativa e ter alunos engajados. Proposta de plano no final da página!!!!
O que é gamificação?
A GAMIFICAÇÃO na educação nada mais é do que trazer as estratégias dos jogos para o ensino de conteúdos escolares. “A gamificação é baseada na utilização de elementos de jogos digitais (avatares, desafios, rankings, prêmios etc.) em contextos diferentes da sua proposta original. Essa prática ainda conta com a presença constante das características inerentes ao jogo como a competição, os feedbacks instantâneos, a evolução e a recompensa (premiação).” Para saber mais! A proposta da gamificação nas aulas aumenta o engajamento e a produtividade da turma.
Gamificação no ensino de conteúdos escolares
Nesta proposta de trabalho tem duas estratégias de jogos bem simples como forma de trazer a gamificação para o ensino de conteúdo escolares, tornando suas aulas mais dinâmicas e atraentes para os alunos.
Duas formas de trabalhar a proposta:
1- Jogo em sala de aula usando recursos simples como cartas.
O jogo consiste em ler a história e responder as perguntas usando as estratégias de jogos para vencer as etapas. Uma forma divertida de leitura e interpretação que poderá ser aplicada pelo professor em sala de aula em suas aulas, sem precisar de nenhuma plataforma de jogos. Veja a proposta no final da página!
2- Jogos como atividades remotas
Jogo online usando o Power Point do Google Apresentações e compartilhando o link do jogo.
Este jogo poderá ser construído no Power Point como no exemplo abaixo para que possa ser jogado de forma remota.
Dica
O professor poderá construir jogos de todos os temas para seus alunos e enviar o link pelo WhatsApp, usando uma ferramenta gratuita do Google apresentação.
1º Ano/ Língua Portuguesa/ Ensino Fundamental/ Anos iniciais
Habilidades da BNCC
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada),
textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
Práticas de Linguagem
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Objetos de Conhecimento:
Formação do leitor
Estratégia de leitura
Leitura autônoma A leitura da história "O sequestro do tatu" será feita pelo próprio aluno ou grupos de alunos. O livro é digital e está disponível aqui! Se a aula for remota é só copiar o link e enviar para o aluno.
Para ler a história clique na imagem
A história acima é bem interessante e fala de uma situação vivida por uma menina que se encantou com um animal do parque e o levou para sua casa, prendendo o animalzinho. Antes de começar a leitura, o professor irá instruir os alunos a prestarem a atenção na história, pois eles faram um jogo muito interessante sobre a história.
Proposta de trabalho - Detetive no Parque
Usando as estratégias de jogos, os alunos vão fazendo a interpretação sobre a história. Antes de começar o jogo o professor poderá explicar sobre a função de um detetive que é desvendar mistérios através da investigação. O detetive das histórias tem uma imagem caricata se veste de forma peculiar nas histórias, exemplos: com casacos compridos, chapéu e sempre tem uma lupa.
O Avatar será construído pelos alunos usando alguns acessórios que figuram um detetive. Poderá ser oferecido aos participantes toda vez que conseguir concluir uma etapa. O professor poderá oferecer fichas, por exemplo, com as figuras de uma lupa, óculos, chapéu, binóculo, casaco de detetive. As crianças amam colecionar cartinhas e outros objetos. A cada tarefa completada será dado uma ficha com um acessório, no final será dado o personagem a escolha dos participantes. O professor poderá reproduzir a, (de preferência colorida), a cartela abaixo de acordo com o número de participante e colar no papelão para ficar firme.
Material para participar do jogo: lápis e papel
Números de participantes: de um, dupla ou grupo de 4.
ETAPA 1
Encontre a figura do animal
QUAL O ANIMAL SEQUESTRADO POR MALVINA?
R: TATU
O professor esconderá a imagem para que os alunos procurem. A missão e encontrar a imagem do animal.
Quando o primeiro participante achar deverá escrever o nome do animal.
Se o participante errar, a escrita do nome, terá uma nova chance de olhar três fichas contento 3 três nomes de animais TATU - PORCO - MACACO.
Novamente ele tentará escrever o nome do animal corretamente.
Se o participante ainda não conseguir e lhe dado uma nova ajuda. Poderá ser indicado pelo professor um colega para ajuda-lo ou o próprio professor poderá ajudá-lo até que o aluno complete a missão.
ETAPA 2
Leitura de palavras
Nesta etapa o participante deverá encontrar as palavras que completam a frase de acordo com história
Complete a afirmações:
MALVINA AMAVA________. POR ISSO, GOSTAVA MUITO DE IR AO_________________.
R: BICHOS/PARQUE
1- O professor apresentará 3 fichas com três opções: primeira ficha com as imagens BONECA/ TEATRO, segunda ficha: BICHOS/PARQUE terceira ficha: BOLA/ SORVETERIA. Ao passo que o participante encontre as figuras, passará para a próxima tarefa.
2- O participante escreverá os nomes das figuras que completam a frase. Se o participante conseguir escrever corretamente as palavras passa para a próxima etapa. Senão, terá uma nova chance. O professor terá uma ficha com as seis palavras para que o participante escolha as palavras corretas e escreva. Nesta fase o participante contará com ajuda do professor para que complete a tarefa.
ETAPA 3 1- O professor apresentará 3 fichas com as opções de imagens MALA - BAÚ - CAIXOTE. O participante terá que escolher a opção correta e escrever o nome da figura. Acertou passa para tarefa seguinte. Senão conseguir vai ter a oportunidade de fazer novamente com ajuda do grupo.
Complete a afirmação:
MALVINA PRENDEU O TATU DENTRO DO:
R: BAÚ
ETAPA 4
Ache a palavra escondida
Será apresentado uma ficha com letras embaralhadas. O participante terá que encontrar a resposta (palavra) entre as letras embaralhadas. Ao encontrar terá que escrever a palavra para finalizar a tarefa.
Pergunta:
QUAL BICHO DO PARQUE DECIDIU SE VINGAR DE MALVINA?
R: MORCEGO
ETAPA 5Leitura e escrita de palavra
Será apresentado uma ficha com nomes de animais. O participante terá que encontrar a resposta entre as palavras da ficha e terá que escrever a palavra para finalizar a tarefa.
Pergunta:
TODA BICHARADA SE JUNTOU PARA DEFENDER O TATU - BOLA. QUE BICHO DO PARQUE FOI O JUÍZ DA QUESTÃO?
R: MACACO
ETAPA 6
Ler e distinguir palavras de sons parecidos
Será apresentado uma ficha contento palavras com sons parecidos. O participante deve escolhe aquela que complete a afirmação de acordo com a história. O participante terá que encontrar a resposta entre as palavras da ficha e escreve-la para finalizar a tarefa.
Perguntas:
1- O MACACO DISSE A MALVINA QUE É PRECISO CUIDAR DOS BICHOS PARA NÃO HAVER: R: EXTINÇÃO
2- MALVINA INSISTIA EM NÃO DEVOLVER O TATU. O MACACO DISSE A MALVINA QUE O TATU PODERIA FICAR TRISTE E ATÉ:
R: MORRER
3- MALVINA PENSOU NAS PALAVRAS DO MACACO E__________O TATU PARA O PARQUE.
R: LEVOU
Maravilhoso plano de aula!
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação é muito importante para mim! Abraços!!!
ExcluirPlano muito bem elaborado. Excelente. Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação positiva me incentiva aproduzir mais conteúdos como este, abraços!!!
ExcluirEu simplesmente ameiiiii!!!!!!Deus te abençoe por compartilhar me ajudou demais!! você devia ter um canal para divulgar seu trabalho!
ResponderExcluirObrigada por sua interação!!! Muito bom ter você aqui!!! Abraços!!! Tenho um canal para divulgar o blog! Faça parte!!! Canal profissão professor blog
ExcluirAmei esse plano de aula. Me salvou hoje!! Parabéns
ResponderExcluir1000!!! NOTA MIL PRA VOCÊ, MERECE MUITO, PARABENS.
ResponderExcluirObrigada!!! Sua avaliação é muito importante para o meu trabalho!!!
ExcluirTrabalho de excelência!!! Parabéns pela dedicação!
ResponderExcluirObrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!
ExcluirCaprichosa, dedicada, generosa. Obrigada, professora!!
ResponderExcluirObrigada, seu comentário me deixa muito motivada!!! Valeu! Abraços!
ExcluirEstou tentando fazer um para o meu TCC e não consigo estabelecer o tempo.
ResponderExcluir