Faixas etárias: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Objetivos de Aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Campos de Experiências
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Corpo, gestos e movimentos
Eu, o outro e o nós
Traços, sons, cores e formas
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos da aula:
Identificar as característica das quatro estações do ano, fazendo a diferença entre elas.
Diferenciar a primavera das demais estações.
Reconhecer a importância das flores para a manutenção e promoção da biodiversidade.
Observar o fenômeno da polinização através de vídeo.
Aplicar os conhecimentos adquiridos em atividades práticas.
Expressar suas ideias oralmente, por desenhos e através da escrita espontânea.
Usar habilidade manual para confeccionar flores de materiais recicláveis.
Tempo estimado: 6 aulas
Orientações:
Antes de entrar no tema primavera devemos conversar com as crianças sobre a importância desta estação do ano para a vida reprodutiva das plantas. Aplicar um amontoado de atividades sobre flores não levam as crianças refletirem sobre a importância desta estação.
Separar os materiais que serão utilizados na aula com antecedência. Observar as capacidades e necessidades de cada criança. Fazer uma avaliação prévia dos conhecimentos da turma em relação aos conteúdos a serem aprendidos.
Algumas perguntas para iniciar o tema
O que sabemos sobre as flores? Para que servem as flores? As flores existem por uma razão bem específica, a reprodução da planta! Ou seja, sem a polinização não existe a reprodução, o nascimento de novas plantas. Para que os grãos de pólen sejam transportados do órgão masculino da flor para órgão feminino precisa da ajuda de insetos, pequenos animais e até mesmo do vento. O encontro desse material gera novas plantas.
Porque as flores são perfumadas e coloridas? Tem um porquê das flores terem essas características. As cores e o perfume são atrativos para os insetos e animais. Desta forma o pólen é transportado de uma flor para outra ou dentro da mesma flor quando esta tem as duas estruturas: masculinas e femininas. A polinização é responsável pela produção de frutos e sementes e que dá origem a uma nova planta. Sendo um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra. Quando uma abelha posa em uma flor ela recolhe em seus pés o pólen e quando pousa em outra flor deposita esse material.
Vídeo animado sobre a polinização
Para assistir no youtube https://www.youtube.com/watch?v=6qYZmy2Tbk0
Atividade 1
Virando abelha
Depois de assistirem ao vídeo sobre polinização, construa com a criança uma flor com rolinhos de papel. A criança deve construir também o miolo da flor que representará o pólen como na foto. Fazer bolinhas de papel utilizando jornal ou encarte de supermercado. Depois da flor pronta, deixe a criança simular o fenômeno da polinização como ela observou no vídeo. Será usada uma pinça para fazer o papel da abelha transportando o pólen de uma flor para outra.
Contando histórias
Contar a história infantil "Amiga Primavera" usando alguns recursos como palitoches dos personagens Primavera, Verão, Outono e Inverno, logo em seguida fazer a interpretação oral para saber o nível de entendimento das crianças em relação ao tema. Proponha as crianças que também contem a história utilizando os palitoches. Chame as crianças de em quatro para interpretar os personagens da história. Esta história é bem interessante para trabalhar também as estações do ano.
👉Todos os direitos autorais reservado ao autor da obra de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal.
Atividade 3
Exercitando o aprendido
As crianças irão recortar as figuras e colar nos quadrados de acordo com as características de cada estação do ano.
Atividade 4 Confeccionando um cartão de primavera
Converse com a turma sobre as características mais marcantes da primavera e incentive as crianças confeccionarem um cartão de primavera para presentear seus colegas ou familiares. Exercitando assim, o desenho e também a escrita espontânea. A criança escreverá o seu nome e o destinatário do cartão, além de outras palavras de acordo com o desenvolvimento da turma. Oportunize a criança a usar a criatividade para criar seu cartão. Antes da confecção pergunte para quem ela gostaria de ofertar o seu cartão para que assim possa personalizar de acordo com destinatário.
Atividade 5
Incentivando ações de preservação
Converse com as crianças sobre a importância das flores e que devemos contribuir para a natureza preservando as abelhas que são responsáveis por 80% de toda a polinização do planeta. Sem as abelhas seria impossível a reprodução de muitas plantas, consequentemente a produção de alimentos. Proponha as crianças que plantem um vaso de flores em sua casa com a ajuda de seus familiares. Existem flores que podem ser cultivadas em recipientes pequenos com as margaridas. E suas sementes podem ser encontradas em lojas para plantio. O professor também pode fazer na escola com as crianças um pequeno jardim usando garrafas PET.
Recursos: papelão, jornal, rolinhos de papel higiênico, pinça, papel branco para confecção do cartão, lápis de cor e lápis preto. Vídeos Polinização, Amiga Primavera. história escrita Amiga Primavera.
Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fontes de consultas
Parabéns Claudia! Adorei esse plano, vou colocar em prática com meus alunos. Abraços
ResponderExcluirola boa tarde! Amei o plano de aula, peguei algumas dicas para uma aula com meus pequenos.
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação é muito importante para o nosso blog! Valeu! Volte sempre! Sempre tem novidades!!!
ExcluirMuito obrigada!🤩
ExcluirAmei seus planos de aulas, todos bem elaborado e de grande ajuda... obrigada pela colaboração, Parabéns!!
ResponderExcluirNossa! Parabéns, gosto muito do seu trabalho maravilhoso!! Tem me ajudado bastante pois não estou muito prática com esses planos pela BNCC
ExcluirOBRIGADA POR PARTILHAR SUAS EXPERIÊNCIAS CONOSCO!!!
ResponderExcluirQUE DEUS TE ABENÇOE MUUUUUITO!!!!!
Obrigada, feliz com seu comentário!!! Volte sempre!!!
ExcluirOTIMO PLANO DE AULA
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirParabéns. Fiquei muito feliz com esse projeto. Fiquei encantada.
ExcluirObrigada!!! Amei seu comentário!!! Muito bom ter vocês por aqui!!!
ExcluirParabéns Claudia. Gratidão por compartilhar seu trabalho.
ResponderExcluirObrigadaaaa!!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!
ExcluirParabéns material maravilhoso
ResponderExcluirObrigada!!! Me sentindo motivada com seu comentário!!! Muito bom ter vocês por aqui!!!
ExcluirTrabalho maravilhoso estou precisando de um plano de aula para o 3 ano com BNCC e atividades mas dificuldade com a BNCC.
ExcluirGostei muito. Vou utilizar na minha aula obrigada.
ResponderExcluirObrigada!!! Amei seu comentário!!! Muito bom ter vocês por aqui!!!
ExcluirSou professora numa turma de 2 º ano do ensino fundamental em uma Escola Municipal, na cidade de Maceió. Gostei muito desse plano de aula, vou realizar com meus alunos. Obrigada por partilhar.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar sua experiência!!! Volte sempre!!!
ExcluirGostei dos seus planos são ótimos
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!!
ExcluirMe ajudou demais no meu roteiro. parabéns
ResponderExcluirObrigadaaaa, por compartilhar sua experiência! Muito bom ter você por aqui!!!
Excluir