Combinados para Volta às aulas em vídeo no final da página
Língua Portuguesa / 1º Ano/ Ensino Fundamental
Práticas de Linguagem
Oralidade
Escrita
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular BNCC
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente
ou por ditado, palavras e frases de forma
alfabética – usando letras/grafemas que
representem fonemas.
Construção do sistema alfabético/
Convenções da escrita.
Escuta atenta
Relato oral/Registro formal e informal
Correspondência fonema-grafema
Tema da aula
Identidade e convivência.
Objetivos da aula
Tema da aula
Identidade e convivência.
Objetivos da aula
- Identificar seu nome e dos colegas.
- Compartilhar suas características.
- Escutar o professor e os colegas.
- Reconhecer a importância das regras de convivência no ambiente escolar.
- Escrever o próprio nome, dos colegas, da professora e da escola.
Orientações
- Separar os materiais que serão utilizados na aula com antecedência. Observar o espaço disponível para aplicação das atividades, evitando assim o improviso! Solicitar, previamente, matérias de usos dos alunos aos responsáveis antes do dia da aula (se aula for online).
- Observar as capacidades e necessidades de cada criança. Fazer uma avaliação prévia dos conhecimentos da turma em relação aos conteúdos a serem aprendidos, adequando as atividades ao perfil da turma.
- A proposta desse plano é trabalhar a oralidade, a expressividade, a escuta atenta, além do comportamento e regras de convivência. Criar um ambiente de acolhimento e o sentimento de pertencimento ao um grupo. Dessa forma proporcionar momentos de interação e descontração, tornando um momento agradável e prazeroso. Também é um momento de fazer um diagnóstico da turma em relação á identificação de letras e escrita do nome, observando a escrita espontânea de cada aluno, para intervenções necessárias nas próximas aulas. Bom trabalho a todos!
Acesse o nosso Telegram clicando na imagem e veja materiais exclusivos!
Orientações para aplicar o plano de forma remota no final da página!
Atividade 1
Quem somos nós?
Em roda, mas mantendo o distanciamento social, o professor fará o primeiro momento de interação. Solicitará que cada aluno se apresente falando seu nome, quantos anos tem, aonde mora e quais informações mais achar interessante. É importante que o professor também se apresente aos alunos e sinalize que agora eles são a turma do 1º ano, reforçando essa identidade coletiva.
Atividade 2
Escrevendo nossos nomes.
Proponha que as crianças escrevam seus nomes, o nome de um colega ao lado e o nome do professor. Utilize fichas de apoio com os nomes dos alunos e escreva seu nome no quadro.
Atividade 3
Dinâmica Confusão & Ordem
Nessa dinâmica o professor pedirá que os alunos cantem alguma música que conheçam todos ao mesmo tempo (o que gerará um caos). Depois ele vai pedir que apenas um aluno cante uma música que conheça para a turma. O professor explicará que quando falamos todos ao mesmo tempo é desagradável e não conseguimos nos entender, mas quando paramos e escutamos o que cada um tem a dizer conseguimos compreender.
Atividade 4
Combinados
Conversando com os alunos, o professor deve reforçar que agora eles são uma turma e que precisam de combinados para uma melhor convivência. Nessa atividade as crianças darão sugestões de regras e o professor acolherá as pertinentes e incluirá se necessário. No final os alunos farão um desenho de um dos combinados ou mais de um se preferirem e o professor fará a exposição em um mural ou varal que fique a vista na sala de aula.
Sugestões de combinados para prevenção contra o Corona Vírus
Atividade 5
Certificado
Certificado
Nessa atividade os alunos preencherão certificados da primeira semana de aula onde estarão se identificando como indivíduo e como parte do grupo.
Folhas com as atividades
Avaliação
Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas e sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Veja as adaptações das atividades para aplicar de forma remota:
Trabalhando a Atividade 1 de forma remota
Quem somos nós?
Por meio de vídeo chamada coletiva o professor fará o primeiro momento de interação. Solicitará que cada aluno se apresente falando seu nome, quantos anos tem, aonde mora e quais informações mais achar interessante. É importante que o professor também se apresente aos alunos e sinalize que agora eles são a turma do 1º ano, reforçando essa identidade coletiva. Havendo dificuldades para realizar uma vídeo chamada coletiva o professor pode solicitar que os alunos gravem com o auxílio dos responsáveis um pequeno vídeo se apresentando e depois compilar num vídeo de apresentação da turma.
Trabalhando a Atividade 2 de forma remota
Escrevendo nossos nomes.
Proponha que as crianças escrevam seus nomes, o nome de um colega ao lado e o nome do professor com o auxílio de um responsável. A atividade pode ser feita em uma folha ou disponibilizada aos responsáveis pelo professor através de apostilas ou pastas com antecedência.
Trabalhando a Atividade 3 de forma remota
Dinâmica Confusão & Ordem
Essa dinâmica pode ser feita por vídeo chamada e assim como na sala de aula ajudará os alunos a compreenderem a importância de momento de fala de cada um. Essa noção é muito importante para que a aula em vídeo chamada tenha um melhor desenvolvimento.
Nessa dinâmica o professor pedirá que os alunos cantem alguma música que conheçam todos ao mesmo tempo (o que gerará um caos). Depois ele vai pedir que apenas um aluno cante uma música que conheça para a turma. O professor explicará que quando falamos todos ao mesmo tempo é desagradável e não conseguimos nos entender, mas quando paramos e escutamos o que cada um tem a dizer conseguimos compreender.
Trabalhando a Atividade 4 de forma remota
Combinados
Nessa atividade o professor vai apresentar alguns combinados para a boa convivência e vai dar um combinado para cada aluno desenhar. O responsável do aluno deve mandar uma foto do desenho que será incluído na pasta da turma ou em um arquivo próprio com os combinados que fique disponível para a consulta dos educandos.
Trabalhando a Atividade 5 de forma remota
Certificado
Nessa atividade os alunos preencherão certificados de primeira semana de aula aonde estarão se identificando como indivíduo e como parte do grupo com o auxílio de um responsável. A atividade deve ser disponibilizada aos responsáveis pelo professor através de apostilas ou pastas com antecedência. O responsável deve enviar uma foto da atividade para que o professor veja a feitura da atividade e mais tarde essa atividade será incluída na pasta do aluno.
parabéns!!!
ResponderExcluirObriga por sua contribuição!!! Valeu!!!
ExcluirApaixonada pela sua ideias. Maravilhosas!!!
ResponderExcluirObrigada por seu retorno!!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!
ExcluirMuito obrigada por compartilhar suas ideias!!!
ResponderExcluirMuito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!
Excluirobrigada valeu!
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluirObrigada!!! Volte sempre!!!
Excluiramei cada ideia compartilhada. Parabéns
ResponderExcluirse possível mande mais nesse email.
de já agradeço!
Maravilhoso onde nos proporcionam muitas ideias e aprendizado,para que possamos aplicar em nossa sala de aula.
ResponderExcluirObrigada!❤❤❤❤👏👏👏👏👏
Obrigada por sua interação! Amei o seu comentário! Sua avaliação é muito importante para mim! Abraços!
ExcluirMuito boas as suas ideias. Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirObrigada, volte sempre!!!! Muito bom ter você aqui!!! Abraços!!!
ExcluirParabéns
ResponderExcluirÓtimo me ajudou bastante obrigado
ResponderExcluirObrigada por sua visita! Me sentido motivada com seu comentário!!! Abraços!!!
Excluir