Orientações:
Reservar espaços para maior liberdade de movimentos. Separar os materiais que serão utilizados na aula com antecedência. Observar as capacidades e necessidades de cada criança. Fazer uma avaliação prévia dos conhecimentos da turma em relação aos conteúdos a serem aprendidos.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
Traços, sons, cores e formas
Corpo, gestos e movimentos
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC
(EI03TS03)
Reconhecer as qualidades do
som (intensidade, duração,
altura e timbre), utilizando-as
em suas produções sonoras
e ao ouvir músicas e sons.
(EI03CG05)
Coordenar suas habilidades
manuais no atendimento
adequado a seus interesses
e necessidades em situações
diversas.
FAIXA ETÁRIA
Crianças pequenas (4 anos a
5 anos e 11 meses)
Sons do corpo
Brincar de reproduzir os sons do corpo. Em roda, mas mantendo o afastamento social, o professor se colocará ao meio explicando a brincadeira para a turma. O professor começará a brincadeira de produzir sons como tossir, chorar... Todos deverão imitar os sons que o professor está fazendo. E, em seguida, pedirá que uma criança ocupe o centro da roda dando continuidade a brincadeira. E, assim, as crianças vão alternando no centro da roda até que todos participem.
Adaptando para trabalhar de forma remota em aulas por vídeo chamadas. Antes de começar a atividade, converse com a turma sobre os sons que o nosso corpo pode produzir. Peça ao alunos que deem exemplos. Depois proponha a brincadeira. O professor explicará que todos devem acompanhar com atenção as instruções para iniciar a brincadeira. Será explicado que cada aluno deve começar produzir um som do corpo e todos devem imitar, e em seguida um aluno indicado pelo professor deve fazer um outro som, e assim por diante até que todos participem.
Pintura ao ritmo da música
Aprendendo sobre os sons e ritmos: a escuta, a atenção, a percepção de diferenças e semelhanças, a identificação dos sons.
Antes de fazer a atividade coloque a música e deixe que as crianças explorem a música batendo palmas ou batucando em alguma coisa, por exemplo, para marcar o ritmo da música. Logo depois dê prosseguimento á atividade. Explique que o pincel deve dançar no papel conforme a música.
Adaptando para trabalhar de forma remota em aulas por vídeo chamadas: Explique que as crianças devem ouvir a música com a máxima atenção e também vão utilizar algum objeto para marcar o ritmo da música, formando a ideia de rápido, devagar. O professor pode colocar um vídeo com a música escolhida. Depois de ouvir a música e marcar os ritmos lentos e rápidos. Importante: peça os materiais com antecedência para que os responsáveis possam providenciar.
Materiais
Folha branca, tinta guache, pincel e música com ritmo diferentes, rápido, lento.
Como aplicar
Dispor para as crianças as folhas e as tintas de cores variadas. O objetivo da brincadeira é pintar na folha papel seguindo o ritmo da música.
Usando as mãos
Essa atividade trabalha a percepção visual, observação dos detalhes, a coordenação motora na preparação para as habilidades manuais, consequentemente trabalhando as mãos para a a escrita.
Materiais:
Cartões com imagens em tamanho grande para que sejam visualizados facilmente.
Em roda, o professor irá explicar que as crianças deverão tentar representar com as mãos as imagens que o professor irá mostrar. Por exemplo: bola, tesoura, a letra V, um violão, etc.
Adaptando para trabalhar de forma remota em aulas por vídeo chamadas: O professor mostrará as imagens pedindo que os alunos façam com as mãos o que está sendo mostrado tendo o cuidado de observar se todos estão fazendo.
Praticando a escrita com traçadosPara aprender a escrever não é somente praticar a escrita. Atividades como desenhar, pintar, colorir, recortar, passatempos como os labirintos ou unir pontos, ajudará a criança a desenvolver a psicomotricidade fina.
O professor oferecerá folhas brancas as crianças para que as mesmas escrevam o que for ditado pelo professor. E as crianças irão escrever na folhar o mais rápido que puderem uma carreira de palitinhos, bolinhas, etc., por exemplo, até que o professor diga: pare. Dite um traçado de cada vez. É uma brincadeira muito divertida e pode colocar como competição, oferecendo uma recompensa. No final pode ser contado os tracinhos de cada aluno para saber quem fez mais tracinhos em menor tempo.
Adaptando para trabalhar de forma remota em aulas por vídeo chamadas: Explique as crianças o que elas deverão fazer! Faça um exemplo em um quadro, folha ou em cartaz para que as crianças possam acompanhar. Observe quem está acompanhando e quem teve dificuldade.
Atividade Empatia
Como aplicar a brincadeira 👉
Brincadeira Material para baixar 👇
Nenhum comentário:
Postar um comentário