segunda-feira, 29 de março de 2021

Atividades e plano de aula alimentação saudável educação infantil BNCC


🍉🍎🍅🍑Moldes das frutas no final da página!🍐🍆🍊🍍

Tema da aula 
Alimentação 

Campos de experiências da BNCC:
Corpo, gestos e movimentos


Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

Objetivos da aula
Identificar os tipos de alimentos
Argumentar sobre os alimentos processados e in-natura.
Identificar os alimentos que são saudáveis.
Observar a origem dos alimentos e seu preparo. 

Faixa etária: Educação infantil crianças pequenas 4 e 5 anos

Tempo estimado: 10 aulas

Observação:todas as atividades poderão ser adaptadas para trabalhar de forma alternativa, usando encarte de supermercado, desenho em folha branca, colagem,  transcrever para a lousa. Se a aula for presencial leve para sala de  verduras, legumes, frutas e faça alguma receita como uma salada verde ou salada de frutas. Deixe que as crianças manipulem os alimentos. Se for utilizar imagens para ilustrar a aula, que seja imagens de alimentos reais. Se aula for remota as atividades poderão ser enviadas como foto pelo whatsapp junto com as orientações de como fazer.     

Alimentação 
A proposta das atividades é apresentar os alimentos e questionar aos pequenos sobre os tipos de alimentos que entram em nossas casas. De onde vem esses alimentos? Como são utilizados em nossas casas? Quais alimentos precisam ser cozidos e quais alimentos que comemos crus? A onde compramos a nossa comida? Quais dos alimentos consumidos são in natura e quais são processados? Como são produzidos os alimentos? Quais os benefícios para o corpo quando consumimos alimentos saudáveis. O plano é divido em três etapas: Identificando os tipos de alimentos. De onde vem os alimentos? Alimentação saudável. 

Poderá gostar também de 👉 Atividades alimentação saudável frutas


Etapa 1
Identificando os alimentos 
Apresentar os alimentos diferenciando alimentos in natura de alimentos processados. Além de identificar os tipos de alimentos como verdura, legumes e frutas. Sempre chamando a atenção das crianças para preferências de alimentos in matura. Esses alimentos são fontes de vitaminas para manter o individuo saudável.




Atividade1  

Atividade 2 

Atividade 3 
Atividade 4
Atividade 5
Etapa 2 
De onde vem os alimentos?
Aguçar a curiosidade das crianças sobre a origem dos alimentos consumidos frequentemente pelas pessoas em suas casas. Quais alimentos podemos consumir crus e quais alimentos precisam ser cozidos. Muitos alimentos que comemos são advindos de cultivo e outros advindos dos animais como as carnesVídeo educativo Alimentação saudável

Vídeo educativo Educação Infantil sobre a alimentação saudável👇 










Atividade  1

Atividade 2
Atividade 3
Atividade 4 

Etapa 3 
Alimentação saudável 
Depois que as crianças descobriram o que são alimentos in natura e alimentos processados, antes de entrar assunto alimentação saudável faça uma pesquisa com as crianças sobre os tipos de alimentos consumidos pela turma. Anote as preferências das crianças na lousa ou em uma cartolina, dividindo em alimentos saudáveis e não saudáveis. Logo depois, converse com  elas sobre os tipos de alimentos consumidos no dia a dia das pessoas, suas vantagens e desvantagens para manter uma boa saúde. A pirâmide alimentar (veja abaixo) é uma forma de representar a quantidade a ser ingerida com mais frequência e menos frequência para compor um cardápio saudável. 


Atividade 1 
Atividade 2 
Atividade 3
Atividade 4
Atividade 5
Materiais:
Folhas contendo as atividades, encarte de supermercado e tesoura para cortar. Arquivo da atividade adaptada frutas e legumes Baixar aqui!   Vídeo do Instagram   Como aplicar aqui!

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consulta

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

70 comentários:

  1. Parabéns professora Claudia e obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Me ajudou bastante a planejar a minha aula sobre alimentação saudável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!

      Excluir
    2. Obrigada por sua avaliação me incentiva a produzir mais conteúdos como este! Valeu! Abraços!

      Excluir
    3. Obrigado gratidão!🙌

      Excluir
    4. Estou encantada com esse planejamento! Parabéns 👏🏼

      Excluir
  2. Parabéns professora Cláudia excelente seu plano e muito obrigada por compartilhar me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Sua avaliação é muito importante para mim! Me sentido motivada!!! Abraços!!!

      Excluir
  3. Parabéns professora Claudia👏👏seu plano está ótimo e me ajudou muito.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Valeu!!! Muito bom ter Você por aqui!!!

      Excluir
  4. Parabéns professora! Excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  5. MUITO OBRIGADA PROFESSORA CLAUDIA!!! EXCELENTE PLANO E MATERIAL!MINHA AULA SERÁ UM SUCESSO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sua avaliação positiva é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!

      Excluir
  6. Muito criativo seu trabalho, obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!

      Excluir
  7. Muito bom!!! Obrigada por compartilhar 👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para mim! Me sentido motivada! Abraços!!!

      Excluir
  8. Parabéns, professora, ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!

      Excluir
  9. Parabéns professora Claudia pelo trabalho realizado e por compartilhar seu conhecimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaa!!! Amei seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!

      Excluir
  10. Parabéns,professora !
    Obrigada por compartilhar seu trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns minha querida,como sempre,Top das Galáxias, show de criatividade,o que seria de nós, sem sua ajuda,obrigada por compartilhar seu material, Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  12. Professora Claudia muito obrigada por compartilhar esse planejamento.Esse material é riquíssimo e vai me ajudar muito. Que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada professora Cláudia, por compartilhar conosco seu trabalho e sua dedicação. 🥰👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Sua avaliação é muito importante para mim! Me sentido motivada!!! Abraços!!!

      Excluir
    2. Estava procurando idéias de como trabalhar educação Nutricional com adolescentes do Ensino Médio. Obrigada por compartilhar esse material riquíssimo, servirá como um norte pra trabalhar com meus alunos maiores. Parabéns 👏

      Excluir
  14. Parabéns lindo trabalho amei me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns professora você é excelente, material maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!

      Excluir
  16. Que plano de aula mais necessário. Muito obrigada Professora Cláudia ☺️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!!! Amém!!! Volte sempre!

      Excluir
  17. Maravilhoso; Claudia Correa ! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu retorno é muito importante para mim!!!! Muito bom ter você aqui!!! Abraços!!!

      Excluir
  18. Otimo essas atividades e planejamento

    ResponderExcluir
  19. Parabéns, obrigada por compartilhar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Amei cada comentário!!! Muito bom ter vocês por aqui!!!

      Excluir
  20. Respostas
    1. Obrigada!!! Amei cada comentário!!! Muito bom ter vocês por aqui!!!

      Excluir
  21. Muito obrigada por compartilhar. Se encaixou direitinho no que eu precisava. Ótimas atividades.

    ResponderExcluir
  22. Esse conteúdo foi muito valioso para o projeto caras carinhas e caretas ( alimentos saudáveis)Para escola Comunitária que sou gestora.Em nome de Jesus te agradeço de coração 💓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua contribuição!!! Amei seu comentário! Abraços!!!

      Excluir
  23. Obrigada por esse conteúdo maravilhoso,vai me ajudar bastante!! Deus abençoe ricamente sua vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Amém!!! Abraços!!!!

      Excluir
  24. Amei, me ajudou muito. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  25. obrigada por compartilhar suas ideias!!!!!! !AMEI !!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!! Valeu seu feedback! Feliz com seu comentário!!! Abraços!!!

      Excluir
  26. Respostas
    1. Obrigadaaaa!!! Muito feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!

      Excluir
  27. Trabalho de excelência! Muito obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  28. Muito obrigada por compartilhar, excelente trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!

      Excluir
  29. Amei o seu planejamento. Obrigada por compartilhar .

    ResponderExcluir
  30. Amei o seu planejamento. Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  31. Parabéns professora Claudia pelo conteúdo completo. Me ajudou bastante.🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para o nosso blog! Valeu!

      Excluir
  32. Parabéns professora. Me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!

      Excluir