Campos de Experiências
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Corpo, gestos e movimentos
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Língua Portuguesa/ 1º Ano/ Ensino Fundamental
Habilidades da Base nacional comum Curricular BNCC
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
Práticas de linguagem
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) e oralidade
Objetos de conhecimento
Formação do leitor literário
Contagem de histórias
Reconhecer a importância da leitura como forma de aprender, se informar e se divertir.
Recontar histórias ouvidas usando recursos ou não.
Estudo sobre como foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil
Clique na imagem e baixe o material completo!
✅Como surgiu o dia do livro?
✅Descrição dos personagens do Sítio.
✅Atividades sobre os personagens do sítio.
✅Trecho do livro adaptado: A história da “Pílula Falante” de Monteiro Lobato.
✅Sugestões de lembrancinhas.
Por que a cabeça de Cecília ficou quadrada?
O que Cecília resolveu fazer para a sua cabeça voltar a ficar redondinha novamente?
Vocês costumam passar muito tempo assistindo televisão ou brincando no celular?
Qual a sua brincadeira preferida? (individual) na sua casa?
Vocês brincam na rua depois quando chegam da escola?
Brincam com os amiguinhos de coisas redondinhas? (como: bola de gude, futebol, bicicleta, bolinha de sabão).
Sugestões de atividades com a história
Nestes tempos de isolamento social estamos vivendo momentos em que as crianças não podem brincar nas ruas com os colegas, mas podem brincar em casa, jogar jogos e também ler um livro, ou ouvir uma história. O professor pode promover em suas aulas roda de leitura, seja ela presencial ou virtual. História da menina da cabeça quadrada em vídeo Por exemplo cada um ler uma parte da história durante a roda de leitura. Para as crianças que ainda não sabem ler, faça as atividades de leitura das gravuras da história, Ilustração sobre a história lida ou ouvida. Estimule as crianças criarem suas próprias histórias oral ou escrita. Mudar o final da história. Dar continuação a história. Lance desafios depois de cada história lida ou ouvida. Proponha que as crianças criem suas próprias histórias através da escrita, desenhos ou oralmente.
1- Desenhe a personagem principal da história
2- Reconte a história
A proposta da atividade é dar oportunidade aos alunos de recontar a história do seu jeito. O professor lançará um desafio de recontar a história de formas diferentes, usando as sugestões abaixo ou outras que professor achar mais pertinentes para a turma. A turma pode ser divida em grupos ou pode ser feita de forma individual se aula for remota.
3- Crie sua própria história
Proponha que as crianças criem suas próprias histórias através da escrita, desenhos ou oralmente. Ou pode usar os dois recursos (escrita e desenho). Vai depender das idades e níveis de desenvolvimento das crianças.
4- Adivinha a brincadeira
2- ESQUEITE, PATINETE
3- BRINCAR DE CARRINHO
4- BRINCAR DE BALANÇO
5- BRINCADEIRA DE RODA
6- BOLHA DE SABÃO
7- ANDAR DE BICICLETA
8- BRINCAR DE MÉDICO
Modelo de ficha de leitura (Alfabetização)
Modelo de ficha de leitura (Educação Infantil)
Faça esse dia especial de uma lembrança no dia do livro! Imprimir cortar e colar no papel cartão.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Parabéns prof ,pelo seu lindo trabalhoe pela disponibilidade.Obrigada de ❤️
ResponderExcluirObrigada, sua avaliação é muito importante para mim!!! Obrigada de coração!!! Muito bom ter você por aqui!!!
ExcluirAmei ❣️
ExcluirMaravilhoso!!!
ResponderExcluirObrigada de coração!!! Muito bom ter você por aqui!!!
ExcluirAdoro suas dicas e ideias!
ResponderExcluirObrigada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!! Valeu!!!
ExcluirO planejamento está perfeito. Parabéns!
ResponderExcluirObrigada por seu retorno é muito importante para mim! Feliz com seu comentário!!! Abraços!!!
ExcluirPerfeito Prof°. Parabéns.👏🏼👏🏼👏🏼
ResponderExcluirCom certeza, suas ideias ajudará outros profissionais.
Obrigada por seu retorno! Fico imensamente feliz em poder compartilhar!!! Muito bom ter você por aqui!!!
ResponderExcluirMUITO IMPORTANTE ESSE PROJETO
ResponderExcluirAMEI!
GRATA
Obrigada por seu retorno! Muito bom ter você por aqui!!!
ExcluirSimplesmente encantada com tuas atividades! Essa da menina da cabeça quadrada vou usar no meu planejamento sobre esportes...ameiiii
ResponderExcluirObrigada por compartilhar sua experiência!!! Muito bom ter você aqui!!!
ExcluirUm trabalho mais lindo que o outro...Deus lhe abencoe grandiosamente, e continue iluminando este lindo dom.
ResponderExcluirAmém!!! Obrigada por seu retorno! Me sentido motivada! Valeu!!!! Abraços!!!
ExcluirEncantada
ResponderExcluirMuito obrigada Prof.ª Cláudia, por compartilhar seus conhecimentos e nos ajudar com tantos conteúdos. Deus a abençoe grandemente.
ResponderExcluirObrigada, me sentido motivada com seu comentário!!! Amém!!! Volte sempre!!!
ExcluirObrigada por compartilhar este material maravilhoso! Parabéns !!
ResponderExcluirObrigada por seu feedback é muito importante para mim! Feliz com seu comentário!!! Abraços!!!
ExcluirAchei muito legal! Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos coma gente!
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Feliz demais com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!
ExcluirExcelente trabalho. Parabéns !!!!
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz em com seu feedback! Abraços!!!
ExcluirPerfeito seu trabalho. Obrigada por compartilhar, eu fico muito estimulada e feliz quando encontro material pra usar na minha sala de aula, pois as vezes fico perdida. Parabéns!
ResponderExcluirObrigada! Me sentido motivada com seu comentário!!! Abraços!!!
ExcluirEstou amando, já coloquei nos favoritos. Parabéns e obrigada!
ResponderExcluirObrigada! Sua avaliação é muito importante para mim! Abraços!!!
Excluir