terça-feira, 24 de maio de 2022

Relatório Individual Educação Infantil crianças bem pequenas BNCC


💟Modelo de relatório para salvar no final da página👇

💟Lembrando que este relatório é só um modelo, cada instituição escolar estrutura o seu relatório de acordo com suas necessidades e preferências.

💜Orientações
Ao fazer seu parecer descritivo de acordo com a BNCC tenha sempre em mente os eixos estruturantes da BNCC: as interações e as brincadeiras, além dos os campos de experiências.

Segundo a BNCC, na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes. Essas aprendizagens, portanto, constituem-se como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. 

💛Poderá gostar também de Modelo de relatórios Alfabetização BNCC


✅Introdução 
1- Proposta de aprendizagem e desenvolvimento: o que foi avaliado, como foi avaliado.

✅Apresentação do aluno
2- Apresentar o aluno de forma positiva ( isso mostra que você vê o potencial do aluno, mesmo que ele ainda não tenha desenvolvido todas as habilidades e competências para aquele período).
Se o aluno não atingiu todos os objetivos dos campos de experiências, você indicará que ele atingiu parcialmente e precisa, ainda, desenvolver tais habilidades no próximo período)

Desenvolvimento 
3- Nesta parte você vai relatar as aprendizagens alcançadas (habilidades desenvolvidas no período e aquelas aprendizagens que ainda não foram alcançadas dentro daquele período) Você descreverá essas habilidades relacionando-as a cada campo de experiências.

✅Fechamento 
4- Ressaltar o desenvolvimento conceitual do aluno, indicando a possibilidade de adquirir novos aprendizados ou conceitos que não foram assimilados pelo aluno no período corrente.


💟Exemplo de relatório individual para educação infantil. Faixa etária: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Creche. 

📗Conheça um manual completo, passo a passo 👣para elaborar relatórios escolares em várias modalidades de ensino. Elaborado pela professora Cláudia Corrêa, Possui modelos alinhados à BNCC. Adquira o seu, clicando no link 👉 Guia do Relatório Escolar



Observações
As habilidades descritas neste relatório são apenas exemplos. O professor fará seu relatório de acordo com o desenvolvimento do seu aluno.

 
✔Modelo de relatório (parecer descritivo) para educação infantil Creche de acordo com a BNCC

1- O seguinte relatório tem por objetivo descrever o desenvolvimento das capacidades e competências dentro dos eixos estruturantes da BNCC: as interações e as brincadeiras, por meio das habilidades desenvolvidas nos campos de experiências pelo aluno(a)__________________________________________A avaliação da aprendizagem e desenvolvimento foi baseada nas observações e registros feitos pelo (a) professor(a) durante o (bimestre, trimestre, semestre).
2- Com base nos objetivos desenvolvidos no decorrer do período, percebeu-se que o aluno avançou muito no seu processo de adaptação e socialização com os seus colegas de turma e professores. No início do período, o aluno chorava muito e teve dificuldades para ficar todo o período na escola. A adaptação do aluno ocorreu de forma espontaneamente e progressiva. Demonstrou ser uma criança amorosa e prestativa, ajudando os colegas de turma. Mostrou-se falante e curioso. Gosta de participar das atividades e brincadeiras. Desenvolveu as atividades com ajuda da professora. Assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.
3- No Campo de Experiências Eu, o outro e nós  demonstrou atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. Demonstrou imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.Compartilhou brinquedos, objetos de uso coletivo e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. Foi capaz de se comunicar com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.  
No campo de experiências corpo, gestos e movimentos se mostrou interessado em jogos brincadeiras que lhes foram apresentados. Usou seu corpo com desenvoltura no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, em baixo, dentro, fora ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. Explorou formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
No Campo de Experiências Traços, sons, cores e formas demonstrou interesse em criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música. Utilizou diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
No Campo de Experiências escuta, fala, pensamento e imaginação dialogou com colegas de classe e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. Foi capaz de relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos. 
No Campo de Experiências, espaços, tempos, quantidades e relações mostrou-se curioso em explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).  Demonstrou interesse em  observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.). 

4- O aluno desenvolveu de forma satisfatória todos os conceitos apresentados neste período, podendo avançar ainda mais no próximo período.  


Assinatura do professor:
_________________________________________________________________________________


Assinatura dos responsáveis:
Estou ciente das observações relatadas acima e comprometo- me a contribuir para o desenvolvimento escolar do meu filho (filha). ______________________________________________________________


Data:____/______/_____




Referências:

64 comentários:

  1. Boa noite. Amei as informações sobre o relatório, com certeza contribuirá bastante na minha pratica pedagógica. Abraços e obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Muito feliz com seu comentário!!! Abraços!!!

      Excluir
  2. Excelente contribuição!!!

    ResponderExcluir
  3. Você é maravilhosa, suas pastagens estão me ajudando muito nesse inicio da minha carreira, quando eu crescer quero ser como você...rsrs...Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amei seu comentário!!! Sua avaliação me incentiva a produzir mais conteúdos como este! Valeu! Abraços!

      Excluir
  4. Obrigada por compartilhar seu conhecimento...para mim que estou iniciando contribuiu muito para o meu aprendizado...Deus te abençoe!🙏🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Amei cada comentário!!! Muito bom ter vocês por aqui!!!

      Excluir
  5. Obrigad prof!! me ajudou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Amei cada comentário!!! Muito bom ter vocês por aqui!!!

      Excluir
  6. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos!!! Amei,vai contribuir muito com a prática isso já me ajudou e muito. Obrigada prof.🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Seu feedback é muito importante!!! Muito bom ter você aqui!

      Excluir
  7. Amei, muito obrigada, vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!! Seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!!

      Excluir
  8. Respostas
    1. Obrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!

      Excluir
  9. Obrigada por compartilhar conosco...Deus te abençoe cada vez mais...

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelo conteúdo, para nós iniciantes tudo é desesperador, ficamos perdidas. Seu conteúdo é muito rico de informações. Por favor continue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!

      Excluir
  11. Ótimo material, contribuiu bastante para a elaboração dos meus relatórios.

    ResponderExcluir
  12. GOSTEI MUITO DO SEU MODELO DE RELATÓRIO CONTRUIBUIU MUITO PARA ELABORAR OS MEU RELATÓRIOS FINAIS. OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!!! Muito feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!

      Excluir
  13. Muito obrigada por ajudar sua dica é ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!!! Muito feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!

      Excluir
  14. Respostas
    1. Obrigadaaaa!!! Muito feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!

      Excluir
  15. Excelente contribuição! Parabéns! Muito obrigada 😘

    ResponderExcluir
  16. Nossa parabéns, excelente contribuição. Estou meio perdida e irá me ajudar nos relatórios. Irei começar a fazer , se tive mais algum modo e puder me enviar keniap01@outlook.com, desde já obg.

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. Obrigadaaaa!!! Seu comentário me enche de motivação! Valeu!

      Excluir
  18. Pesquisando como referenciar os campos de experiências de acordo com a BNCC, encontrei seu modelo, perfeito. Deus abençoe grandemente seu trabalho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!!! Seu comentário me enche de motivação! Amém!!!

      Excluir
  19. Bom dia Cláudia muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos e materiais conosco.Gratidão, Deus te abençõe !!!

    ResponderExcluir
  20. Obrigada,Deus te abençõe!!!!

    ResponderExcluir
  21. Obrigada meu bem, me ajudou muito esse seu post pois iniciei esse ano minha carreira na educação infantil e estou sempre em busca de conhecimentos. Obrigada por nos conceder seus saberes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!

      Excluir
  22. Claudia, que dicas ricas para a construção de um relatório. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Amei seu comentário!!! Seu feedback é muito importante para mim!!! Abraços!!!!

      Excluir
  23. Nossa, esse modelo de relatório vai me ajudar muito. Muito obrigada por compartilhar. Um super abraço!!!!

    ResponderExcluir
  24. Relatório perfeito. Parabéns!!!
    Fui professora, coordenadora pedagógica, hoje trabalho como psicopedagoga clínica. Sempre observei a dificuldade de alguns professores em escrever seus relatórios. Sempre falei da importância de falar o que foi trabalhado. Se trabalhou Ba, Be, Bi,Bo,Bu,Bão, como vou falar dos campos de experiências? Amei o relatório. Abraços inclusivos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua experiência! Fico imensamente feliz em poder compartilhar!!! Abraços!!!

      Excluir
  25. Foi muito bom esse seu modelo de relatório. Parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Obrigada por compartilhar sua experiência! Fico imensamente feliz em poder compartilhar!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  27. Gratidão por compartilhar seus conhecimentos. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  28. Muitíssimo obrigada por compartilhar do seu trabalho. Tem me ajudado muitoooo. Que DEUS lhe abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!!! Muito feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!

      Excluir
  29. Muito obrigada por compartilhar sei conhecimento, pois me ajudou muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Um grande abraço!!!

      Excluir
  30. Maravilhoso amei me esclareceu muito 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Um grande abraço!!!

      Excluir
  31. Obrigada por compartilhar suas experiencias...

    ResponderExcluir
  32. Muitíssimo grata!!! Com esse exemplo conseguirei fazer o relatório dos meus pequenos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!!! Feliz com seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!!!

      Excluir