sexta-feira, 31 de março de 2023

Modelo de Relatório Individual Parecer descritivo na Creche bebês de acordo com a BNCC

 

Como fazer um relatório individual de acordo com a BNCC para educação infantil creche faixa etária bebês, orientações e mais modelo para salvar e imprimir 

😀Poderá Gostar também de👉 Relatório individual crianças pequenas

💢Modelo de Relatório para imprimir no final da página👇

💟Lembrando que este relatório é só um modelo e que cada instituição escolar estrutura o seu relatório de acordo com suas necessidades e preferências.

💜Orientações

Ao fazer seu parecer descritivo de acordo com a Base Nacional Comum Curricular tenha sempre em mente os eixos estruturantes da BNCC: as interações e as brincadeira, além dos os campos de experiências.

Segundo a BNCC, na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes. Essas aprendizagens, portanto, constituem-se como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. 


📗Conheça um manual completo, passo a passo 👣para elaborar relatórios escolares em várias modalidades de ensino. Elaborado pela professora Cláudia Corrêa, possui modelos alinhados à BNCC. Adquira o seu, clicando no link 👉  Guia do Relatório Escolar

Introdução

1- Proposta de aprendizagem e desenvolvimento: o que foi avaliado, como foi avaliado.

Apresentação do aluno

2- Apresentar o aluno de forma positiva (isso mostra que você vê o potencial do aluno, mesmo que ele ainda não tenha desenvolvido todas as habilidades e competências para aquele período).

Se o aluno não atingiu todos os objetivos dos campos de experiências, você indicará que ele atingiu parcialmente e precisa, ainda, desenvolver tais habilidades no próximo período)

 Desenvolvimento 

3- Nesta parte você vai relatar as aprendizagens alcançadas (habilidades desenvolvidas no período e aquelas aprendizagens que ainda não foram alcançadas dentro daquele período) Você descreverá essas habilidades relacionando-as a cada campo de experiências.

 Fechamento 

4- Ressaltar o desenvolvimento cognitivo, emocional e piscomotor do aluno, indicando a possibilidade de adquirir novos aprendizados ou conceitos que não foram assimilados pelo aluno no período avaliado.

 ✔As habilidades descritas neste relatório são apenas exemplos. O professor fará seu relatório de acordo com o desenvolvimento do seu aluno e os objetivos  trabalhados no período. 

💟Exemplo de relatório individual para educação infantil. Faixa etária: Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Creche. 

1- O seguinte relatório tem por objetivo descrever o desenvolvimento das aprendizagens dentro dos eixos estruturantes da BNCC: as interações e as brincadeiras, por meio das habilidades desenvolvidas nos campos de experiências pelo aluno(a)__________________________________________A avaliação da aprendizagem e desenvolvimento foi baseada nas observações e registros feitos pelo (a) professor(a) durante o (bimestre, trimestre, semestre).

2- Com base nos objetivos desenvolvidos no decorrer do período, percebeu-se que o aluno avançou muito no seu processo de adaptação e socialização com as outras crianças, cuidadores e professores.  A adaptação do aluno ocorreu de forma espontaneamente e progressiva. Moveu-se pelos espaços com autonomia, explorando o espaço e os objetos que lhes são apresentados. Demonstrou ser uma criança tranquila, curiosa, comunicativa que compartilha objetos com as outras crianças.  Gosta de participar das atividades e brincadeiras interagindo com seus colegas de sala e professores. Desenvolveu as atividades propostas com ajuda da professora. Assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.

3- Desenvolvimento nos campos de experiências

No Campo de Experiências Eu, o outro e nós: percebeu que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos. Interagiu com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos. 

No campo de experiências corpo, gestos e movimentos:  Movimentou-se as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos. Experimentou as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

No Campo de Experiências Traços, sons, cores e formas:  Explorou diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. Traçou marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.

No Campo de Experiências escuta, fala, pensamento e imaginação: Reconhece quando é chamado por seu nome e reconhece os nomes de pessoas com quem convive. Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

No Campo de Experiências, espaços, tempos, quantidades e relações e transformações: Explorou e descobriu as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura). Explorou o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

 4- O aluno desenvolveu de forma satisfatória todos os conceitos trabalhados: cognitivos, emocionais e psicomotor neste período, podendo avançar ainda mais no próximo período.  

Assinatura do professor:

_________________________________________________________________________________

💢Modelo de relatório (parecer descritivo) para educação infantil Creche de acordo com a BNCC👇

4 comentários: