💜Educação Infantil
Tema da aula: Dia das Mães
Objetivos de
aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características
físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais,
demonstrando reconhecer seus usos sociais.
(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de
escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas,
histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.)
Campos de
Experiências
Escuta, fala,
pensamento e imaginação.
O eu, o outro e o
nós
Faixa etária:
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
Maternal II
Tempo estimado: 6 aulas
Objetivos específicos desta aula
Fazer leitura de imagens e do seu próprio nome
Expressar suas
preferências e vivências através de desenho.
Demonstrar empatia
e interesse e acolher as diferenças.
Identificar características e diferenças entre sua mãe e as mães de seus colegas.
Poderá gostar também de Atividade e jogos Dia das Mães
Livro: Mães de todos os tipos
Para iniciar o tema, conte a história MÃES DE TODOS OS TIPOS.
o professor poderá usar o livro impresso, Vídeo Mães de todos os tipos ou PDF Mães de todos os tipos
Deixe que as crianças explorem as imagens, antes mesmo de
ouvir a história, seja no livro impresso ou no PDF. Poderá fazer perguntas sobre o que elas veem nas imagens do livro.
1ª Atividade
Explorar as fotografias das mães
Faça uma galeria com as imagens das mães dos seus alunos. Esta
galeria deve ficar ao alcance dos olhos dos pequenos. Coloque na galeria, exemplo: mãe da Carol, e escreva
o nome da mãe da Carol, assim fará com todos da turma. Converse com as crianças
sobre as suas mães. Deixe que elas identifiquem suas mães olhando as fotos. Volte na história que
foi contada e pergunte sobre os gostos e preferências de suas mães. Nesta hora
faça eles refletirem sobre as diferenças e semelhanças de cada mãe, seja na aparência física ou nas preferências.
2ª Atividade
Eu sou da minha mãe
Novamente irá usar as imagens das mães. Faça corações com os
nomes das crianças da turma. Um coração por criança um pouco maior que as fotografias
de suas mães. Coloque as crianças em círculo sentadas no chão. Coloque os corações
no chão e as fotografias de suas mães para que as crianças possam visualizar.
Pegue um coração e leia o nome da criança e peça a turma para apontar para o
dono do coração. Em seguida a professora entrega o coração a esta criança. A criança que pegou o coração irá reconhecer
sua mãe entre todas as fotografias. Depois que todos participaram da dinâmica,
o professor irá prender as fotos das mães aos corações dos seus respectivos
filhos.
3ª Atividade
Atividade de desenho e escrita
Proponha a turma que desenhe um coração e escreva o nome de sua mãe. Para crianças menores o professor fará o coração a lápis e as crianças irão contornar com a tinta rosa escura. O professor poderá escrever o nome da mãe ou responsável da criança. Dica para trabalhar com as crianças que não tem suas mães presentes A primeira folhinha são para crianças que tem suas mães presentes e a segunda folhinha são para aquelas crianças que não tem suas mães e são cuidadas por outras pessoas. Aquele que cuida da criança na falta da mãe faz o papel de mãe na vida da criança.
4ª Atividade
Jogral Eu sou da minha mãe
Nesta atividade, o professor irá utilizar os corações que foram
montados na atividade anterior. O professor irá colar os corações nas roupas das
crianças e ensaiar para uma apresentação para o Dia das Mães. Cada criança irá escolher a frase da história
que mais representa sua mãe. Poderá
fazer como no exemplo abaixo. Exemplo: Eu
sou Carol de Ana Beatriz. Ela adora música.
Eu sou (nome do aluno) de (nome da mãe).
Ela adora brincar.
Eu sou (....) de (....)
Ela adora música
Eu sou (....) de (....)
Ela adora praia.
Eu sou (....) de (....)
Ela tem medo de barata.
Eu sou (....) de (....)
Ela tem medo de aranha.
Eu sou (....) de (....)
Ela só faz comidas gostosas.
Eu sou (....) de (....)
Ela é muito legal.
Eu sou (....) de (....)
Ela muito é vaidosa.
Eu sou (....) de (....)
Ela é muito chorona
Eu sou (....) de (....)
Ela gosta de tudo certinho.
Eu sou (....) de (....)
Ela vive fazendo carinho.
Eu sou (....) de (....)
Ela é uma graça e vive fazendo piada.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fontes de consultas:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário