📗Projeto de Leitura O
aniversário do Senhor ALFABETO de acordo com a BNCC. Projeto destinado aos alunos da alfabetização e educação infantil.
💜Observação: Adaptar as
atividades de acordo com a faixa etária pretendida.
⏰Cronograma: Tempo Estimado 20 aulas
✔Grupos a que se destina o Projeto: Alfabetização e Educação Infantil
💜Alfabetização
Língua Portuguesa/1º ano
CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO – Campo de atuação relativo à
participação em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e
artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística, que
favoreçam experiências estéticas. Alguns gêneros deste campo: lendas, mitos,
fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos,
tirinhas, charge/ cartum, dentre outros. (BNCC)
PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Escrita (compartilhada e autônoma)
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Oralidade
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Formação do leitor literário
Apreciação estética/Estilo
Escrita autônoma e compartilhada
Formas de composição de narrativas
Contagem de histórias
Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica
Construção do sistema alfabético e da ortografia
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil
HABILIDADES DA BNCC
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte
do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento,
valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da
humanidade.
(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor
ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções
de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana,
considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de
organização à sua finalidade.
(
(EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba,
recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas
em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos
(personagens, enredo, tempo e espaço).
(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou
escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros
recursos gráficos.
(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem,
textos literários lidos pelo professor.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros
(sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua
representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando
semelhanças e diferenças entre sons de
sílabas iniciais.
💢Poderá gostar também de👉
Projeto de leitura A Galinha que Sabia Ler
💛Educação infantil
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Segundo a BNCC, as experiências com a literatura infantil,
propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem
para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da
ampliação do conhecimento de mundo. Além disso, o contato com histórias,
contos, fábulas, poemas, cordéis etc. propicia a familiaridade com livros, com
diferentes gêneros literários, a diferenciação entre ilustrações e escrita, a
aprendizagem da direção da escrita e as formas corretas de manipulação de
livros.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
Escuta, fala, pensamento e imaginação
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre
suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de
fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar
coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os
personagens, a estrutura da história.
(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de
reconto escrito, tendo o professor como escriba.
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas
(escrita espontânea), em situações com função social significativa.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem
escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita
espontânea.
Justificativa
O objetivo deste projeto é apresentar o alfabeto de forma
dinâmica e envolvente para os nossos (as) alunos (as) da educação infantil e
alfabetização. Optamos por uma abordagem mais lúdica para que a criança possa
identificar e reconhecer na história as letras do alfabeto. Mais do que isso,
buscando alfabetizar e letrar ao mesmo tempo, trazendo para sala de aula
atividades mediadas de leitura escrita. Fomentando através do projeto o gosto
pela leitura que nasce da oportunidade em que as crianças têm de conhecer os variados
gêneros literários que lhes são apresentados ao longo de suas vidas escolar.
Vamos observar neste projeto a leitura do livro a "O aniversário do Senhor
alfabeto" de Amir Piedade. O objetivo é inserir os alunos no mundo da
leitura e escrita, estimulando a curiosidade e a criatividade. Desta forma proporcionar leituras, produções
textuais, discussões, reconto da história oral e escrito, dramatização, ilustrações, produções de listas, convites, planejamentos de atividades e
produção de livros. Fomentar a participação ativa do aluno (a) e o protagonismo em todas as etapas do projeto.
Objetivos gerais
Conhecer a história contada, fazendo a leitura com ajuda do
professor.
Identificar na história contada as letras do
alfabeto.
Compreender que as letras formam as silabas, e as silabas
formam palavras.
Compreender a leitura e escrita como forma de comunicação.
Planejar atividades com ajuda do professor.
Objetivos específicos:
Socializar a história ouvida, dando sua opinião.
Identificar os personagens, o enredo e contexto dos
acontecimentos.
Descrever oralmente e por meio de desenhos sobre a história
ouvida.
Identificar as letras do alfabeto associando as palavras apresentadas.
Produzir livros usando escrita e/ou ilustração.
Escrever palavras e informações que aparecem na história.
Produzir listas e convites.
Encenar o contexto da festa do “Senhor alfabeto”.
Desenvolvimento das atividades:
Atividade inicial
A leitura de um livro começa pela capa. Apresente o livro
fazendo perguntas sobre a primeira percepção do livro. Apresente o título da
história e continue a apresentar o autor da história, as ilustrações e seu
autor. Pergunte as crianças se pelas ilustrações, elas saberiam dizer do que se
trata a história?
Resumo do livro
O dia da grande festa chegou! Aniversário do Seu Alfabeto? Isso mesmo! Foram feitos muitos preparativos, com deliciosas guloseimas, para receber festivamente os elegantes convidados. Cada letra levava um presente ao aniversariante. Tudo estava calmo até que chegaram os gêmeos SS e RR, que aprontaram uma grande confusão. Venha participar desta festa e conhecer a família do Seu Alfabeto.
🎯Para adquirir o livro 👉 O aniversário do Senhor Alfabeto
✅1- Contar a história para os
alunos fazendo uma roda para que eles foquem nas páginas do livro ou você
poderá fazer a leitura do livro em PDF usando um aparelho de TV para que as
páginas fiquem mais visíveis. Para as crianças da educação infantil poderá ler
uma página ou duas por dia para não ficar cansativo. Confira a história em Livro em PDF
✅2- Após a leitura converse com
as crianças para saber as suas opiniões sobre a história, discuta com a turma sobre
o aniversariante, indagando sobre seu nome e por que ele teria esse nome? Junto
com as crianças listem os outros personagens da história (os nomes das letras).
✅3- Descrever por meio de
desenhos e oralmente os espaços onde se passa a história do "O
aniversário do Senhor alfabeto". Peça as crianças para descreverem o
contexto da história (uma festa de aniversário).
✅4- Recontar a história
oralmente. Proponha aos alunos que cada um conte uma parte da história. O
professor pode iniciar e os alunos vão dando prosseguimento até chegar ao final
da história. O professor poderá escrever a história contada pelos alunos na
lousa.
✅5- Planejar junto com a turma uma
festa de aniversário com as letras do alfabeto. Descrevendo sobre o espaço onde
pode acontecer a festa. Quais serão os convidados (as letras do alfabeto) quem
será o aniversariante? O que terá nesta festa (comidas, música, dança, enfeites
etc.).
✅6- Fazer junto com a turma uma
lista de comidas e bebidas que poderão ser servidas em uma festa de aniversário.
Fazer também uma lista de compras para ornamentação da festa. Fazer uma lista
de convidados (letras do alfabeto). Fazer
listas de presentes colocando em ordem alfabética. Alguns exemplos de listas que poderão ser feitas pelos alunos.👇
✅7- Produzir convites para a
festa do aniversário do Senhor alfabeto. Converse com as crianças sobre a importância
de produzir um convite mostrando sua finalidade que é comunicar um evento. Em um
convite podemos encontrar o objetivo do evento, mensagem, data, horário,
endereço e remetente.
✅8- Proponha uma votação para que
definam quem irá representará cada letra na festa do Senhor Alfabeto. O professor
poderá propor que cada aluno represente uma letra. O professor poderá fazer as
letras grandes em EVA e colar em palito para que o aluno segure a sua letra ou
mesmo colar na blusa. Vale também colar a letra em uma tiara ou fazer crachá para pendurar com a letra. O importante é que
cada aluno represente uma letra. Se a quantidade de alunos forem mais do que a
quantidade de letras do alfabeto poderá dobrar a letras R e S conforme está no
livro.
Produto final
✅ 9- Produzir um livro com as
letras do alfabeto. O livro poderá conter palavras com as letras iniciais do
alfabeto para as crianças da alfabetização. E para as crianças da educação
infantil recortar e colar figuras que representem a letra inicial. Dica cada aluno pode ficar com uma página do livro para escrever ou colar as figuras correspondente a letra inicial daquela página. Livro semipronto com 35 páginas 👉 BAIXAR AQUI
✅10- Organizar uma festa na sala
de aula, poderá ter um boneco representado o Senhor Alfabeto, ou o professor,
ou um estudante poderá fazer o papel do aniversariante e os outros alunos
representam os convidados (as letras do alfabeto). Esta festa poderá ter
convidados de outras turmas e poderão compartilhar em uma exposição o livro e
os outros materiais que foram produzidos durante o projeto.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início do projeto. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema abordado. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas e sobre o aprendizado da turma relacionado com as experiências vivenciadas durante todo o projeto.
Recursos:
Livro: “O aniversário do seu alfabeto”
Cartolina;
TV;
Lápis de Cor;
Folha branca.
Lousa e marcador de quadro;
Alfabeto de EVA
Folhas de atividades
Fontes de pesquisas:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://www.skoob.com.br/livro/resenhas/243607/mais-gostaram?privacy-agree=true
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/34/projetos-de-leitura-na-educacao-infantil-momento-significativo-de-aprendizagem