"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Plano de Aula Produção Textual: Poema

   
                                                                                   Por  Amanda P. Araujo

Área do conhecimento: Língua Portuguesa 
3° Ano escolaridade do Ensino Fundamental 
                               

Tema:

- Produção textual: Poema.

Objetivos:

- Identificar as características de um poema.
- Construir um poema de autoria própria.
- Declamar oralmente o poema de autoria própria.

Conteúdos:

- Leitura e produção de poema 

1° Momento:

*Incentivo Inicial:
- Entregar o poema: “ A menina Carolina” para cada aluno.
- Através da leitura do poema conversar com a turma.
- Conversa dirigida:
- Oralmente fazer as seguintes perguntas:
1. O que vocês já sabem sobre o poema?
2. Qual a diferença de um poema para outros textos?
3. Por que existem pessoas que escrevem poemas?
- Pedir para que os alunos recitem outros poemas que conheçam.



Tempo estimado: 10 minutos.

2° Momento   

Atividade 1:  Características de  um poema 

A palavra poema deriva do verbo grego poein, que significa “fazer, criar, compor”, geralmente escrito na forma vertical.
Um poema possui as seguintes elementos: 

- Versos: São as linhas que compõem o poema. Cada linha um verso. 
- Estrofe: É a reunião dos versos, em blocos.
- Rima: É a regularidade sonora que pode estar tanto no meio como no final do verso, quando não há rima, chama-se verso branco.
Na maioria das vezes é usado para expressar emoções, sentimentos e visões diversas da realidade.                                                                                                                                                            
 No Brasil, alguns dos poetas ou poetisas mais famosos são: Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Clarice Lispector, Ferreira Gullar, etc. Também com poemas em português, Fernando Pessoa é um dos poetas mais reconhecidos em todo o mundo.
Tempo estimado: 15 minutos.

 3° Momento: 

Atividade 2: 

1-      Como o poema geralmente é escrito?

R:_______________________________________________________________.

2-      Quais os elementos de um poema?

R:_______________________________________________________________.

3-      O que é versos?

R:_______________________________________________________________.

4-      O que é estrofe?

R:_______________________________________________________________.

5-      O que é rima
      R:_______________________________________________________________.
6-      Para que é usado a escrita do poema na maioria das vezes?

R:________________________________________________________________.

7-      Site o nome de pelo menos 2 poetas ou poetisas brasileiros:

R:________________________________________________________________.

 Tempo estimado: 30 minutos.

4° Momento 

- Leitura e reflexão sobre o poema sugerido:
- Perguntar aos alunos quais as brincadeiras que gostam ou gostavam quando criança? Quais os brinquedos preferidos ou que preferiam?
- Ler com a turma o poema convite, escrito por Amanda Pereira Araújo.
- Dizer que no poema a um tipo de brincadeira diferente.
- Perguntar que tipo de brincadeira diferente eles pensam que seja.

CONVITE

Poema
é brincar com as palavras
uma forma de se expressar
as vezes até de falar.

Só que com o poema
é mais divertido
eu escrevo e transmito
o que sinto.

E hoje eu te convido
a escrever um comigo
vai ser divertido
e atrativo.

E aí vamos brincar
de inventar ou quem sabe criar?
você pode um poeta se tornar
só precisa tentar.

Autora:  Amanda Pereira Araújo.

Tempo estimado: 10 minutos.

5° Momento:
Atividade 3: 
Os alunos terão que produzir um poema usando a criatividade.
Obs.: Lembrar aos alunos as características de um poema e pedir para eles aplicarem essas características nos poemas que irão produzir. Tempo estimado: 60 minutos.

6° Momento:

-Pedir para que cada aluno, oralmente, leia o poema que escreveu, compartilhando assim com os colegas de classe.  Tempo estimado: 30 minutos.

Recursos:

- Folha xerocada com os poemas que serão lidos
- Folha xerocada com as características de um poema 
- Folhas brancas para  a produção do poema

Avaliação:

- A avaliação será feita mediante a observação do interesse, da participação e do desempenho da turma nas atividades propostas durante a aula.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário