Mais sugestões de planos de aula para você! Confira abaixo!
COMPONENTE CURRICULAR - LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO - FUNDAMENTAL 1
CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística, que favoreçam experiências estéticas. Alguns gêneros deste campo: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charge/ cartum, dentre outros
Práticas de Linguagem
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)
Oralidade
Práticas de Linguagem
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)
Oralidade
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido. Textos dramáticos.
(EF35LP28) Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas.
(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido. Textos dramáticos.
(EF35LP28) Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas.
Objetos de conhecimento
Apreciação estética/Estilo
Escrita autônoma
Declamação
Produção textual:
Poema.
Identificar as características de um poema.
Construir um poema a partir de modelos.
Declamar o poema.
Incentivo Inicial:
Ler junto com a turma o poema: “ Convite – José Paulo Paes
A partir da leitura do poema
conversar com a turma e fazer as
seguintes perguntas:
1. O que vocês já sabem sobre poemas?
2. Qual a diferença de um poema para
outros textos?
3. Por que as pessoas que escrevem
poemas?
Pedir para que os alunos recitem outros poemas que
conheçam.
Atividade 2:
Convite – José Paulo Paes
Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Atividade 1:
Características de um poema
A palavra poema deriva do verbo
grego poein, que significa “fazer, criar, compor”, geralmente escrito na forma
vertical.
Um poema possui as seguintes
elementos:
Versos: São as linhas que compõem
o poema. Cada linha um verso.
Estrofe: É a reunião dos versos, em blocos.
Rima: É a regularidade sonora que pode estar tanto no meio como no final do
verso, quando não há rima, chama-se verso branco. Na maioria das vezes é usado para expressar emoções, sentimentos e visões
diversas da realidade.
No Brasil, alguns dos poetas ou
poetisas mais famosos são: Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes,
Clarice Lispector, Ferreira Gullar, etc. Também com poemas em português,
Fernando Pessoa é um dos poetas mais reconhecidos em todo o mundo.
Apresentar aos alunos alguns exemplos de poemas para servir de inspiração, para posterior produção desse gênero literário.
Quais os elementos de um
poema?
O que é verso?
O que é estrofe?
O que é rima
Para que é usado a escrita do
poema na maioria das vezes?
Cite o nome de pelo menos 2
poetas ou poetisas brasileiros:
Leitura e reflexão sobre o poema sugerido:
Perguntar aos alunos quais as brincadeiras que gostam
ou gostavam quando criança? - Quais os brinquedos preferidos ou que preferiam?
Ler com a turma o poema convite, escrito por José Paulo Paes
Dizer que no poema a um tipo de brincadeira diferente.
Perguntar que tipo de brincadeira diferente eles pensam
que seja.
Atividade 3
Vamos brincar de poesia?
Vamos brincar de poesia?
Os alunos terão que produzir um poema a partir de modelos apresentados.
Obs: Lembrar aos alunos as características de um poema e pedir para que eles apliquem
essas características nos poemas que irão produzir.
essas características nos poemas que irão produzir.
Atividade 4
Pedir para que cada aluno, oralmente, leia o poema que escreveu, compartilhando assim com os colegas de classe.
Recursos:
Folha xerocada com os poemas que serão lidos
Folha
xerocada com as características de um poema
Folhas brancas para a produção do poema
Avaliação:
A avaliação será feita mediante a observação do interesse, da participação e do
desempenho da turma nas atividades propostas durante a aula.
Muito bom! Parabéns!
ResponderExcluirObrigada por seu feedback! Abraços!!!
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirMuito instrutivo.Me ajudou muito, Obrigada!
ResponderExcluirObrigada por seu feedback! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirParabéns
ResponderExcluirObrigada por seu feedback! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirParabéns querida
ResponderExcluirFeliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirPerfeito...gratidão!
ResponderExcluirObrigada por seu feedback! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
Excluir