segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Roteiro de plano de ensino anual de acordo com a BNCC para Ensino fundamental I



Atenção este é um roteiro de como fazer um plano de curso para o Ensino Fundamental I que contempla os seguintes anos: 1º, 2º, 3ª, 4º e 5º . 

Escolhi o primeiro ano como exemplo! Mas cada professor poderá fazer para série que leciona usando o exemplo dado! Bom trabalho! 

Este plano de curso é apenas um roteiro que poderá ser modificado de acordo com as orientações de cada instituição escolar 


Quem tiver interesse no roteiro, deixar o e-mail nos comentários do Blog no final da página! Enviarei assim que possível!

Resultado de imagem para seta 
Para visualizar o roteiro inteiro no celular basta deslizar a tela para o lado!  
U.E.
Metas da Escola:
Professor (a)

Componente Curricular: Geografia

Ano/Série: 1º ANO

Bimestre: 1º

Modalidade: Ensino Fundamental

UNIDADES
TEMÁTICAS

OBJETOS DE CONHECIMENTO 

HABILIDADES / COMPETÊNCIAS
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS (ATIVIDADES)
RECURSOS DIDÁTICOS
Nº DE AULAS (TEMPO ESTIMADO)
FORMA DE AVALIAÇÃO
VALOR DA AVALIAÇÃO
 O sujeito e seu lugar no mundo

O modo de vida das crianças em diferentes lugares







(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
Mostrar aos alunos imagens sobre moradias, escola e parques ou praças. 

Faça perguntas para turma sobre os espaços observados

Descrever  oralmente estes espaços, fazendo comparações com os lugares que foram mostrados. 

Pesquisar na internet ou outros materiais sobre jogos brincadeiras de diferentes épocas e lugares, construindo um mural comparativo com a turma. 

Imagens sobre moradias, escola e parques ou praças.
Internet  ou materiais impressos.





Situações de convívio em diferentes lugares

(EF01GE03) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.





(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
Roda de conversa sobre os espaços públicos frequentados pela turma, relacionando suas experiências e explicando as diferenças e semelhanças entre eles.  

Desenhar do espaço coletivo ao ar livre, o qual eles frequentam: parque ou pracinha colocando elementos que o compõem como: árvores, jardins, bancos, brinquedos, etc.  

Leitura do livro: Os Três Porquinhos Malcriados e o Lobo Bom.  Roda de conversa fazendo as observações sobre as atitudes dos porquinhos

Elaborar conjuntamente regras de convívio para sala de aula.

Folha branca, lápis preto e lápis de cor.

















Livro Os Três Porquinhos Malcriados




PLANO DE CURSO ANUAL
U.E. C
Metas da Escola:
Professor (a)

Componente Curricular: Geografia

Ano/Série: 1º ANO

Bimestre: 2º

Modalidade: Ensino Fundamental

UNIDADES
TEMÁTICAS

OBJETOS DE CONHECIMENTO 

HABILIDADES / COMPETÊNCIAS
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS (ATIVIDADES)
RECURSO DIDÁTICO
Nº DE AULAS (TEMPO ESTIMADO)
FORMA DE AVALIAÇÃO
VALOR DA AVALIAÇÃO
 Conexões e escalas











Ciclos naturais e a vida cotidiana










(EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.
Exibir o vídeo: De onde vem o dia e noite. E em seguida fazer perguntas sobre a personagem e sua rotina no vídeo.

Descrever a rotina diária associando ao tempo.

Identificando peças de vestuário que podem ser usadas de acordo com o clima  


O vídeo: De onde vem o dia e noite

Quadro de rotina diária

Atividades usando peças de vestuário





Mundo do trabalho
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia
EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
(


EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.
Exibir o vídeo: Vamos conhecer as moradias. Analisar junto com os alunos os tipos de moradias e também objetos do seu interior

Desenho de cada cômodo de sua residência e escrever o nome de cada parte de sua casa, dizendo como são usados esses espaços pelos moradores.    
Pesquisar sobre as ocupações das pessoas de sua região relacionado aos  hábitos  de  consumo daquele lugar de vivência.



Vídeo: Vamos conhecer as moradias.

Folha branca, lápis preto e lápis de cor.

Pesquisa sobre a atividade de trabalho de sua região





PLANO DE CURSO ANUAL
U.E. C
Metas da Escola:
Professor (a)

Componente Curricular: Geografia

Ano/Série: 1º ANO

Bimestre: 3º

Modalidade: Ensino Fundamental

UNIDADES
TEMÁTICAS

OBJETOS DE CONHECIMENTO 

HABILIDADES / COMPETÊNCIAS
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS (ATIVIDADES)
RECURSO DIDÁTICO
Nº DE AULAS (TEMPO ESTIMADO)
FORMA DE AVALIAÇÃO
VALOR DA AVALIAÇÃO
 Formas de representação e pensamento espacial











Pontos de referência









(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

(EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
Desenhar  o trajeto que cada criança faz para ir de sua casa até a colocando os pontos de referências que  veem no caminho como a padaria, atravessar uma ponte, uma banca de jornais, etc.  

Fazer uma maquete que represente a sala de aula e também representa-la  em planta baixa.  .
Folha branca, lápis preto e lápis de cor.

Materiais recicláveis
usados para a construção da maquete





PLANO DE CURSO ANUAL
U.E. C
Metas da Escola:
Professor (a)

Componente Curricular: Geografia

Ano/Série: 1º ANO

Bimestre: 4º

Modalidade: Ensino Fundamental

UNIDADES
TEMÁTICAS

OBJETOS DE CONHECIMENTO 

HABILIDADES / COMPETÊNCIAS
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS (ATIVIDADES)
RECURSO DIDÁTICO
Nº DE AULAS (TEMPO ESTIMADO)
FORMA DE AVALIAÇÃO
VALOR DA AVALIAÇÃO
 Natureza, ambientes e qualidade de vida











Condições de vida nos lugares de vivência









(EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

(EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.
Apresentar os vários climas existentes no Brasil , através de imagens, fazendo correlação com o clima de sua região.

Roda de conversa  sobre o clima de sua região associando ao tipo de vestuários e hábitos alimentares.

Usar situações do dia a dia em que os alunos selecionarão peças de vestuário e objetos de acordo com o tempo.



Imagens
sobre   os diversos clima de nosso país.

Atividade sobre
seleção de peças de vestuários e objetos de acordo com o tempo na região.







138 comentários:

  1. Respostas
    1. Estou com as turmas do 2° ao 5° ano, super perdida.
      Se puder enviar ficarei grata, desde já o meu muito obrigada!
      suzianess96@hotmail.com

      Excluir
    2. Estou com as turmas do 2° ao 5° ano, super perdida.
      Se puder enviar ficarei grata, desde já o meu muito obrigada!
      suzianess96@hotmail.com

      Excluir
    3. Gostaria de receber plano de curso para o 2 ano do fundamental menor

      Excluir
    4. Eu gostaria de receber por favor. Obrigada

      Excluir
    5. Material de extrema relevância aos professores nesta fase de implementação da BNCC.
      Gostaria de receber seu material. Desde já agradeço.
      lusamo.prof@bol.com.br

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada! Seu retorno positivo é muito importante para nosso trabalho!

      Excluir
  3. Quero do 3°ano
    Obrigada
    ritalourencic@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito. mclara_monteiro@hotmail.com. Agradecida.

    ResponderExcluir
  5. Por favor enviei o plano de curso com todos os componentes e anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atenção este é um roteiro de como fazer um plano de curso para o Ensino Fundamental I que contempla os seguintes anos: 1º, 2º, 3ª, 4º e 5º .

      Escolhi o primeiro ano como exemplo! Mas cada professor poderá fazer para série que leciona usando o exemplo dado!

      Excluir
    2. Eu quero cristiane_barros12@hotmail.com

      Excluir
  6. Me envie o plano de curso de todos os componentes e anos do Ensino Fundamental I

    ResponderExcluir
  7. Atenção este é um roteiro de como fazer um plano de curso para o Ensino Fundamental I que contempla os seguintes anos: 1º, 2º, 3ª, 4º e 5º .

    Escolhi o primeiro ano como exemplo! Mas cada professor poderá fazer para série que leciona usando o exemplo dado! Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite... estou interessado em um plano de curso (anual) 2020 pronto, para o 4 ano do Ens. Fundamental Inicial, alinhado ao BNCC (todas as disciplinas - incluindo artes, Ed. física, ensino religioso, história, geografia, Língua Portuguesa, Matemática, ciências.... Se puder me ajudar, eu agradeço. Marco Aurélio (marcoac_sjp@hotmail.com ou macsjp1969@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atenção este é um roteiro de como fazer um plano de curso para o
      Ensino Fundamental I. Escolhi o primeiro ano como exemplo. Mas cada
      professor poderá fazer para série que leciona usando esse roteiro como
      referência. Portando, não tenho plano pronto para o 4º ano, nem tão pouco de todos os
      componentes curriculares, mas quando tiver postarei aqui no blog.
      Agradeço a compreensão!

      Excluir
    2. Queria muito o roteiro completo de todos os anos ed:infantil ao 5°ano

      Excluir
  9. Me envie por favor o plano de curso de todos os componentes curriculares do 4° ano.
    Obrigada.

    joanamarciafonseca@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Atenção este é um roteiro de como fazer um plano de curso para o
    Ensino Fundamental I. Escolhi o primeiro ano como exemplo. Mas cada
    professor poderá fazer para série que leciona usando esse roteiro como
    referência. Portando, não tenho plano pronto para o 4º ano, nem tão pouco de todos os
    componentes curriculares, mas quando tiver postarei aqui no blog.
    Agradeço a compreensão!

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Obrigada! seu retorno positivo é muito importante para o nosso trabalho!

      Excluir
  12. Por favor eu tenho interesse no roteiro! Grata

    ResponderExcluir
  13. Por favor eu tenho interesse no roteiro! Grata

    ResponderExcluir
  14. Tenho interesse. franciellec_ptu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Por favor, envia o material no meu email simonebenicio22@hotmail.com. Deus abençoe a sua vida!

    ResponderExcluir
  16. Me envie por favor, estou com um 5° ano.

    patriciapereiracosta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Desde já agradeço! chrismar111@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Desde já agradeço o envio do Plano
    Suelide@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá envia pra mim todos os planos do fundamental 1 por favor
    thalitacls@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Agradeço o envio do Plano.
    ruteicdziura@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Eu quero e agradeço muito, estou me batendo pra fazer. soniakuffel@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Agradeço pelo envio do plano
    rosicleipg77@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Tenho interesse!
    pattybmattos@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  24. Professora parabéns... o melhor que vi até agora. Poderia me enviar o do 5º ano por favor? Gratidão.
    soniamara20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Achei excelente, será de grande valia receber o plano, já que a bncc é algo novo e fico confusa em preparar o plano. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  26. Professora Parabéns pela sua dedicação quero muito receber o arquivo completo. E-mail: ulliprof@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Bom dia
    Gostaria de receber planos de aula da Educação Infantil pré de 4 e 5anos
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de receber planos de aula de Linguagem para o Ensino. Infantil 3

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de receber plano de aula de Linguagem para a Educação Infantil 3

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde. Gostaria de receber o plano do 2º ano. Obrigada
    jussarasn0m3@gmail.co

    ResponderExcluir
  31. Desde já, agradeço
    emvsouza@outlook.com

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de receber o roteiro e plano semanal para 2° ano. Meu e-mail: denisesoaresgarcia@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. cristinalvb@gmail.com....lindo o plano...adorei..envia para mim

    ResponderExcluir
  34. analu.alm@gmail.com �� obrigada

    ResponderExcluir
  35. Gostaria de receber o plano. raquelmelofernandes8@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Bom dia....gostaria do roteiro do 3 ano fundamental I
    luciana.heloisinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Bom dia, gostaria em ter o roteiro do ensino fundamental 1

    ResponderExcluir
  38. claudiabarth2015@gmail.com Se puder me enviar agradeço de coração.

    ResponderExcluir
  39. claudiabarth2015@gmail.com Se puder me enviar agradeço de coração.

    ResponderExcluir
  40. Gostei muito deste plano de curso. Se você puder enviar os de 1° e 2° Anos, ficarei agradecida. Q Deus lhe abençoe grandemente.
    aldenubiajapoca@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. Obrigada, por compartilhar esse material maravilhoso. Gostaria que me enviasse, se for possível.
    E-mail: laurathalia8@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Eu gostaria muito desse material!
    Elydavyy2013@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. Gostaria muito do material
    Reisluenda@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Obrigada por compartilhar! Gostaria de receber no email: gracaparnaiba1@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Eu gostaria dessse material
    euedumel19@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. Olá, boa tarde. Assisti seu vídeo e achei bastante explicativo. Tenho que montar um modelo de plano anual para o meu estágio. Estou no último período de pedagogia. Agradeço o compartilhamento de conteúdo. Fico no aguardo do material. Abraços.

    daianedelimafonseca@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Adorei, bem esclarecedor.Gostaria de ter esse material
    pati.car23@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  49. EU GOSTARIA DESSE MATERIAL
    fsmjoelma@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. Olá.
    Gostaria de receber o material.
    monicacabrera@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  51. Muito bom, parabéns!
    Me manda anacleneleite@gmail

    ResponderExcluir
  52. Eu quero preta-ferrarezi@hotmail.com. E já agradeço.

    ResponderExcluir
  53. Olá, eu vou querer. lfmonteiro.88@gmail.com
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  54. OLÁ GOSTARIA RECEBER ESSE ROTEIRO NO MEU E-MAIL. gicarine.gs@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Olá. Adorei seu planejamento.
    Gostaria de receber do 3° 4° 5°
    Já que peguei uma turma multisseriada.
    Email: Robson17machado@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. Olá!
    Gostaria de receber seu modelo de plano de aula de todas as disciplinas da bncc do segundo ano do ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  57. Meu email é aguiarassumpcao@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. Meu email é jaque02015@hotmail.com

    ResponderExcluir
  59. Por favor eu gostaria de receber esse material do 2° ao 5° ano dos componentes curriculares:Português,Ciências,Inglês e Ensino Religioso.

    ResponderExcluir
  60. Meu email é anaclaudiag279@gmail.com

    ResponderExcluir
  61. Gostaria, por gentileza receber este modelo de planejamento anual, se possível do 4 e 5 anos. Desde já muito obrigada! Meu email: quelielaine@hotmail.com
    Att, Queli

    ResponderExcluir
  62. Muito bom Poderia me enviar os modelos de planejamento anual do 1 ao 5 anos? e-mail susu_suely_lolo@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  63. Muito bom👏🏻👏🏻Poderia me enviar os modelos de planejamento anual do 1 ao 5 anos? e-mail susu_suely_lolo@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  64. Muito bom👏🏻👏🏻Poderia me enviar os modelos de planejamento anual do 1 ao 5 anos? e-mail susu_suely_lolo@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  65. Muito bom👏🏻👏🏻Poderia me enviar os modelos de planejamento anual do 1 ao 5 anos? e-mail susu_suely_lolo@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  66. Olá! Gostaria de receber esse o plano de ensino.
    bomfimyasminn@gmail.com

    ResponderExcluir
  67. Olá, gostaria de receber o plano de Ensino
    rhaissamartins@gmail.com

    ResponderExcluir
  68. Olá! Gostaria de receber esse o plano de ensino.
    jaquecaires@hotmail.com

    ResponderExcluir
  69. Bom dia! gostaria de receber esse plano em shirlene_86@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  70. Obrigada por sua ajuda!!!!
    Gostaria de receber o plano de ensino, este ano ficarei com uma turma de 5º ano.

    ResponderExcluir
  71. j_b.cavalcante@hotmail.com
    obrigada por sua atenção.
    Pipa no RN

    ResponderExcluir
  72. Obrigada e parabéns pela excelente explicação!
    Envia para mim o Plano Anual Fundamental 1 e 2.
    Gratidão!

    ResponderExcluir
  73. Eu quero!! monica.a.vasconcelos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  74. TENHO interesse no roteiro. luamaralgomes@gmail.com

    ResponderExcluir
  75. TENHO INTERESSE NO ROTEIRO. cristinatereza09@hotmail.com

    ResponderExcluir
  76. amei o seu planejamento. denyse.yse@hotmail.com
    obrigada!

    ResponderExcluir