segunda-feira, 22 de julho de 2019

Modelo de planejamento semanal de acordo com a BNCC para educação infantil

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. 

Observações:

Poderá ser trabalhado um ou mais campos de experiências em uma mesma atividade ou em atividades propostas para cada de dia. 

Os campos de experiências devem ser trabalhados de forma integrada. A divisão que aparece em dias da semana nesse planejamento é só para facilitar a organização do trabalho do professor.

Este é um modelo de atividades semanais que poderá ser mudado de acordo com o planejamento de cada unidade escolar.

Esse modelo não substitui o plano de aula, mas pode ser usado com forma de organizar o trabalho semanal do professor.


Referências de todos os planos de aulas com as atividades usadas neste planejamento estão no final da página! Confira!



Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Campo de experiências
E F - Escuta, fala, pensamento e imaginação
CG Corpo, gestos e movimentos
E T - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
C G - Corpo, gestos e movimentos
C G - Corpo, gestos e movimentos 
T S - Traços, sons, cores e formas
E O - O eu, o outro e o nós
Habilidades da BNCC
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência
 (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Tempo estimado
4 aulas de 50 minutos
4 aulas de 50 minutos
4 aulas de 50 minutos
4 aulas de 50 minutos
4 aulas de 50 minutos
Objetivos específicos 
E F - Interpretar oralmente a história contada.
Produzir histórias orais e escritas.
Produzir listas de palavras usando a escrita espontânea. 
CG Identificar os produtos de higiene corporal.

ET - Identificar as formas geométricas, classificando-as em círculo, triângulo, retângulo, quadrado.   
Reconhecer as formas geométricas, comparando com objetos vistos no dia a dia. 

CG- Construir instrumentos de percussão a partir de materiais recicláveis. 

CG- Adequar movimentos a mudanças rítmicas.
Discriminar estímulos sonoros.

TS- Construir personagem da história O vestido azul usando a dobradura.
E O - Identificar e valorizar as características de seu corpo e respeitar as características das outras pessoas.
Procedimentos metodológicos
Desenvolvimento das atividades
Desenvolvimento das atividades
Desenvolvimento das atividades
Desenvolvimento das atividades
Desenvolvimento das atividades
Atividade 1
E F -Contar a história O vestido azul. Na roda de conversa fazer a interpretação oral da estória contada.
ET - Contar a história das figuras geométricas utilizando os recursos das figuras geométricas a medida que forem aparecendo na história.
CG- Apresentar para as crianças os instrumentos de percussão na forma de imagem, vídeo ou levar alguns instrumentos reais para que as crianças observem e manipulem esses instrumentos.

CG- Seleção 
das músicas 


Depois da construção dos instrumentos, o professor fará uma pesquisa com os alunos sobre as músicas que os alunos da turma se identificam ou poderá também a presentar músicas que a turma não conhece ainda. O professor selecionará as músicas que os alunos mais gostaram para fazer a atividade final.
E O - Após contar a história "Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!" Questione as crianças sobre a características físicas da menina. Pergunte sobre seus cabelos, sua cor, sobre sua altura etc. Ajude as crianças observarem em si mesma e nos colegas características semelhantes e também diferentes que os amigos possam ter. Os alunos devem observar que as diferenças fazem para da coletividade e que as características pessoais de cada indivíduo fazem dele diferente e único.  

Atividade 2
E F - Recriando a história do Vestido azul. A história será recontada oralmente de forma coletiva pelos alunos.  A história recontada será gravada e reproduzida de forma escrita na lousa pelo professor.
ET- Fazer um passeio pela escola identificando as formas geométricas encontrados nos objetos.
CG - Construção de instrumentos de percussão.
Propor aos alunos que construam instrumentos de percussão com materiais recicláveis como: chocalhos, tambor, maracas, xilofone e outros. Explique para crianças que os sons desses objetos são causados pela vibração ou percussão por batidas, fricção ou embalos.
CG- Depois da construção dos instrumentos, o professor fará uma pesquisa com os alunos sobre as músicas que os alunos da turma se identificam ou poderá também a presentar músicas que a turma não conhece ainda. O professor selecionará as músicas que os alunos mais gostaram para fazer a atividade final.
E O - Minhas características 
Leve para sala de aula um espelho para que cada criança possa se olhar dizendo suas características físicas como: meus olhos são... meus cabelos são.. a minha pele e... etc. Feito isso o professor entregar a folhinha de atividade para que eles marquem suas características

Atividade 3
E F - Produção oral e escrita de listas a partir da temática da história O vestido azul.
No meu bairro tem casas...outro aluno repete a frase do professor e escolhe outra palavra para acrescentar. Após a criação da produção do texto oral, as crianças farão uma lista sobre que tem no bairro ditos por elas usando a escrita espontânea.

ET - Construção de objetos e imagens a partir de formas geométricas cortadas em cartolinas.
Após os exercícios sobre classificação e o reconhecimento das formas geométricas, o professor poderá oferecer aos alunos várias formas geométricas cortadas em cartolina e incentiva-los a construírem objetos e paisagens
CG - Construção de instrumentos de percussão
Propor aos alunos que construam instrumentos de percussão com materiais recicláveis como: chocalhos, tambor, maracas, xilofone e outros. Explique para crianças que os sons desses objetos são causados pela vibração ou percussão por batidas, fricção ou embalos
CG- Etapa final

1- Audição das músicas 

2- Tocar os instrumentos de percussão

3- Dançar livremente


4- Seguindo a batida 

E O - Autorretrato
Cada aluno desenhará a si mesmo fazendo um autorretrato, explique que muitos artistas famosos fazem seus autorretratos e que eles vão fazendo o mesmo. Peça aos alunos que expliquem seus autorretratos dizendo sobre suas características físicas para os colegas.  

Atividade 4

E F - Tralhando com listas usando a escrita espontânea.
Vamos ajudar a menina da história do vestido azul a fazer uma lista de produtos de higiene que compramos no mercado.
ET Amarelinha das formas geométricas 
Desenhar a amarelinha no chão usando as formas geométricas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo.
Objetivos: Identificar e diferenciar as formas geométricas estudas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo.
Regras: as mesmas da amarelinha convencional, porém é preciso reconhecer as formas geométricas no percurso da brincadeira. 

CG -Construção de instrumentos de percussão
Propor aos alunos que construam instrumentos de percussão com materiais recicláveis como: chocalhos, tambor, maracas, xilofone e outros. Explique para crianças que os sons desses objetos são causados pela vibração ou percussão por batidas, fricção ou embalos
TS - Voltando a história do Vestido azul
Pedir aos alunos que façam um vestido de dobradura na cor azul e colar no meio de uma folha branca. A partir do vestido desenharão as partes que faltam para a construção do personagem da Menina do vestido azul
Será desenvolvido a percepção de esquema corporal que é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio.
E O -Recorte e colagem
Depois de cantarem a música "Ninguém é igual a ninguém" proponha aos alunos que recortem imagens de rostos de pessoas em jornais e revistas para compararem as semelhanças e diferenças existentes entre as pessoas. Faça um painel da turma que represente a diversidade.

Avaliação
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula
Recursos
E F - Livro do O vestido azul
E T - Lápis de cor, folha branca, cola e figuras geométricas cortadas em cartolina colorida.
Folhas de atividades, lápis de cor


C G - Pen drive com as músicas, caixa de som, materiais de sucata para a produção dos instrumentos de percussão.
C G - Pen drive com as músicas, caixa de som, materiais de sucata para a produção dos instrumentos de percussão.
T S -Folha branca, papel colorido na cor azul, cola e lápis de cor.
E O - Vídeo ninguém é igual a ninguém, jornais e revistas, cola, tesoura
Referências
Blog Profissão professor: link abaixo 
Blog Profissão professor: link abaixo 
Blog Profissão professor: link abaixo 
Blog Profissão professor: link abaixo 
Blog Profissão professor: link abaixo 

Referências do plano de aula campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação

Referências do plano de aula campo de experiências: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Referências do plano de aula campo de experiências: Traços, sons, cores e formas

Referências do plano de aula campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos

Referências do plano de aula campo de experiências: O eu, o outro e o nós

sábado, 20 de julho de 2019

Plano de aula medida de tempo de acordo com BNCC para Educação Infantil



Campo de Experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações


Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

Educação Infantil: 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa etária)

Tempo estimado: 3 aulas 

Objetivos de Aprendizagem:
Identificar e diferenciar o dia da noite associando os períodos de claro e escuro.
Associar rotinas do dia a dia com a período diurno e noturno.
Construir a noção de tempo divida em horas, minutos e segundos.

Desenvolvendo a noção de tempo
Desenvolver a noção de tempo não é tarefa fácil para os pequenos, pois o tempo é abstrato para as crianças. A princípio, a noção pode ser desenvolvida por meio da percepção do dia e da noite – claro e escuro. Procure conversar com as crianças sobre o que elas sabem sobre o dia e a noite. Deixe que as crianças façam suas indagações e proposições sobre o assunto.  

Atividade 1
Assistir ao vídeo: De Onde Vem o Dia e a Noite? E em seguida fazer perguntas sobre a personagem e sua rotina no vídeo. Pergunte sobre o que a Kika estava fazendo no inicio do vídeo e porque? E no final do vídeo? Pergunte sobre o que podemos fazer durante o dia e a noite? 

De Onde Vem o Dia e a Noite?



Atividade 2
Percepção de hábitos do cotidiano
A criança pode começar a associar o tempo com a rotina, hábitos cotidianos. Por exemplo: café da manhã, almoço e jantar são acontecimentos regulares, marcados pelo tempo, fazendo com que essa noção torne-se mais concreta. Usar o antes e o depois também são formas de a perceber a passagem do tempo. Tomo o café da manhã antes do almoço. O lanche da tarde é antes do jantar.
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Atividade 3 
Uma atividade bem simples que vai trabalhar a noção de tempo é utilizar os cumprimentos ( bom dia, boa tarde, boa noite, até logo, até amanhã). O professor proporá e auxiliará a elaboração de estórias onde o importante seja o uso dos cumprimentos. Exemplo:

Dona coelha tem muitos filhinhos e todos dormem em um grande e bonito quarto. Muito cedinho, ela abre a janela para entrar os raios de sol e diz: (as crianças devem responder): Bom dia! 
O senhor urso  dorme muito, principalmente no inverno. Não tem filhos, mas  leva seus vizinhos à depois do almoço. Chega a casa deles todos o cumprimentam alegremente dizendo: Boa tarde, tio!
Corujas gostam de dormir de dia e passear à noite. Quando os morcegos passam por suas janelas: Boa noite!
O papagaio de Narinha sabe que ela vai comprar pão para o café da manhã e volta já. Então ela diz: Até logo!  E ela para deixar o papagaio preocupado, diz: Até amanhã

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Uma boa leitura para iniciar sobre como o tempo pode ser medido é a leitura do livro "Só mais cinco minutos" de Marta Altés  faz uma reflexão sobre o tempo no olhar das crianças! 

Resumo da história 

O tempo é apresentado na forma de rotina, do nascimento das plantas, nos relógios espalhados pelas cenas no pulso, na parede, no despertador,... Ele vai mostrar para os  leitores e para o próprio pai como ele e o irmão entendem MUITO sobre horas, minutos e segundos!

Os pais sempre dizem: “nós não temos tempo!”, “estamos atrasados”, “precisamos correr!”. Mas será que isso é verdade? Porque as crianças sempre têm tempo! Tempo de pular na poça de água, tempo de fazer aquela pergunta desconcertante, tempo de reparar nas borboletas, folhas, gravetos, formigas, céu, sol, lua. Tempo de brincar e de fazer novos amigos. Por que o tempo dos adultos é diferente do tempo das crianças? Neste livro divertido, a premiada autora e ilustradora espanhola Marta Altés, nos convida a conhecer a rotina de um pai sempre sem tempo e de seus dois filhos, que encontram um tempinho para tudo. O que o olhar das crianças pode nos ensinar? 

😍Livro disponível na 👉 AMAZON



 Atividade 4
Como o tempo pode ser medido
Conversar com as crianças sobre o tempo e como ele é importante para organizar a rotina do dia a dia. Como a hora de entrada na escola, a hora do almoço, a hora do jantar, etc. Explique que para medir o tempo usamos os relógios que são uma das mais antigas invenções humanas. A noite e o dia juntos tem 24 horas e é assim que dividimos o nosso tempo para fazer as tarefas diárias.

Apresentar os diversos tipos de relógios dos mais antigos ao mais modernos, a partir de imagens ou relógios reais numa exposição. Suscitando a perceberem, também a passagem do tempo de longa duração como do mais antigo ao mais moderno.



Atividade 5 
Construindo a noção de tempo
Construir a noção de tempo divida em horas, minutos e segundos é uma tarefa complexa para quem ainda não sabe ler e escrever, mas brincadeiras simples com usar um cronômetro para realizar certas tarefas vai ajudar a mensurar o tempo de forma mais concreta para as crianças. Para trabalhar a noção de hora o professor pode utilizar as tarefas de sala de aula. O professor diz: Vou marcar no relógio uma hora para terminarmos a tarefa e irmos para a recreação, sala de informatica, etc. O professor marca por exemplo o tempo de um minuto para a turma ficar sem piscar o olho, sem se mexer por um minuto, sem falar por um minuto. E  também, o professor pode marcar no cronômetro os segundos  para o aluno discriminar numa cena objetos diferentes, por exemplo. Dessa forma o professor já iniciará o processo de noção de horas, minutos e segundos de forma prática, lúdica e criativa.
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Materiais: 
Folhas de atividades, imagens do relógios, ou relógios reais para exposição e cronômetro.  

Fontes de Consulta:

Livro a Nova Pré escola

terça-feira, 16 de julho de 2019

Jogos para alfabetizar consciência fonológica


A consciência fonológica é a habilidade de reconhecer e manipular os sons que compõem a fala, ou seja, entender que a palavra falada se constitui de partes que podem ser segmentadas e manipuladas (LAMPRECHT, 2009). Ao ouvir as palavras “bola” e “cola”, o indivíduo poderá perceber (através da consciência fonológica) que as duas palavras rimam, que ambas são compostas de 2 sílabas, 4 fonemas (sons) cuja diferença entre elas reside no fonema inicial.  Portanto, essa consciência é de extrema importância para a leitura e escrita das palavras, principalmente no processo de alfabetização. Ler e escrever requer a habilidade de transcodificar os sons da fala, pois o princípio alfabético é composto de relações entre fonema (som) e grafema (letra) que a criança, ao interagir com estas, deve ir aprendendo a analisá-las, diferenciá-las, aproximá-las, até chegar a compreensão que os sons associados às letras são os mesmos utilizados na fala (ADAMS, 2006).Para saber mais sobre o assunto!
 









Fonte de consulta:
https://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com/2017/07/consciencia-fonologica-o-que-e-como.html?m=1&fbclid=IwAR1DvDP8Ilec1XDm_8g_83L8AP52PY9LES9_mxiv2aUyAzhG1IbzT6qeEC8