sábado, 10 de agosto de 2019

Plano de aula reconhecendo as letras: Vogais de acordo com a bncc para Educação Infantil



Campo de experiências da BNCC
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Público Alvo: Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa) 


Tempo estimado: 4 aulas


Objetivos de Aprendizagem:
Dramatizar a história das vogais. 

Identificar as vogais na história contada.
Reconhecer as vogais no próprio nome e nos nomes dos colegas.
Grafar as vogais e escrever o próprio nome.
Escrever uma lista  de nomes dos colegas com auxílio do professor.



Apresente as vogais de forma lúdica clicando na imagem abaixo!👇👇
Vídeo as vogais 

Atividade 1 
Teatrinho das vogais 
Após assistirem o vídeo, A CASINHA DAS VOGAIS proponha aos alunos que façam a dramatização da história das vogais. O professor confeccionará as vogais e colará nos palitos de picolé para que os alunos façam o teatrinho das vogais. Organize para  que todos participem desta atividade.


O Vídeo abaixo ajuda as crianças a identificarem as vogais e também a observarem como fazer o traçado das vogais de forma lúdica.   

Vídeos ensinando a falar e escrever as vogais, através da música.
Atividade 2
Treinando o traçado das vogais na caixa de areia 
O professor disponibilizará uma caixa de areia na sala de aula para que os alunos com os dedos ou um bastão desenhem o traçado das vogais. O professor levantará uma vogal e assim como aparece na história e o aluno deverá desenha-la na areia. Fonte da atividade aqui!

Resultado de imagem para atividade com areia educação infantil

Atividade 3
Identificando as vogais no próprio nome e nos nomes dos colegas
Explique para as crianças que as vogais aparecem em todas as palavras e juntos com as consoantes formam os nomes de tudo o que vemos no dia adia. Antes de fazer a atividade abaixo, faça a apresentação dos nomes dos alunos, seja em crachás ou mesmo na chamadinha. Pergunte a cada um sobre as vogais que viram na história. Deixe que os alunos conversem sobre as vogais que aparecem em seus nomes e de seus colegas. Depois da atividade pronta, deixem que as crianças compartilhem sobre as vogais que encontraram nos seus nomes.
Atividade 4
Lista de nomes dos alunos da turma
Explique que as listas fazem parte de nossa rotina, escrevemos e lemos listas. Entre elas, estão a de compras do mercado, de convidados para um aniversário ou de atividades que temos programadas para o dia. Portanto, se apropriar desse recurso de elencar conteúdos é significativo para as crianças, porque ele tem uma função social. 

O professor fará junto com a turma uma lista dos nomes dos alunos da turma, escrevendo na lousa ou em um cartaz. Após escrever os nomes, o professor pedira aos alunos que identifiquem as letras (vogais) nos nomes da lista. Deverá fazer um nome de cada vez. 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Faça parte do nosso Instagram clicando na imagem!👇👇👇  

Materiais:
Folha de atividade, caixa de areia, vogais em EVA, palito de picolé e cola quente. 

Avaliação: 
Observação e registro quanto à participação, interesse realização das atividades durante a aula.
Fonte de consulta:
https://loucosportecnologias.blogspot.com/2017/04/alfabetizacao-historia-das-vogais.html
http://faybrandao.blogspot.com/2016/04/caixa-de-areia.html

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Plano de aula: associando os números as suas quantidades de acordo com a BNCC para educação infantil

Este plano pode ser trabalhado com a Alfabetização fazendo as devidas adaptações!

Campo de Experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Educação Infantil: 4 a 5 anos e 11 meses (adaptar as atividades para cada faixa etária)

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular para o 1º ano (Alfabetização)

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Objeto do conhecimento: Contagem de rotina ( para o 1º ano do Ensino Fundamental)

Tempo estimado: 4 aulas

Objetivos de Aprendizagem:
Construir a noção de quantidade fazendo relações com os numerais apresentados.
Identificar os numerais associando-os às suas respectivas quantidades.
Atividade 1
Contagem e associação de números

O professor fará fichas com os números de 0 a 9, para que as crianças façam a contagem de meninas e meninos da turma. O professor,
junto com os alunos contarão o número de meninas, assim que terminar a contagem o professor perguntará que numeral representa a quantidade de meninas. Deixe que as crianças façam suas tentativas para acerta o numeral que corresponde ao número de meninas. Da mesma forma ocorrerá com o número de meninos. O professor poderá utilizar de outras estratégias para trabalhar numerais mais baixos, como entregar aos alunos plaquinhas (ou fichas) de cores variadas, o professor pedirá que levantem as plaquinhas daqueles que tiverem a cor amarela. O professor perguntará qual numeral representa a quantidade de alunos com as plaquinhas amarelas. Desse modo o professor poderá trabalhas todo os numerais e suas quantidades de uma forma lúdica e prazerosa.

Atividade 2
Relacionar à quantidade ao número escrito

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
O professor colará em caixas (de sapato) os numerais (um número para cada caixa) que deseja trabalhar. Disponibilizará objetos como tampinhas de garrafa ou pecinhas de lego. Organizará os alunos para que um de cada vez coloquem nas caixas as quantidades de objetos em que está o numeral. Através da atividade lúdica a criança constrói símbolos. Elas devem ter a oportunidade de inventar (construir) as relações matemáticas em vez de simplesmente entrar em contato com o pensamento pronto, formular suas hipóteses a partir de ensaio e erro, para confirmá-las ou refutá-las. 


Atividade 3 
Jogo do Caracol e as quantidades

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Como brincar: no jogo tradicional do caracol, cada criança vai pulando num pé só em cada casa numerada até atingir o céu. O professor desenhará o caracol no chão da sala ou pátio. O professor construirá 2 dados gigantes de papelão para ser jogado para que os participantes possam contar o número que saiu no jogo.  Em seguida o aluno irá pular até a casa que saiu o respectivo número na contagem. O aluno fará a associação do numeral a sua respectiva quantidade. Se o participante errar outro jogará em seu lugar. O objetivo é pular até o número obtido na contagem e não chegar ao céu como é na brincadeira tradicional. Ganha quem associar corretamente mais vezes o número à contagem. (Jogo adaptado). 


Resultado de imagem para brincadeira com caracol

Atividade 4
Com a criança pequena, devemos começar trabalhando, atividades que envolvam a noção do + 1. Só através do concreto ela poderá perceber que dentro do 3 tem o 2, que dentro do 2 tem o 1. Um exemplo para esta assimilação são os jogos de compra. 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Jogo de compra

Propomos ao grupo que façam uma rodinha, no centro colocamos vários palitos de picolé e um dado com a quantidade 1, sugerimos a criança, cada uma respeitando a sua vez, que jogue o dado e compre a mesmo tanto de palitos que o dado indicou. Após a compra o professor explora com o grupo: – Quantos palitos de picolé o João comprou? – E a Ana, quantos comprou? Bem explorada esta rodada, passa-se para próxima, onde irão jogar o dado e comprar mais um palito de picolé. O professor lança novos questionamentos: – João comprou 1 palito de picolé na outra rodada, agora ela comprou + 1, quantos palitos ficou o João? – E a Ana, ela tinha 1 palito, comprou + 1, quantos ela tem agora? Este tipo de exploração proporciona a criança perceber a existência do mais 1, que a quantidade 3 não é um único objeto, e sim 1 + 1 + 1. Fonte da atividade aqui!

Atividade 5 
Encontrei esta ideia no Instagram e achei bem criativa para fazer com meu aluno da educação especial, recriei atividade e postei aqui. Atividade consiste em jogar o dado e a quantidade que cair a criança deve circular na folha! Bom trabalho!




Materiais:
Fichas com os números de 0 a 9, fichas de cores variadas, caixas de sapatos e objetos, 2 dados, giz para desenhar o caracol, palitos de picolé. Folhas de atividades contagem.
Fonte de consulta:

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Plano de aula: pareamento e agrupamento de acordo com a BNCC para o 1º ano

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

1º ANO / MATEMÁTICA / NÚMEROS
PÚBLICO ALVO: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Objeto de Conhecimento:
Quantificação de elementos de uma coleção: estimativa, contagem, pareamento, agrupamento.

Objetivos de aprendizagem:
Contar elementos de uma coleção utilizando o agrupamento.
Associar o número a sua quantidade utilizando o pareamento.
Trabalhar a percepção visual e o raciocínio lógico.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos

Tempo estimado: 4 aulas

Atividade 1
Contagem 
Comece esta aula conversando com as crianças e  explicando sobre agrupamento e pareamento  através de uma atividade simples que é colocar na lousa numerais de acordo com a quantidade de alunos na turma. Em seguida contar o número de meninos e meninas. Pergunte para a turma quantos meninos e quantas menias? Depois o professor pedirá um aluno para circular no quadro o numeral que representa o número de meninas e o numeral que representa o número de meninos. Peça um outro aluno que desenhe uma bolinha para cada menino e faça um tracinho para cada menina. Em seguida peça aos alunos que comparem as quantidades de meninas e meninos. 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Atividade 2
Pareamento de números e quantidades 
Para atividade de pareamento o professor pode utilizar objetos diversos como: peças de encaixe coloridas, lápis de cor, palitos de picolé coloridos, pedacinhos de EVA coloridos, cartinhas de jogos, etc. Uma atividade simples que desenvolve o reconhecimento dos números e favorece o desenvolvimento da percepção visual, memória, atenção e concentração através do pareamento de objetos diferentes

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Atividade 3
Contagem e agrupamento de coleções 
Nesta atividade o professor vai pedir com antecedência que os alunos juntem tapinhas de cores diferentes para fazer uma atividade na semana seguinte. Explique para a turma que vocês contarão todas as tampinhas, que todos trouxeram. Depois da contagem vão agrupar as tampinhas por cor. Logo em seguida, contar  e anotar, quantas tampinhas tem em cada grupo. Feito isso, o professor irá perguntar qual grupo tem mais? Qual grupo tem menos? Quais grupos que as quantidades se  aproximam. 

Resultado de imagem para tampinhas de garrafa
Atividade 4
Reforçando o aprendido 
O conceito matemático de grupamento se define pela formação de conjuntos e coleções. Proposta que pode ser utilizada pelos professores para desenvolver a noção de juntar e separar objetos de acordo com suas características.    
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Materiais:
Tampinha de garrafas e objetos variados, folhas de atividades. 

Avaliação: 
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

terça-feira, 23 de julho de 2019

Modelo de planejamento semanal de acordo com a BNCC para o Fundamental I


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Este é um modelo que poderá ser mudado de acordo com o planejamento de cada unidade escolar. O professor adaptará este modelo de acordo com a ralidade e as necessidades de aprendizagens de sua turma, tendo o cuidado de trabalhar as competências gerais da BNCC.

Em dia um poderá será trabalhado até dois ou mais componentes curriculares de acordo com a série. 

Esse modelo não substitui o plano de aula, mas pode ser usado com forma de organizar o trabalho semanal do professor.

Modelo de Planejamento semanal para o Ensino Fundamental I 1º ao 5º ano de acordo com a BNCC

Segundo ano do Ensino Fundamental 
Dias
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Componentes Curriculares
L P - Língua Portuguesa

GE - Geografia e MA Matemática
HI- História  e
CI- Ciências
AR- Artes
L P - Língua Portuguesa
ER- Ensino Religioso e
EF- Educação Física
Objeto de conhecimento
L P - Leitura de imagens em narrativas visuais
GE - Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação

MA Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características.
HI- O tempo como medida

CI- Seres vivos no ambiente. Planta 
AR-Materialidades

LP- Escrita compartilhada 
ER- O eu, a família e o ambiente de convivência

EF -Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular  
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos
(EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois). 

(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
(EF12LP12) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais
(EF02ER01) Reconhecer os diferentes espaços de convivência.

EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
Tempo estimado
4 aulas de 50 minutos
4 aulas de 50 minutos
4 aulas de 50 minutos
4 aulas de 50 minutos
4 aulas de 50 minutos
Objetivos de aprendizagem
L P - Construir conceitos sobre a estrutura de histórias em quadrinhos.  
Ler histórias em quadrinhos analisando sua estrutura.
Produzir texto sobre o gênero apresentado.  

GE - Identificar e diferenciar os meios de transportes e de comunicação e suas peculiaridades. 

GE Discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável

GE Comparar diferentes meios de transportes e de comunicação indicando seu papel na conexão entre os lugares.

MA- Identificar, comparar e nomear figuras planas por meio de observação de objetos encontrados no dia dia e apresentação de modelos.  

HI- Associar rotinas do dia a dia com a período diurno e noturno.

CI- Identificar as partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) associando suas funções. 
AR Expressar-se  por meio das artes suas percepções e opiniões sobre determinado objeto do conhecimento. 

LP Escrever de modo compartilhado e com ajuda do professor um folheto de conscientização sobre o perigo do mosquito transmissor Aedes aegypti.
ER Reconhecer e valorizar as diferentes espaços de convivência. 

EF Reconhecer que existem diversos modos de vida e culturas entre as pessoas.

EF Demonstrar atitudes de respeito à diferentes manifestações culturais
Procedimentos metodológicos
Desenvolvimento das atividades
Desenvolvimento das atividades
Desenvolvimento das atividades
Desenvolvimento das atividades
Desenvolvimento das atividades
Atividade 1
L P - Na rodada de conversa, apresentar aos alunos diversas histórias em quadrinhos deixando que eles explorarem seus conteúdos. 
Em seguida explicar as características desse gênero textual, apresentado suas peculiaridades.
O diálogo entre os personagens aparece através de balões.
 Os sinais de pontuação são variados.
A presença das onomatopeias.
Linguagem verbal e uma não verbal que
são utilizadas neste gênero.

GE - Proponha aos alunos que descrevam as características de cada tipo  de meio de transporte relacionando  as necessidades de seus usos. Por exemplo, os trens são utilizados para transportar pessoas e mercadorias a médias distâncias. 

 . 
HI- Atividade oral com perguntas sobre  a passagem de tempo associando com a rotina, hábitos cotidianos. Por exemplo: café da manhã, almoço e jantar. Usar o antes e o depois também são formas de a perceber a passagem do tempo. Tomo o café da manhã antes do almoço. O lanche da tarde é antes do jantar.
AR Releitura do quadro Monalisa  de Leonardo Da Vinci. Pintura com pincel. 
EF Usando a internet fazer uma pesquisa sobre as brincadeiras regionais brasileiras..
Atividade 2
L P - Apresentar (através de imagem) a estrutura e a característica linguística desse gênero textual (balões, diálogos, onomatopeias).
Apresentar os diversos tipos de balões, (fala, pensamento, amor, grito, ideia, cochicho) o professor irá pedir aos alunos que identifiquem esses balões nas histórias em quadrinhos apresentadas no início da aula. 

GE - Após assistirem ao vídeo converse com os alunos perguntando  sobre  os meios de transporte utilizados por seus familiares para ir ao trabalho, igrejas, passeio, mercado etc. fazendo referência as distâncias percorridas, as necessidades e os  benefícios de utiliza-los no dia a dia. Faça uma pesquisa com a turma sobre meios de transporte utilizado pela família do aluno para locomoção em diversas situações do cotidiano
HI-Apresentar os diversos tipos de relógios dos mais antigos ao mais modernos, a partir de imagens ou relógios reais numa exposição. Suscitando a perceberem, também a passagem do tempo de longa duração como do mais antigo ao mais moderno.
LP  Exibição do vídeo:vídeo Xô Dengue, Dengue xô, xô.
Perguntas orais sobre o vídeo.
EF Monte com a turma um mural sinalizando as brincadeiras de cada região. Faça uma  votação das brincadeiras regionais preferidas da turma
Atividade 3
L P - Apresentar as onomatopeias na forma de imagem.
Trata-se de figura de palavra que especifica a reprodução de sons ou ruídos. Portanto, quando escrevemos um som, seja ele de que tipo for, estamos utilizando esta alternativa linguística.
Explore junto com os alunos as palavras das imagens para descobrir os sons a que representam.
MA- Apresentar às crianças as formas geométricas através de figuras cortadas na cartolina. fazendo  relação com objetos encontramos no dia a dia. 
Propor aos alunos que façam um passeio pela escola observando e fazendo comparações 
entre objetos e as formas geométricas estudadas, buscando diferenças e semelhanças.
CI- Apresentar as partes de uma planta a partir de modelos, associando com plantas que os alunos veem em seu dia dia
LP Atividade: cruzadinha sobre a dengue.

EF Selecionar
 jogos e  brincadeiras entre aquelas pesquisadas pela turma para brincarem durante o bimestre fazendo um torneio na escola.
Atividade 4
L P - Praticando a escrita: escreva a história para os personagens abaixo:
Folha com os personagens para completar o diálogo.

MA - Após os exercícios sobre classificação e o reconhecimento das formas geométricas, o professor poderá oferecer aos alunos várias formas geométricas cortadas em cartolina e incentiva-los a construírem objetos e paisagens. 
CI Realizar Experimento: para detectar a Transpiração das plantas
LP Construção de um folheto ( a partir de modelo) de alerta contra a dengue usando a escrita compartilhada. 
ER Fazer uma pesquisa com a turma dos lugares de que cada família costuma ir durante a semana, fazendo relacionado com os lugares de convivências de cada família. 
Avaliação
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula
Recursos
Revistas em quadrinhos, folhas com as imagens dos exercícios.
Cola e figuras geométricas cortadas em cartolina colorida.
imagens do relógios, ou relógios reais para exposição 
Vídeo vídeo Xô Dengue, Dengue xô, xô, folhetos de conscientização sobre a prevenção e combate ao o mosquito transmissor da Dengue, chikungunya e Zica.  
Internet 
Referências
Blog Profissão professor
No link abaixo
Blog Profissão professor
No link abaixo
Blog Profissão professor

No link abaixo



Link das atividades apresentadas acima:
Este é um modelo de atividades semanais que poderá ser mudado de acordo com o planejamento de cada unidade escolar.
Em dia um poderá será trabalhado até dois ou mais componentes curriculares de acordo com a série.