Campos de experiências
Espaços, tempos, quantidades e transformações
Corpo, gestos e movimentos.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EI03ET03)
Identificar e selecionar
fontes de informações, para
responder a questões sobre
a natureza, seus fenômenos,
sua conservação.
(EI03CG03)
Criar movimentos, gestos,
olhares e mímicas em
brincadeiras, jogos e
atividades artísticas como
dança, teatro e música
Público Alvo: Educação Infantil (Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Tempo estimado: 8 aulas
Objetivos de aprendizagem:
- Identificar os principais usos da água e seu consumo consciente.
- Reconhecer que a água é um bem natural e que é fonte de vida para o nosso planeta.
- Expressar-se através da música, associando ao tema estudado.
"As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes
dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e
socioculturais." (BNCC)
O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março.. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
Atividade 1
Curiosidades sobre a água
Na roda de conversa, com ajuda de imagens fale de algumas curiosidades sobre a água. A onde encontramos água em nosso planeta? Como a água encontrada em nosso planeta pode ser? Utilizamos a água para fazer o quê? Podemos viver sem água? O planeta Terra também é conhecido como o Planeta Água. A justificativa para o nome deve-se ao fato de que 70,9% de sua superfície é coberta por água. Apenas 3% da água do mundo é doce. Deste total, 70% está na forma de gelo ou no solo.
A história do camelo, do burro e da água
O camelo, o burro e a água é uma fábula visual – Um dia sem água na vida do camelo e do burro. Cada um age de um jeito. Uma reflexão importante sobre as práticas que evitam o desperdício. De Sérgio Merli, pela, Melhoramentos. Para adquirir o livro aqui!
História: O camelo, o burro e a água em vídeo
Atividade 2
Jogo de perguntas e respostas sobre a história
O professor exibirá o vídeo com a história, logo após fará perguntas sobre os comportamentos vistos na história "O camelo, o burro e a água". Dessa formar o professor chamará a atenção das crianças para o consumo consciente da água.
Faça com a turma o jogo das perguntas sobre os personagens da história. Quem escova os dentes com a torneira aberta? quem lava a louça com a torneira aberta? quem molha as plantas com mangueira ? Quem toma banho e não desliga o chuveiro para se ensaboar? Quem se esquece da vida no chuveiro cantando? Quem Deixa a torneira aberta pingando? Quem ficou sem água? O burro ou camelo? Quem da história economizava água e quem desperdiçava. Por que não se pode desperdiçar água?
O camelo, o burro e a água em Música
https://www.youtube.com/watch?v=jEW-m6gbRQY
Atividade 3
Cantando a música da história O camelo, o burro e água.
O professor colocará o vídeo da música e incentivará os alunos a cantarem também. Depois que a música tiver bem ensaiada com toda a turma. O professor irá oferecer para cada aluno um violão e também, um microfone de faz de conta para que a turma faça apresentação musical. Essa atividade pode ser feita com todos os alunos de uma vez ou individual. Essa apresentação poderá fazer parte de um teatro musical e poderá ser utilizada para finalização de um projeto de mesmo tema.
Atividade 4
Produção
O professor voltará a comentar sobre história, observando junto com os alunos os comportamentos positivos e negativos sobre os usos da água mostrados na história. Perguntado sobre quem usou de esperteza ao economizar água.
Faça com a turma um cartaz sobre os usos conscientes da água com o seguinte título: Seja esperto não desperdice água!" Poderá incentivar a turma a fazer um cartaz utilizando imagens sobre o uso consciente da água ou os personagens da historia, variando assim a
atividade.
Origem da imagem: http://ief-eramsf.blogspot.com/2014/11/campanha-de-consumo-consciente-da-agua.html
Atividade 5
Crachá Guardiões da água
Ressalte a esperteza do Camelo em economizar água. Economizando não vai faltar! Alerte aos alunos para serem multiplicadores da ideia em suas casas, com seus familiares. Faça com as crianças crachás com o título guardiões da água ou outro título que o professor achar pertinente. Exemplo para colocar no crachá: Pedro Guardião da água. Veja alguns modelos de crachás:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante o desenvolvimento das aulas.
Fontes de consulta:
É muito legal
ResponderExcluirObrigada por sua interação! Valeu!!!
Excluirolá, gosto muito do seu trabalho, muito obrigada por compartilha - lo conosco. Você é muito especial. DEUS lhe abençoe ricamente. bjus
ResponderExcluirObrigada linda! Fico muito feliz com sua visita no nosso Blog! Abraços! Deus te abençoe ricamente!
ExcluirMuito muito obrigada por compartilhar que Deus abençoe sua vida
ResponderExcluirObrigada por sua interação! Amei seu comentário!
ExcluirObrigada por td minha querida...Deus te abençoe!
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição! Abraços!!!
ExcluirObrigada você, por compartilhar seu material conosco!
ExcluirÓtimo planejamento!
ResponderExcluirVou fazer com os meus alunos.
Obrigada.
Obrigada por compartilhar sua experiência!!! Abraços!!!
ExcluirGostei muito, criativa e dinâmica a aula!!!Gratidão
ResponderExcluirObrigada sua avaliação é muito importante para mim!!! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluirUma aula bem explicativa para as crianças.
Farei um bom trabalho, acho só na hora da música que vou fica entristecida, não sou muito boa para cantar, mas tento😁 obrigada
por compartilhar.
Obrigada por sua interação! Gratidão por compartilhar sua experiência! Abraços!!! Volte sempre!!!
Excluirparabéns pelo blog!!!
ResponderExcluirObrigada!!! Muito bom ter você por aqui!!!!
ExcluirAmei, uma aula esclarecedora para nós professor!!
ResponderExcluirObrigada, sua interação é muito importante para o nosso blog! Valeu!
ExcluirParabéns pelo belo plano de aula sobre o meio ambiente.
ResponderExcluirVocês nos ajudam muito, graça a Deus.
ResponderExcluirQue Deus abençoe sempre seu trabalho.
Obrigada por sua visita aqui no nosso cantinho!!!! Me sentido motivada!!! Amém!!! A você também! Abraços!!!
ExcluirBom dia!🌻
ResponderExcluirQue ótima aula. Amei!
Obrigada, feliz com seu comentário!!! Volte sempre!!!
ExcluirSeu trabalho é riquíssimo!
ResponderExcluirObrigada por sua visita!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirParabéns pelo seu blog, ótimas ideias e atividades. Um grande abraço e muito sucesso.
ResponderExcluirAmei! Vou aplicar com meus alunos.
ResponderExcluirObrigada! Amei seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirAmei!
ResponderExcluirVou fazer c meus alunos.
Deus teabençoe.
Obrigada, seu feedback é muito importante para o nosso blog! Valeu!
ExcluirOi Claudia, encantada com seu blog, ele tem me salvado, ideias maravilhosas e criativas. obrigada por compartilhar suas experiências conosco. muito grata.
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!
ExcluirVc é TOP. OBRIGADA POR COMPARTILHAR. NOS SERVE COMO UM NORTE MARAVILHOSO 🙏
ResponderExcluirObrigadaaa!!!
ExcluirParabéns !!! Que projeto maravilhoso.
ResponderExcluirobrigada
ResponderExcluirObrigada, feliz com seu com seu comentário!!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!
ExcluirObrigada por compartilhar 🙏.Me ajudou bastante Deus te abençoe e te dê sabedoria.😚
ResponderExcluirObrigada, seu feedback é muito importante para o nosso blog! Valeu!
Excluir