sábado, 28 de fevereiro de 2015

Atividade: O compromisso social e ético do professor (C.D.P.E.F.)

Disciplina: Conhecimentos Didáticos Pedagógicos do Ensino Fundamental (C.D.P.E.F.)

Objetivo: reconhecer o compromisso social e ético do professor na atualidade. 

O compromisso social e ético do professor

O trabalho docente constitui o exercício profissional do professor e este é seu primeiro compromisso com a sociedade. Sua responsabilidade é preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, nas associações de classes, na vida cultural e política. É uma atividade fundamentalmente social, porque contribui para a formação cultural e científica do povo, tarefa indispensável para outras conquistas democráticas.
A característica mais importante da atividade profissional do professor é a mediação entre o aluno e a sociedade, entre as condições de origem do aluno e sua destinação social na sociedade, papel que cumpre provendo as condições e os meios.
O sinal mais indicativo da responsabilidade profissional do professor é seu permanente empenho na instrução e educação dos seus alunos, dirigindo o ensino e as atividades de modo que estes dominem os conhecimentos básicos e as habilidades, capacidades físicas e intelectuais, tendo em vista prepará-los para enfrentar os desafios da vida prática no trabalho e nas lutas sociais pela democratização da sociedade. (Libâneo,J.C.)

Após leitura da "A história da grande Torre"  de Augusto Cury, em grupo faça um paralelo com texto acima norteado pelas seguintes questões.

a) Como o profissional da educação pode contribuir para a inserção do individuo na sociedade como cidadão crítico?

b) Qual a característica mais importante da atividade profissional do professor?

c) O que aconteceu na história quando substituíram os professores pelos computadores?

d) Destaque da história um ponto  que mostra a responsabilidade social do professor de mediar  o conhecimento entre o aluno e a sociedade, afim de contribuir para formação de cidadãos conscientes e de que uma sociedade para ser justa deve exercer não só seus direitos mais também seus deveres. 

e) Na história, podemos notar que por muitas vezes foram citados fatos que mostram desvalorização do magistério, a partir desses aspectos, descreva o que se pode fazer em termos de políticas públicas para valorizar o profissional da educação:

Fonte: CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante,11°edição, 2003, pp. 159-167. 

A história da grande torre em slideshare
http://pt.slideshare.net/MartaCaregnato/a-histria-da-grande-torre?related=1

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