sexta-feira, 31 de maio de 2019

Plano de aula Geografia casa, escola, praça, lugar onde vivemos de acordo com a BNCC


Plano de aula - Lugares Onde Vivemos
Na unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo, focalizam-se as noções de pertencimento e identidade.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular 
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

(EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.

Objetivos de aprendizagem:
Identificar os diferentes lugares de vivência (casa, escola, praça) com as diferenças e semelhanças entre cada um, trabalhando coletivamente e de maneira participativa. 
Elaborar  maquete da sala de aula, desenho de sua casa ( planta baixa).
Desenhar trajetos conhecidos(da casa até a escola).

Tempo estimado: 6 aulas

Plano de aula: 1º e 2 º anos do Fundamental - Geografia-  O sujeito e o seu lugar no mundo (adaptar as atividades para cada faixa etária) 

Lugar 
"Lugar é o espaço percebido pelo homem; é aquele apropriado pelo seu e seus sentimentos. O lugar tem uma identidade que é dada pelos elementos que o compõem; o reconhecimento desses elementos possibilita ter certeza de onde o indivíduo se encontra. As pessoas mantêm relações individualizadas com o lugar em que vivem  e podem através da fala expressar as mesmas." (Diretrizes Curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Geografia)    

Atividade 1 
Mostre aos alunos imagens sobre moradias, escola e parques ou praças. Deixe que os alunos descrevam oralmente e façam comparações com os lugares que foram mostrados. Faça perguntas a turma sobre os espaços observados. 
Busque apresentar para a turma que os espaços de convivências são importantes e que todos temos necessidades desses espaços para morar, estudar e brincar. E são nesses espaços que aprendemos a conviver e seguir regras. 
Pergunte aos alunos sobre as pessoas que vivem em suas casas, sobre as pessoas que estudam em sua escola e sobre as pessoas que frequentam a pracinha de seu baixo ou espaço coletivo daquele lugar. Leve os alunos perceberem as relações que existem entre seus familiares, colegas de classe e colegas que frequentam a pracinha, por exemplo. 
Casa 
     Escola 
Parque/Praça
Atividade 2
Maquete da sala de aula 
Proponha a turma que faça uma maquete que represente a sala de aula e depois  proponha, ainda, que represente a maquete em planta baixa.  É uma forma de ensinar cartografia para as crianças já que ler mapas não é uma tarefa fácil para os pequenos. Esse exercício vai possibilitar o maior entendimento sobre o conceito. 



Atividade 3 
Planta da casa
Uma atividade, também, bastante interessante e que vai aguçar a  curiosidade da turma é representar o espaço onde mora em forma de desenho. Proponha a turma para desenhar cada cômodo de sua residência e escrever o nome de cada parte de sua casa, dizendo como são usados esses espaços pelos moradores.   

Atividade 4
Desenho de uma pracinha
A turma irá fazer um desenho do espaço coletivo ao ar livre, o qual eles frequentam: parque ou pracinha colocando elementos que o compõem como: árvores, jardins, bancos, brinquedos, etc.  


Atividades 5
Proponha aos alunos que  desenhe o trajeto que cada criança faz para ir de sua casa até a escola. Converse com a turma pedindo que coloquem os pontos de referências que eles veem no caminho como a padaria, atravessar uma ponte, uma banca de jornais etc.   
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Materiais:
Para a maquete, caixa de papelão, EVA, cola, palito de picolé, papel e lápis preto e lápis de cor. 

Avaliação: 
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

25 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada!!! Sua avaliação é muito importante para mim!!! Abraços!!!!

      Excluir
  2. Obrigada Claudia Deus te abençoe , muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu retorno! Amém!!! Fico imensamente feliz em poder compartilhar!!! Muito bom ter você por aqui!!!!

      Excluir
  3. Encontrei essa preciosidade de conteúdo! Deus é muito bom! Muito obrigada por ser uma multiplicadora de talentos! Deus te abençoe e amplie suas conquistas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Sua avaliação é muito importante para mim!!! Amém!!! Muito bom ter você por aqui!!!

      Excluir
  4. Obrigada vai me ajudar muito, na construção do meu plano.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu retorno! Amém!!! Fico imensamente feliz em poder compartilhar!!! Muito bom ter você por aqui!!!!

      Excluir
  5. boa madrugada caríssima professora, amei seu trabalho, quero essa atividade .
    Queria saber qual a possibilidade de compartilhar por meio de email esse material.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada!!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  7. Hoje dia 15/05 primeira vez que visito Blog profissão professor e com certeza será muitas as vezes que vou visitar seu site é maravilhoso seu trabalho a senhora não imagina o quanto me ajudou muita gratidão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, feliz com seu com seu comentário!!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!

      Excluir
  8. Olá boa noite
    por acaso tem bibliografia?

    obs ameiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! O plano é autoral! Obrigada, seu comentário me motiva muito!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!

      Excluir
  9. Maravilhoso teu trabalho , gratidão por compartilhar conosco . Amei

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo seu trabalho e obrigado por compartilhar seus conhecimentos, ajuda muito! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Amém!!! Muito bom ter você por aqui!!!

      Excluir
  11. Parabéns Cláudia!!!!

    ResponderExcluir