Esse plano pode ser aplicado, também, de forma remota (online) nas suas aulas de vídeo chamada!
Fazer a leitura do tempo interpretando os climas, selecionando peças de vestuário de acordo com clima.
Campo de Experiências da BNCC:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
No verão as temperaturas mais altas exigem roupas leves como: boné, camiseta de manga curta, bermuda, sandálias, vestido, saia.
Usando a escrita espontânea, escreva quente, frio e chuvoso para os objetos e peças de vestuário que podem ser usados de acordo com o tempo. (Se aula for remota proponha aos que escrevam quente, frio e chuvoso, quando o professor falar ou mostrar a figura dos objetos ou peças de vestuários.
Educação Infantil - Pré escolar idade 4 e 5 anos
Tempo estimado: 3 aulas
Tempo estimado: 3 aulas
Objetivos de aprendizagens:
Identificar e selecionar fontes de informações sobre o tempo em sua região.
Ler o tempo e reconhecer símbolos que o representa em veículos de informações.
Selecionar peças de vestuário de acordo com o clima e a temperatura.
Escrever palavras usando a escrita espontânea, a partir da interpretação de imagens.
Atividade 1
Leitura do tempo
Selecione fontes de informações para interpretar o clima em sua cidade. Aplicativos de celulares são importantes ferramentas para apresentar a turma e fazer a leitura do tempo! Alguns sites sobre o tempo também pode ajudar nesta tarefa. Climatempo e ClimaKIDS
Converse com a classe sobre o tema colhendo informações sobre que os alunos sabem a respeito. Mostre aos alunos fotos do tempo em sua região ou se a escola dispor de computador com acesso a internet abra nos sites de leitura do tempo e explique sobre os símbolos dos diversos climas e suas mudanças.
Atividade 2
Identificando peças de vestuário que podem ser usadas de acordo com o clima
Os tipos de roupas variam também de acordo com a temperatura.
No Brasil que é um pais tropical temos basicamente duas estações.
No inverno que as temperaturas são muito baixas, usamos roupas pesadas que ajudam a isolar ou reter o calor de uma pessoa, como: casacos blusas de manga comprida, calça comprida, cachecol, luvas, botas, meias de lã, gorro.
No inverno que as temperaturas são muito baixas, usamos roupas pesadas que ajudam a isolar ou reter o calor de uma pessoa, como: casacos blusas de manga comprida, calça comprida, cachecol, luvas, botas, meias de lã, gorro.
No verão as temperaturas mais altas exigem roupas leves como: boné, camiseta de manga curta, bermuda, sandálias, vestido, saia.
Usando a escrita espontânea, escreva quente, frio e chuvoso para os objetos e peças de vestuário que podem ser usados de acordo com o tempo. (Se aula for remota proponha aos que escrevam quente, frio e chuvoso, quando o professor falar ou mostrar a figura dos objetos ou peças de vestuários.
Atividade 3
Selecionando peças de vestuário em situações do dia a dia
Leve para sala de aula peças de roupas de inverno e separem em duas caixas (se aula for remota peça para que os responsáveis separarem com antecedência) como casacos, blusas de manga comprida, calça
comprida cachecol, luvas, botas, meias de lã gorro. Peças para clima ensolarado e quente como boné, camiseta de manga curta, bermuda sandálias, vestido, saia. tempo chuvoso guarda chuva, botas para chuva e capa de chuva. E comece uma brincadeira em que o professor irá dizer várias situações do dia a dia em que os alunos selecionarão as peças de vestuário e objetos de acordo com o tempo. Exemplo: Acordei bem cedinho e fazia muito frio que peças de roupas posso usar para me proteger do frio? Está chovendo e preciso ir a padaria o que poderei usar para me proteger da chuva? Está muito quente e meus amigos me convidaram para ir ao clube tomar banho de piscina que peças roupas devo usar?
Atividade 4
Selecionando peças de vestuários de acordo com a temperatura
Leve para sala de aula jornais, revistas (se aula for remota peça para que os responsáveis separarem com antecedência) e proponha aos alunos que recortem peças de vestuários de acordo com o clima: tempo quente e tempo frio e cole em uma folha separadas por duas colunas de um lado a palavra calor e de outro a palavra frio. Uma outra opção é fazer um cartaz coletivo para colar no mural da sala. (Se aula for remota poderá montar um cartaz virtual com as fotos dos trabalhos e compartilhar com todos).
Folhas de exercícios, jornais e revistas, Peças de vestuários, laboratórios de informática. tesoura, folha branca e lápis. .
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fontes de consulta
OI, gostei muito da forma como você explica. Valeu! Me ajudou muito. Obrigada! Reny
ResponderExcluirEXPLICACAO DENTRO DA REALIDADE ,MUITO BOA . PARABENS!
ExcluirObrigada,sua avaliação positiva me incentiva a produzir mais conteúdos com este! Abraços!!!
ExcluirBoa noite,qual seria a metodologia?
ResponderExcluirConstrutivista, o aluno vai construindo dos exploração dos conteúdos que lhes são apresentados!
ExcluirGostei muito ótimo
ExcluirObrigada, valeu sua interação!!!
ExcluirBoa noite,qual é a metodologia? Parabéns pelo trabalho
ResponderExcluirConstrutivista, o aluno vai construindo dos exploração dos conteúdos que lhes são apresentados!
ExcluirExcelente trabalho, consegui algumas ideias a partir dele, estou procurando ''vestimentas de outono'', mas não encontrei nada, após um dia, inteiro, de pesquisa, no entanto vc me ajudou bastante. Obrigada.
ResponderExcluirObrigada, sua interação é muito importante para o nosso blog! Valeu!
ExcluirAchei o material maravilhoso. Muito obrigada por compartilhar com todos nós seus conhecimentos. Jesus te abençoe.
ResponderExcluirAmém!!! A você também!!! Obrigada!!! Muito bom ter você aqui!!!
ResponderExcluirME AJUDOU MUITO, AMEI SEU TRABALHO
ResponderExcluirObrigada! Amei sue comentário! Me sentido motivada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!
ExcluirÓtima postagem
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Amém!!! Muito bom ter você por aqui!!!
Excluir