1º ANO / MATEMÁTICA / NÚMEROS
PÚBLICO ALVO: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Objeto de Conhecimento:
Quantificação de elementos de uma coleção: estimativa, contagem,
pareamento, agrupamento.
Objetivos de aprendizagem:
Contar elementos de uma coleção utilizando o agrupamento.
Associar o número a sua quantidade utilizando o pareamento.
Trabalhar a percepção visual e o raciocínio lógico.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos
Tempo estimado: 4 aulas
Atividade 1
Contagem
Comece esta aula conversando com as crianças e explicando sobre agrupamento e pareamento através de uma atividade simples que é colocar na lousa numerais de acordo com a quantidade de alunos na turma. Em seguida contar o número de meninos e meninas. Pergunte para a turma quantos meninos e quantas menias? Depois o professor pedirá um aluno para circular no quadro o numeral que representa o número de meninas e o numeral que representa o número de meninos. Peça um outro aluno que desenhe uma bolinha para cada menino e faça um tracinho para cada menina. Em seguida peça aos alunos que comparem as quantidades de meninas e meninos.
Atividade 2
Pareamento de números e quantidades
Para atividade de pareamento o professor pode utilizar objetos diversos como: peças de encaixe coloridas, lápis de cor, palitos de picolé coloridos, pedacinhos de EVA coloridos, cartinhas de jogos, etc. Uma atividade simples que desenvolve o reconhecimento dos
números e favorece o desenvolvimento da percepção visual, memória,
atenção e concentração através do pareamento de objetos diferentes.
Contagem e agrupamento de coleções
Nesta atividade o professor vai pedir com antecedência que os alunos juntem tapinhas de cores diferentes para fazer uma atividade na semana seguinte. Explique para a turma que vocês contarão todas as tampinhas, que todos trouxeram. Depois da contagem vão agrupar as tampinhas por cor. Logo em seguida, contar e anotar, quantas tampinhas tem em cada grupo. Feito isso, o professor irá perguntar qual grupo tem mais? Qual grupo tem menos? Quais grupos que as quantidades se aproximam.
Atividade 4
Reforçando o aprendido
O conceito matemático de grupamento se define pela formação de conjuntos e coleções. Proposta que pode ser utilizada pelos professores para desenvolver a noção de juntar e separar objetos de acordo com suas características.
Tampinha de garrafas e objetos variados, folhas de atividades.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
VC tem esse material sendo do 5 ano ?
ResponderExcluirCrislima1942@Hotmail.com
Não tenho!
ExcluirBom dia! Vc teria esse material adaptado para creche?
ResponderExcluir(alessandramello974@gmail.com)
Não tenho!
Excluirmuito bom
ResponderExcluirObrigada por sua interação!
Excluiramei obrigada por compartilhar ideias aqui, você me ajudou bastante...
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição!!! Amei seu comentário! Abraços!!!
ExcluirParabéns!ótimas ideias 👏👏
ResponderExcluirObrigada por sua visita! Seu feedback é muito importante!!! Abraços!!!
ExcluirParabéns!Amei!
ResponderExcluirParabéns pelo material, amanhã mesmo irei utilizar essas ideias magníficas.
ResponderExcluirObrigada!!! Amei seu comentário! Abraços!!!
ExcluirAmei sou blog, atividades excelentes e o conteúdo e muito bom.
ResponderExcluirObrigada por seu feedback! muito feliz com seu comentário!!!
ExcluirMuito bom👏,você teria esse plano para o 1° ano com a habilidade(EF...001) para trabalhar o tema Conservação?
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